• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 14/02/2021 - 10:32h

Em busca do ser humano

Por Odemirton Filho 

“Nunca atingiremos em nós o ser humano: a busca e o esforço serão permanentes. E quem atinge o quase impossível estágio de ser humano, é justo que seja santificado”.

Clarice Lispector é assim, diz o que tem que ser dito e atinge a nossa alma. Apesar de a acusarem de ser uma escritora de difícil compreensão, consegue ser ao mesmo tempo profunda e sensível.

Ilustração de Ygo Ferro

Ilustração de Ygo Ferro

Pois bem. Estamos vivendo nos últimos tempos num turbilhão de incertezas. Há quase um ano que a humanidade vem enfrentando um enorme desafio. Milhares de pessoas doentes e padecendo nos leitos dos hospitais. Até agora mais de dois milhões de mortes no mundo.

E como estamos convivendo com essa nova realidade? Regados a uma boa dose de indiferença. Parece que alguns vivem em uma redoma, como se fossem inatingíveis, descolados da realidade que nos atinge. Sim, viver em sociedade exige respeito ao próximo.

Claro que precisamos tocar a vida, trabalhar e ganhar o pão de cada dia, principalmente, diante do constante aumento do custo de vida.

Contudo, há atitudes que podem e devem ser evitadas. Promover aglomerações em barzinhos e nos alpendres das casas é ir de encontro aos princípios de convivência e solidariedade humana.

Deixemos de lado a intolerância tão presente nos dias atuais. Hoje tudo é motivo para uma disputa político-ideológica. As restrições recomendadas pelos especialistas da área da saúde precisam ser observadas. Não sabemos quando tudo isso vai passar. E se vai passar.

Pelo ritmo de vacinação, pelo menos no nosso país, levaremos o ano inteiro para imunizar parcela considerável da população. E mais: ainda não se sabe quanto tempo dura a imunização gerada pela vacina. Talvez haja a necessidade de vacinação de forma periódica.

Ou seja, tudo indica que viveremos dessa forma para sempre ou por muitos anos. Queiram ou não essa é a verdade nua e cria.

Precisamos nos adaptar à nova realidade. Para isso uma pitada de humanidade cai bem.

É certo que não precisamos ser santificados. Mas a busca do ser humano que ainda existe em nós há de ser permanente.

Odemirton Filho é bacharel em Direito e oficial de Justiça

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. FernandoSr diz:

    Se o ministro Pazuelo tivesse metade dos conhecinentos de medicina que tinha Artur Carabode, a situação seria outra.

  2. Rocha Neto diz:

    Viveremos sim, Odemirton. Pois em nosso país quando politicagem emporcalhada toma conta de qualquer atividade e movimento social, o desmantelo vem em forma de conta gotas ou de maneira cavalar. Parabéns pelo artigo, principalmente pela inspiração inicial na figura inteligente da grande Clarice Lispector.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    A Clarice Lispector levou uma vida muito atribulada. Isto certamente unfluenciou a sua maneira de escrever.
    Ela colocava nos seus escritos toda a sua amargura. Grande pensadora, mas escritora de estilo um tanto quanto confuso.
    Machado disse as verdades da vida e mostrou a alma humana numa linguagem elegante, sem rebuscamentos.
    Parabéns pela bela crônica.

  4. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Prof.Odemirton. Parabéns! Essa é a nossa realidade. O ser humano que existe dentro de nós precisa vir à tona.
    Admiro, encantada, a minha filha médica atendendo, gratuitamente, os menos favorecidos, curando muitos. Trabalha o dia todo com receita pequena, mas me disse há poucos dias : ” Mãe, nunca fui tão feliz na minha profissão!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.