• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 11/03/2021 - 21:52h
Municipalizado

Estádio Nogueirão finalmente passa ao patrimônio municipal

Antigo sonho de desportistas é realidade e permitirá prefeitura utilizá-lo de várias formas
Prefeito Allyson Bezerra e secretário de Esportes Júnior Xavier empunham documento como um troféu que era sonho antigo dos desportistas (Foto Wilson Moreno (Secom-PMM)

Allyson Bezerra e secretário Júnior Xavier empunham documento, sonho antigo dos desportistas (Foto Wilson Moreno)

Uma ótima notícia para o desportista mossoroense. O Estádio Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão, está oficialmente municipalizado. Esse equipamento esportivo multiuso está fincado numa áreas imobiliárias mais valorizadas de Mossoró (bairro Nova Betânia) e há anos com parte de sua estrutura interditada.

O anúncio foi feito pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) na manhã desta quinta-feira (11/3), no Salão dos Grandes Atos do Palácio Rodolfo Fernandes, sede do governo municipal.

A formalização de posse desse equipamento que era administrado pela Liga Desportiva Mossoroense (LDM) veio com a confirmação do registro em cartório, a pedido da atual administração municipal, dos documentos que legitimam a alteração na propriedade do imóvel.

O processo de municipalização começou há quase 7 anos, quando o então prefeito Francisco José Júnior assinou a  Lei nº 265, do dia 30 de dezembro de 2014. Mas, com a mudança de gestão que passou para a sucessora Rosalba Ciarlini (PP), o equipamento foi esquecido. Nem mesmo interesse em formalizar etapas seguintes desse processo ela manifestou, sempre se esquivando de cobranças de desportistas e da imprensa.

“Um momento histórico. Nós assumimos a Prefeitura e de cara abraçamos essa responsabilidade de devolver ao povo de Mossoró, de fato e de direito, o estádio Nogueirão. Era uma demanda histórica, de décadas, que a população queria que o Município pudesse cuidar do estádio”, comemorou o prefeito Allyson Bezerra.

A oficialização da municipalização contou com o empenho pessoal do secretário de esportes Júnior Xavier, que recebeu carta branca do prefeito Allyson Bezerra, e o apoio decisivo dos titulares da Procuradoria-Geral do Município e da Consultoria-Geral, Raul Santos e Humberto Fernandes, respectivamente, que fizeram um minucioso estudo de todo o processo e indicaram encaminhamentos até o desfecho positivo.

Histórico

O Estádio Municipal Manoel Leonardo Nogueira foi edificado em terreno doado pela Prefeitura de Mossoró para substituir o antigo campo da rua Benjamin Constant, onde hoje funciona o SESI.

O estádio foi inaugurado em 4 de junho de 1967.

Ao longo de sua história, o Nogueirão sofreu várias interdições devido problemas estruturais, sendo a primeira delas em 2004, às vésperas da primeira partida da final do campeonato estadual daquele ano, entre Potiguar e América de Natal.

Maquete foi apresentada em outubro de 2012 com apoio de setores da imprensa que hoje não fazem mea culpa (Foto: arquivo)

Maquete foi apresentada em outubro de 2012 com apoio de setores da imprensa que hoje não fazem mea culpa (Foto: arquivo)

Uso eleitoreiro e estelionato

Porém, um fato que marcou profundamente a história do Nogueirão aconteceu em 2012. Governadora do RN, a ex-prefeita mossoroense Rosalba Ciarlini trabalhou nos bastidores para sustar avançado processo de negociação que resultaria na permuta do velho Nogueirão por outro estádio novo. Seria num modelo de negócio parecido com o ocorrido em Natal, com o ABC, que tem hoje o Estádio Frasqueirão – permutado por com terrenos seus com uma construtora.

Com a colaboração de setores da imprensa simpáticos ao seu grupo político, Rosalba implodiu as tratativas que eram inclusive acompanhadas pelo Ministério Público. Na campanha municipal do mesmo ano, precisando eleger nome à prefeitura do seu esquema, mostrou projeto de reforma e ampliação do Nogueirão a um custo de quase R$ 40 milhões.

Nunca botou uma pá de cal. O episódio é conhecido como um dos maiores estelionatos político-eleitorais de Mossoró em todos os tempos.

Nota do Blog – Com a municipalização confirmada, o Nogueirão poderá ter enorme aproveitamento pela municipalidade nas áreas social, educacional, de cultura, esporte e com fins econômicos que aproveitem sua vastíssima área externa.

Veja mais detalhes clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte / Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Se estão pensando em Nogueirão somente para futebol laboram em terrível engano.
    O futebol mossoroense, em termos profissionais, acabou-se.
    Futebol profissional exige dinheiro. É altamente deficitário.
    A prefeitura vai bancar o futebol profissional em Mossoró?
    O Nogueirão tem que ser utilizado pada outras atividade.
    Buscar recursos federal e estaduam é preciso e viável.
    Basta fazer um bom projeto de utilização do Nogueirão.

  2. João Claudio diz:

    O futebol peba acabou, fim, escafedeu-se e the end. Fato, fato e fato.

    Que tal transformar a arena da capital do oeste em um parque de vaquejada? Dá dinheiro que nem presta; atrai ‘raquêrus e carralus’ de todo nordeste; as bandas de forró do Ceará, a conqueluche das novilhas e garrotes, dão a maior força; duplas sertanejas, cantores bregas e sofrência, já estão deeeentro….enfim, é uma mão na roda.

    O QUÊ????? NÃO PODE???
    Ora, se em Parintins e Manaus tem Boibódromo, por que em Mossoró não pode ter um Carralódromo?

    Meu povo, ‘raquejada’ é cultura e ‘derribá’ boi é esporte.

    Tô mentindo? Não, né?

    Então, valeu o boi.

    ( * , * )

    Gasolina sobe hoje?

    Paulo Guedes sai quando?

  3. Canindé Silva diz:

    Merecem realmente aplausos todos os envolvidos. Contudo o espaço dará também para ocupar os festejos juninos, e naquela área gigantesca da Estação das Artes, daria para acomodar um monte de pequenos empreendedores que vendem seus produtos nas calçadas das lojas. Sugestão construção de quiosques padronizados, inclusive, os pequenos empreendedores ficariam na condição de permissionários(pagando mensalmente um certo valor, e claro as demais despesas: água, luz….também ) e não como proprietários. “dono” o dono seria sempre a Prefeitura. Os demais serviços poderia terceirizar, uma espécie de síndico.

  4. Wendell Stewart da Costa Silva diz:

    Rosalba sempre gostou de enganar os eleitores de Mossoró, ainda bem que eu nunca acreditei nela e naquelas demagogias baratas, eu nunca caí no conto do vigário dela! Graças ao Deus do Universo.

  5. Lair Solano vale diz:

    Discordo da municipalização do Noguirão, no entanto, vou aguardar qual projeto vai ser inserido para sustentar o mesmo : o em torno será de lojas para serem alugadas ? será licitado o terreno esterno para uso da iniciativa privada ? sem fonte de renda para manutenção do estádio o Prefeito faz um convênio reverso ( tira dinheiro de áreas prioritárias para aplicar no esporte profissional .
    No Ruo de Janeiro o Maracanã foi entregue ao Flamengo e Fluminense, não pode ser um bom investimento.
    O Sr Alysson foi induzido tal qual a Sra Rosalba com o Arena das Dunas .
    Tomara que eu esteja errado.

  6. Rocha Neto diz:

    ..

  7. Rocha Neto diz:

    Torçamos para que tudo der certo. Mossoró merece!!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.