• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 29/04/2020 - 06:25h
Adiamento

Eleições podem ficar para o mês de novembro

O adiamento das eleições deste ano parece cada dia mais possível de ocorrer. Quem vai determinar é o duelo final do país (em guerra política sem fim) contra a pandemia da Covid-19.

Barroso: mudança admitida (Foto: O Globo)

Mas é importante assinalarmos que passa pelo Congresso Nacional uma posição conclusiva, com aprovação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC). São duas votações nos plenários da Câmara e igual número no Senado.

A Constituição é clara ao definir as eleições em primeiro e segundo turno para outubro, primeiro e último domingo do mês, respectivamente.

A expectativa é que no máximo, o adiamento chegaria ao mês de novembro.

TSE

O futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, que vinha se mostrando reticente quanto à alteração, já deu um passo atrás nos últimos dias. Em entrevista a rádio Gaúcha Atualidade (Porto Alegre-RS), nessa segunda-feira, 27), falou noutro tom:

— As convenções partidárias são no final de julho, a campanha começa em agosto. A Justiça Eleitoral precisa fazer os testes das urnas, treinar os mesários, e teria junho como limite. Temos que monitorar a evolução da doença, ver como a curva vai evoluir. Desejaria não precisar adiar as eleições. Se for necessário, isso é papel do Congresso. Depende de uma emenda à Constituição. Se for inevitável, que seja pelo prazo mais breve possível — afirmou.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Já disse que sou otimista. Já presenciei dois milagres, aliás, presencio. No entanto o quadro avassalador da pandemia não permite que se pense em nada a não ser nela mesma.

  2. Fabio diz:

    Eleições ? O Brasil precisa urgente de união e de recursos para combater a pandemia e ajudar a população. Um mandato tampão seria o mais racional nesse momento. Quando essa pandemia arrefecer, o povo vai continuar ressabiado por um bom tempo. Se continuar com esse descabido, é só ninguém ir votar.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.