• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 10/06/2015 - 10:52h
Cuidando de Mossoró

Entidades empresariais assumem papel de protagonistas

Acim, CDL e Sindivarejo resolvem agir em questões delicadas que afetam cidade e também a economia

Um fato raro, mas elogiável e necessário está ocorrendo na Mossoró contemporânea. Entidades representativas do empresariado local passam a ser protagonistas da história. Ocupam espaço para não serem arrastados por um turbilhão de acontecimentos.

Dirigentes empresariais visitam acervo de fundação para apoio (Foto: divulgação)

Resolvem cuida diretamente de questões que dizem respeito à atividade produtiva e outros assuntos importantes à cidade. Saem do comodismo e da posição secundária que costumeiramente exerciam.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Getúlio Vale; presidente do Sindicato do Comércio Varejista (SINDIVAREJO), Michelson Frota; e Nilson Brasil, que preside a Associação Comercial e Industrial de Mossoro (ACIM), assumem papel proativo em questões públicas. São assuntos que interessam à economia e a todos os municípies.

Entram num vácuo, que se diga. Não é um vácuo de poder, mas de comando, liderança e gestão.

O poder há. Ele existe. Porém fragilizado sobretudo por uma postura centralizadora e impositiva, que tem gerado muitos problemas.

Reação

Essa reação sincronizada é resultado até mesmo de uma conjuntura bastante delicada que afeta a parte mais sensível do corpo humano: o bolso. No capitalismo é assim.

Não é uma questão de sobrevivência política, mas do capital. A anemia econômica de Mossoró, com recuo nos investimentos da Petrobras, a longa estiagem, queda continuada no preço do sal, abalo na construção civil e precarização do erário municipal impõe uma atitude firme. Se falta no Palácio da Resistência, o empresariado percebe que ele mesmo tem que agir.

O cenário recessivo da economia nacional respinga em Mossoró. A insolvência do Estado do RN, também. O agravante, é a relação do poder municipal com servidores e a sociedade, numa sequência de decisões que tornam o quadro ainda mais aflitivo.

A situação é tão estranha, que o prefeito Francisco José Júnior (PSD) conseguiu o improvável: uniu como gêmeos xifópagos os camelôs e lojistas.

O presidente do Sindivarejo e diretor da Fecomércio, Michelson Frota, foi a primeira voz do segmento a se levantar contra ação policialesca dada a centenas desses comerciantes informais. Anunciou que o empresariado era a favor de um tratamento “social digno” (veja AQUI).

Omissão e ação

Michelson foi seguido por Getúlio e a CDL (veja AQUI), com nota oficial contra a postura do Município.

Esta semana o empresariado levou prefeito (centro) a novo recuo (Foto: PMM)

A manifestação de ambos foi saudada pelos ambulantes ameaçados de expurgo do centro da cidade e os fortaleceu, a ponto da Justiça e a Prefeitura recuarem na medida.

Agora, CDL, Sindivarejo e Acim passam a defender a manutenção do importante acervo da Fundação Vingt-un Rosado, fonte de estudo no Brasil e exterior, que foi abandonado pela Prefeitura. Na omissão, a ação novamente.

Antes, as entidades escudaram taxistas e condutores de veículos alternativos intermunicipais (veja AQUI). Fizeram a Prefeitura reavaliar decreto que dificultava circulação de deles no centro da cidade, capaz de causar profunda abalo no comércio de bens e serviços da cidade.

As três entidades, que podem ser seguidas por outras, parecem inaugurar uma nova ordem nas relações do empresariado com o poder e a sociedade em Mossoró.

Nem só de jantares, comendas e coquetéis deverão viver daqui para frente.

Um brinde: Tin-tin!

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Gerais / Política

Comentários

  1. Assis Nascimento diz:

    As entidades e os senhores empresários que as representam, estão de parabéns!
    Até que enfim, estamos vendo a sociedade organizada, se fazendo ouvir e tomando decisões importantes em favor de nossa cidade!
    Que sirva de exemplo para outros, inclusive para nós cidadãos comuns.

  2. Antonio Augusto de Sousa diz:

    Carlos, parabéns pelo texto!

  3. Sergio Levy diz:

    O que não faz uma boa crise? Faz principalmente as pessoas pensarem e agirem em defesa do que é certo e justo. O contrário é esperar o caos. Pensar e agir é a reação natural do ser humano diante do perigo de ser engolido. É o fio de esperança para a revolução que a sociedade necessita, seja de mentalidade responsável pelo todo, seja de consciência individual sobre a importância que cada um de nós assumir. Estamos sendo exigidos a mudar, e isso é muito bom.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Perfeito, Levy.

    • ROSANA diz:

      Infelizmente não é isso, veja o que o governo federal fez com sua crise de desgoverno, transferiu o problema para o contribuinte, ele vai pagar a conta da incompetência e corrupção. Os políticos não fazem o que é certo e justo nem na hora da crise, apenas transfere responsabilidade para a sociedade.

Trackbacks

  1. […] AQUI mobilização de setores organizados do empresariado, em favor de transportes intermunicipais como […]

  2. […] do Blog – Esta página fez uma postagem recente (veja AQUI), analítico-opinativa, mostrando que Acim, CDL e Sindivarejo que abrigam a mais representativa […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.