• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 14/03/2021 - 11:42h

Enfim, uma atividade prazerosa!

Por Paulo Menezes

Na década de 2000, após 30 anos de trabalho em um banco de rotina exaustiva e estressante, explorador de funcionários, com muitos números, balancetes e agiotagem oficial, entrei em uma nova fase da minha vida. Ufa, até que enfim, férias.

Definitiva.abelha jandaíra

A aposentadoria  chegou.

Sair de um trabalho intenso e parar de repente podia com isso entrar num estado depressivo por me sentir inútil ainda relativamente jovem. Pensando dessa maneira, pouco antes de “pendurar as chuteiras”, me preparei para exercer outra atividade qualquer.

Resolvi abrir uma empresa para preencher meu tempo e auferir algum lucro. “Som Laser” foi a firma criada para vender equipamentos de som e cds, que à época, era o que de melhor perspectiva se apresentava para o que almejava.

A falta de capital e a chegada de grandes grupos empresariais do mesmo segmento fez com que “Som Laser” tivesse vida curta.

Fechada e empresa, parti para outra opção dentro do mesmo ramo e fundei uma locadora de vídeos e cds. Nascia a “Som Laser Locadora”, que teve também uma existência breve. A nova firma foi detonada com a “febre” da pirataria dos produtos que a empresa ofertava aos clientes.

Parece que não nasci mesmo para o comércio. Novo insucesso no ramo empresarial. E agora? O que fazer?

Como se diz que três é a conta certa, a terceira empreitada felizmente deu certo. Me dediquei com afinco ao manejo de abelhas sem ferrão da espécie Jandaíra, iniciado no distante ano de 1983, e que por falta de tempo não dava a assistência necessária para aludida atividade.

O amor e a dedicação pela abelha sertaneja só cresceu mais e mais com o decorrer do tempo. Passei então a participar de congressos nacionais e até internacionais relacionados à apicultura e a  meliponicultura, em busca do conhecimento  sobre a arte prazerosa de criar abelhas.

Manejando a “rainha do sertão”, expandi o meliponário e com o apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró e Sebrae, implantei alguns projetos de reinserção da abelha Jandaíra em regiões degradadas pela ação predatória do homem e  em áreas de assentamentos rurais no Rio Grande do Norte e Ceará. Colaboramos na capacitação de grande número de crianças e pequenos produtores rurais.

Nesse trabalho gratificante que desenvolvia no campo, dava também minha  contribuição à mãe natureza. Devemos destacar que a criação da abelha Jandaíra tem que ser considerada uma atividade para o desenvolvimento sustentado. Ela inclui restauração ambiental, através da preservação e plantio de árvores que servem de locais para nidificação, além do importante papel que elas desenvolvem com a polinização na mata nativa, tão ameaçada de extinção nos dias atuais.

Com o aumento do número de colmeias e da produção da colheita do mel, um produto, nobre, raro e de alto valor comercial, unindo o útil ao agradável, surgiu então a empresa “Mel Menezes”, que diferente dos afazeres pregressos, terminou sendo para mim uma grande terapia ocupacional.

Na meliponicultura tudo que faço é com enorme prazer. Diverso dos trabalhos anteriores, rotineiros e estressantes que felizmente ficou na poeira do tempo que o vento levou.

A empresa tornou-se conhecida e conceituada a ponto de hoje comercializar o delicioso e saudável mel de Jandaíra para todo o país. A propósito, Miguel de Cervantes em sua famosa obra “Dom Quixote de La Mancha”, assim se refere ao mais útil dos insetos:

-“Nas quebradas dos penhascos, no recôncavo das árvores, formavam suas repúblicas as solícitas abelhas, oferecendo  a qualquer mão, sem interesse algum, a fértil colheita do seu dulcíssimo trabalho”.

Paulo Menezes é cronista e meliponicultor

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Paulo Menezes, isso não é uma Crônica, é poema: “Conversando com abelhas”. Lindo!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.