• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 28/05/2017 - 16:44h
Presidente José Ugaz

É preciso proteger a Lava Jato, diz Transparência Internacional

Por Fernanda Mena (Folha de São Paulo)

A crise política brasileira começará a ser resolvida, quando a classe política que fracassou der lugar a uma nova geração de líderes, realmente interessados no bem comum dos brasileiros e não em seus interesses pessoais.

Esse é o ponto de vista de José Ugaz, presidente da Transparência Internacional, ONG de influência mundial voltada ao combate à corrupção. Em sua ótica, a Operação Laja Jato é um exemplo para o mundo.

Presidente da ONG Transparência Internacional, José Ugaz, diz que Lava Jato é exemplo (Foto: Folha)

Ao mesmo tempo, é uma janela de oportunidade para revisão no sistema político e no modo como o setor privado brasileiro faz seus negócios.

“A essa altura, as empresas devem ter percebido que os custos da corrupção são imensos, tanto do ponto de vista financeiro como de reputação”, emenda Ugaz.

Ele desembarca essa semana no Brasil, para assinar um acordo entre a ONG que preside e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a convite da ministra Cármen Lúcia – que preside esse colegiado e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Como avalia as mais recentes revelações de corrupção no país?

José Ugaz – Há um misto de surpresa e confirmação. De alguma maneira, esperávamos que isso ocorresse porque havia uma série de suspeitas sobre Michel Temer e algumas evidências que o vinculavam a casos de corrupção. Era questão de tempo. O que ocorreu apenas adiciona gravidade a um tema de urgência no país, que é a situação política brasileira e sua democracia.

O que a ampliação do espectro político dos envolvidos aponta?

JU – Alguns setores haviam dito que a Lava Jato era uma perseguição à esquerda. Outros haviam dito que era uma crise da direita empresarial. Mas o que ocorreu agora confirma o que os especialista sempre afirmaram: corrupção não tem ideologia. Ela é transversal na política. O caso do Brasil é didático: há líderes de partidos de esquerda, há empresários que claramente não são esquerdistas e há políticos da direita envolvidos em casos graves de corrupção. Todos, de alguma maneira, tentam desmerecer a Lava Jato.

Por quê?

JU – Porque a Lava Jato está funcionando e apontando para o problema, que são os corruptos. Isso indica que é preciso proteger a investigação, para que ela siga com os níveis técnicos que tem apresentado, respeitando o devido processo legal. Independentemente do nível político ou econômico dos investigados. Digo agora que o Brasil não só exporta jogadores de futebol e corrupção, mas um modelo anticorrupção exemplar.

Veja a íntegra dessa entrevista clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. João Claudio diz:

    A PTralhada afirma categoricamente que a Operação Lava Jato está causando o maior atraso econômico no país.

    A Iolanda e o governo dela não tem nada a ver com isso.

    E, segundo o chefe da PTralhada, a Operação Lava Jato é a causa maior do pé na bunda da Iolanda, da prisão dos seus ”cunpamhêrus INOCENTES”, e de estar impedindo a sua volta ao poder.

    Tradução da insatisfação:

    Sinf! Snif! Snif! (͡๏̯͡๏) ACABOU A FE$TA (͡๏̯͡๏) Buáááááááááááááá! (◡﹏◡)Buááááááááááááa! (◡﹏◡ Buáááááááááááa!

    Enfim, a depender dos PTralha$, a Operação Lava Jato não teria começado, o Xerife e os ”Meninos de Curitiba” não teriam nascido, o ”Poste com luz apagada” ainda estava sentada na cadeira da presidência, Zé Dir$eu, Palocci e Vaccari estariam 100% livres leves e soltos e ao lado do ”Poste, o Encantador de Burros fazendo campanha e encantando burros, mais precisamente no sertão nordestino onde é grande a facilidade de se achar cabeça chata desprovido de cérebro. Seja cabeças chata descalços, desinformados e analfabetos, ou ”dotôres” bem informados ou metidos a.

    E a massa PTralha ó, aguardando ansiosamente a chegada de 2018 para acordar cedinho e… ☛ CONFIRME ☚ no Encantador de Burros.

    Espanto como esse, só no brasil.

  2. fernando diz:

    Será que seria essa mesma afirmativa se os irmãos safadões não tivessem delatados?

    • Amorim diz:

      Pau que bate em Chico bate em Francisco.
      Os irmão Batista são heróis pra mim. Mas os Ptralhas doentes acham que o que se fala do Elfo é mentira, mas para o Vampiro é verdade; gente não existe coxinhas ou mortadelas e sim pamonhas, palhaços e imbecis como nós!

  3. João Claudio diz:

    Discordo, Amorim. Os irmãos Batistas são tão bandidos quanto os políticos e o procurador de justiça (por enquanto) que eles compraram.

    Mais: herói não mente e não foge, enfrenta o inimigo, vence e é aplaudido pelo povo.

    Joesley Batista mentiu, fugiu dos amigos e inimigos, fracassou, deu no pé e tá dando bananas para o povo otário que dizia sentir orgulho pelo fato do nome dele constar nas páginas da Revista Forbes.

    Eu não nunca senti orgulho pela riqueza dos outros, enquanto que muitos abestalhados brigam e até sentem ”orgasmos” quando o assunto é, por exemplo, o salario do jogador neymar. Gesto e atitude ridícula, não! Aquelas rumas.

    P.S – Os bilionários do brasil não passam de uma vergonha internacional. Leia-se Eike Batista e Joesley Batista, ambos ligados à corrupção até nos sobrenomes.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.