• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 07/06/2020 - 11:12h

Espelho, espelho seu…

Por Francisco Edilson Leite Pinto Júnior

Para a escritora Virginia Woolf “Os livros são espelhos da alma”. Já para o escritor Edgar Allan Poe: “Os olhos são as janelas para a alma”.

Ora janelas, ora espelhos, o fato é que enxergar de perto é muito perigoso haja vista que o historiador Plinio, “o Velho”, foi ver de perto o Vesúvio e voltou cego… “De perto”, Caetano Veloso já  sabia, “ninguém é normal”…Agora fica mais fácil entender tanto o esforço de Cristo: “Amai o próximo” – e não o distante – “Como a ti mesmo”.

Pois bem…

Espelhos, livros ou apenas uma simples mensagem no Instagram são capazes de nos mostrar quem realmente somos, e haja perigo nisso…
Saramago sabedor disso alertava: “Fizemos dos olhos uma espécie de espelhos virados para dentro, com o resultado, muitas vezes, de mostrarem eles sem reserva o que estávamos tratando de negar com a boca”…

Não à toa que Machado de Assis escreveu um dos contos mais instigante chamado O espelho:

“Nada menos de duas almas. Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro… Espantem-se à vontade; podem ficar de boca aberta, dar de ombros, tudo; (…) deu-me na veneta de olhar para o espelho com o fim justamente de achar-me dois. Olhei e recuei. O próprio vidro parecia conjurado com o resto do universo; não me estampou a figura nítida e inteira, mas vaga, esfumada, difusa, sombra de sombra. A realidade das leis físicas não permite negar que o espelho reproduziu-me textualmente, com os mesmos contornos e feições; assim devia ter sido. Mas tal não foi a minha sensação. Então tive MEDO; (…) Assim foi comigo. Olhava para o espelho, ia de um lado para outro, recuava, gesticulava, sorria, e o vidro exprimia tudo. Não era mais um autômato, era um ente animado. Daí em diante, fui outro”..

Que as pessoas tomem mais cuidado a partir de agora, ao se olharem no espelho, ao lerem um livro ou quem sabe aqui mesmo visitando as redes sociais, pois poderão ter o difícil encontro consigo mesmo e cá para nós, esse encontro pode ser um tanto quanto desagradável…

P.S. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26.41)

Francisco Edilson Leite Pinto Júnior é professor, médico e escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. Ailson Fernandes Teodoro diz:

    Lendo o texto, lembrei da metáfora de Heidegger: “Nada mais distante de nós do que nossos próprios óculos”.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.