• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 06/10/2019 - 08:50h

Empresa alemã investe em campos de petróleo no RN e CE

Por Josivan Barbosa

Crescem as expectativas na região em relação à empresa alemã Wintershall, que vai explorar os campos de petróleo das bacias Potiguar e do Ceará.

A entrada da Wintershall no mercado brasileiro se deu na 15ª Rodada, com a compra de 100% de três blocos na Bacia Potiguar e um na Bacia do Ceará. Na ocasião, a empresa também entrou como sócia minoritária, com uma fatia de 20%, em outros três ativos, dois na Bacia de Campos e um na de Santos, em sociedade com a americana Chevron (40%) e a espanhola Repsol (40%).

A Wintershall Dea está entre as inscritas para participar da 16ª Rodada de concessões, na próxima quinta-feira, e do megaleilão dos excedentes da cessão onerosa, em 6 de novembro.

A empresa estreou no Brasil, no ano passado, ainda como Wintershall, subsidiária da Basf. Este ano, a companhia se fundiu com a conterrânea DEA Deutsche Erdoel AG, para criar uma petroleira maior, com uma produção global prevista para este ano de 630 mil barris diários de óleo equivalente (BOE/dia).

Endividamento das famílias

O total de famílias endividadas no país ficou em 65,1% em setembro, superior ao nível de agosto (64,8%); e a setembro do ano passado (60,7%), além de ser o maior desde julho de 2013 (65,2%).

24,5% das famílias endividadas não tem condição de quitar débitos, parcela também acima de agosto (24,3%) e de setembro do ano passado (23,8%). O quadro atual, de maior endividamento, tem afetado mais duramente famílias de menor renda.

Juros da Caixa

Dados do Banco Central mostram uma forte queda nos juros médios das operações contratadas pela Caixa no cheque especial desde agosto, que passaram de 289% para 194% ao ano nos empréstimos a pessoas físicas, e de 353% para 217% nos empréstimos a pessoas jurídicas. Nos próximos três anos, a Caixa tem planos de reduzir ainda mais as taxas, que em termos anuais equivaleria a cerca de 60% ao ano.

Já as taxas médias cobradas pelos outros grandes bancos de varejos (Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Bradesco e Santander) mantiveram-se basicamente inalteradas em percentuais próximos e até bem superiores a 300% ao ano, com pequenas variações que refletem sobretudo oscilações no perfil de risco e de relacionamento dos clientes que acessam essas linhas.

Médicos pelo Brasil

Emenda do deputado Alexandre Padilha (PT-SP), aprovada por 11 votos a 7, permitirá que os governos estaduais executem diretamente, ou por meio de consórcios, as contratações pelo Mais Médicos para a rede de saúde estadual. Nesse modelo é possível a contratação de médicos estrangeiros, sem a revalidação do diploma no Brasil.

O texto permite que os governos estaduais assumam o contrato com Havana, cancelado após o então presidente eleito Jair Bolsonaro dizer que não faria mais os pagamentos para o governo cubano, com o qual tem desavenças, mas diretamente para os médicos. Também será possível firmar contratos com outros países e consórcios estaduais.

Revalida

Os deputados e senadores também alteraram a MP que trata do Mais Médicos (que será substituído pelo Médicos pelo Brasil) para tornar semestral, e com possibilidade de ser aplicado por universidades privadas, o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), necessário para que profissionais formados no exterior possam atuar no Brasil.

NBD

O New Development Bank (NDB), conhecido como “banco do Brics”, inaugura nas próximas semanas sua primeira representação no país com expectativa de conseguir um salto no volume de empréstimos concedidos. Será uma ótima oportunidade para cidades do porte de Mossoró ou mesmo para o Estado RN conseguir recursos para investimentos.

Josivan Barbosa é professor e ex-reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.