• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 22/04/2021 - 11:38h
Covid-19

Estudante cria máscara biodegradável e ganha prêmio nacional

Lara concorreu com centenas de estudantes (Reprodução do BCS)

Lara concorreu com centenas de estudantes (Reprodução do BCS)

Por Cristiano Rojas (O Blog de Antônio Martins)

Lara Bianca Vieira Dias tem apenas 13 anos e ainda brinca de boneca, como outra criança qualquer. Porém, apesar da pouca idade, ela se destaca entre os jovens de sua faixa etária, disputando prêmios científicos em nível nacional, feito gente grande.

Aplicada, é um talento nato. Natural de Antônio Martins, no Alto Oeste, a estudante cursa o 7º Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal José Inácio de Carvalho.

Com a orientação da mãe, Ivana Vieira, também professora, a estudante desenvolveu um projeto para a feira de ciências da escola que vem arrebatando prêmios por onde tem passado.

A estudante criou uma máscara facial, para a região da boca, contra o vírus da Covid-19, totalmente ecológica, produzida a partir de materiais biológicos, e de origem vegetal.

“Meu objetivo era achar uma maneira que pudesse diminuir os impactos causados pelas máscaras que estão sendo utilizadas na pandemia de Covid-19”, explicou Lara Bianca.

A estudante contou que, quando decidiu desenvolver o artefato, sua intenção era criar algo acessível, tanto do ponto de vista de produção quanto financeiro. E assim foi.

Em meio a pesquisas e testes, a jovem cientista constatou ser possível utilizar a fibra do coqueiro e a resina do cajueiro para a confecção da máscara, com a vantagem de poder ser descartada após o uso, sem causar dano ao meio ambiente, visto que a produção é visivelmente sustentável e de custo zero.

Depois do sucesso no município, Lara Bianca foi 1° Lugar na feira da 14° DIREC, em Umarizal, e na Feira de Ciências do Semiárido, promovido pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Premiação

Com o projeto, a estudante foi classificada para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) 2021, que ocorreu em março, realizado anualmente pela Universidade de São Paulo – USP, voltado à jovens cientistas, sendo ainda considerada a maior feira do segmento no país. O resultado saiu no último dia 27 de março.

Máscara despertou atenção (Reprodução BCS)

Máscara despertou atenção (Reprodução BCS)

Concorrendo com cerca de 1.250 projetos inscritos, e mais de 4 mil estudantes, Lara Bianca ganhou como prêmio destaque na Área de Ciências Biológicas, uma credencial pra uma Feira Internacional na Colômbia prevista para junho e uma Bolsa de Pesquisa (Cientista Júnior) oferecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), além de medalha e certificado.

O projeto dela foi tão bem avaliado que um dos membros da bancada examinadora teceu elogiosos comentários. Animada com a premiação, a estudante espera que  sua invenção sirva de inspiração para baratear o acesso às máscaras.

Enquanto isso não ocorre, Lara Bianca pretende seguir adiante com seus estudos, participando de outras feiras de ciências, e dividindo o tempo com as brincadeiras de criança.

Veja matéria completa – com vídeos – clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia

Comentários

  1. Amorim diz:

    Parabéns ao talento e inteligência à “criança” cientista.

  2. Raniele Costa diz:

    Parabéns Lara Bianca, siga o seu caminho nos estudos e nas pesquisas, o Brasil precisa de pessoas como você.
    Acreditamos ainda nos jovens, apesar da grande maior preferir o ócio, a vulgaridade, e as facilidades descartáveis das futilidades.
    Carlos , você viu que essa postagem é sobre estudo, pesquisa quase ninguém comentou.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Normal. Infelizmente. Se noticiar o êxito de um filho ou outro parente nosso em grupo de WhatsApp é do mesmo jeito. Porém, se postar que o parente de fulano “parece” que estava bêbado e espichado numa calçada, viraliza, multiplica-se.

      Paciência.

  3. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    O brasileiro, e, de longe um dos povos mais criativos do mundo. Mesmo sob condições SABIDAMENTE precárias de acesso ao conhecimento, pesquisa e ensino.

    A Lara e mais um (a) de milhões que vem nos dar sua demonstração de superação, superação essa que verdadeiramente nos enche de orgulho.

    Mais ainda, havia vista o direcionamento da sua criação tratar de prevenção..no campo da saúde pública, quando se vivência uma das maiores crises biosanitarias do planeta.

    Quem sabe, não estejamos frente a uma cientista e pesquisadora Potiguar, em tempo mais próximo do que possamos imaginar..!!!

    Um baraco
    FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  4. Janildes diz:

    Parabéns garota! O CAMINHO é esse! Show..hoje pequena e amanhã será uma grande cientista! Vai em frente…aproveita toda porta que se abrir…! Orgulho de lhe ver germinando como uma semente que deixa o estado de latência (Como tantos jovens continuam em nosso país) na nossa querida terra árida de Antônio Martins.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.