• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 06/01/2019 - 05:10h

Economia de palitos e uma crise onde falta coragem

Por Gutemberg Dias

A politica tem muitas facetas. E olhe que tem gente que conhece desse riscado há muito tempo e, ainda, comete deslizes que não poderia cometer.

A semana que passou foi marcada pela organização dos estagiários da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) que se rebelaram contra uma decisão da municipalidade em rescindir os contratos de estágios de cerca de 600 estudantes oriundos de universidades locais (veja AQUI).

Polêmica que poderia nem ter acontecido. A prefeitura, a partir de seu Secretário de Administração, poderia ter feito tudo diferente, mas optou em fazer as coisas de forma brusca e sem nenhum diálogo.Faço uma ressalva em favor da municipalidade no que tange ao direito de decidir por não ter estagiários ou mudar a forma de contratação. Sem dúvida alguma é direito dela.

Mas, lembro a gestão municipal que o estágio tem prerrogativa legal e que tanto a “contratação” quanto a “demissão” do estagiário tem que seguir alguns trâmites, começando pela informação aos beneficiários do estágio.

Não resta dúvida que a Prefeitura de Mossoró, principalmente, a prefeita Rosalba Ciarlini (PP), vacilou nesse episódio com os estagiários. Comprou um desgaste sem precisão que, por sinal, poderia ter sido resolvido com a própria intervenção da prefeita.

Mas, a alcaide preferiu se fechar em copas. Escalou auxiliares e porta-vozes em seu lugar, sem receber ninguém, esquivando-se de ouvir comitiva de estagiários ou apresentar um atenuante à situação.

A ação de rescisão dos contratos dos estagiários tem haver com a redução de custos da máquina administrativa. Faz parte do arrocho que a PMM pretende imprimir a partir de agora. Infelizmente a gestão começou pelo lado mais fraco do cordão.

Na contabilidade final e, pela contrapartida dos serviços prestados pelos estagiários, podemos dizer que será uma economia de palitos de dentes, fazendo alusão a uma feira doméstica.

Quando fui Secretário de Planejamento tive a oportunidade de ser o coordenador do grupo que tratou de redução dos custos operacionais do município. Depois de ver que economia de palito não dá resultado, passei, juntamente com os demais colegas, a mirar nas secretarias de maior envergadura orçamentária.

O resultado de uma das ações foi reduzir a folha de pagamento em mais de 1 (um) milhão de reais só com plantões na área de saúde, ou seja, existem muitas portas e janelas no âmbito da administração que podem ser fechadas. Será que querem fechá-las?

Uma simples revisão e renegociação de contratos quanto à aluguel de imóveis, veículos, máquinas e contratação de serviços, com certeza proporcionariam cortes mais eficazes nos custos da máquina municipal.

O corte pela metade ou mais ainda do total de cargos comissionados, também. A gestão começou até com essa promessa, mas logo recuou e passou a promover contratações em larga escala, sendo difícil sabermos quantos são hoje.

Infelizmente, a miopia ou as conveniências políticas, não tiram as vendas dos olhos daqueles que administram a coisa pública em Mossoró. Sei que não é fácil, já estive do lado de lá.

Mas, também, sei que não é impossível alterar o rumo dos acontecimentos no âmbito da gestão.

Nesse contexto é preciso ter coragem, diálogo e ação para resolver os pequenos e os grandes problemas.

Gutemberg Dias é professor da Uern, empresário e Conselheiro da Fundação Nacional da Qualidade

* Foto: cedida, publicada originalmente no Blog do Barreto.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Amorim diz:

    Agora meu salário de dezembro de 2016 sai!
    Da PMM.

  2. Tales Augusto de Oliveira diz:

    Conciso, direto e claro! Verdade caro Gutemberg, economia de palitos que para variar atinge os mais fracos!

  3. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Infelizmente, não se pode e nem se poderia esperar dessa gente, dessa concepção política em especial da sua história política, mormente no bojo de uma administração da monarquia/oligarquia da laranja ROSALBA, mera assinante das determinações do TIRANO CARLOS AUGUSTUS ROSADUS, o qual desde sempre segue a lógica do PATRIMONIALISMO E DO DEUS MERCADO,repise-se que, não se pode esperar, nada que fique em dessintonia com o breviário das antigas capitânias hereditárias….!!!

    Parabéns por mais um manifesto, sincero e fecundo artigo meu Caro Gutemberg.

    Assino e carimbo sem tirar nem por….!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  4. Luzia Bessa diz:

    Parabéns Gutemberg pela análise. Econonia na máquina pública massacrado os mais fracos é fácil. Quero ver mecher nos contratos milionários, como por exemplo o do lixo de Mossoró.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.