• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 02/05/2011 - 14:58h

Estudantes defendem o rio Mossoró em ações judiciais


Comprometidos com o meio ambiente, com a moralidade pública e com a cidadania plena, acadêmicos de Direito da Universidade do Estado do RN (UERN), partícipes do "Projeto Socializando o Direito" ajuizaram duas ações populares>

Ambas visam a proteção do rio Apodi-Mossoró, com providências que vão desde a interdição ao acesso, até a formulação de políticas públicas para a sua revitalização.

Talvez você não saiba, mas a água que dessenda toda essa região está infectada de toda espécie de imundície e sujeira possível.  O rio está sendo assassinado desde a sua nascente.  A água potável, que é o bem mais precioso da vida, será objeto das futuras guerras no Planeta.

Hoje, 900 milhões de pessoas no planeta vivem sem direito a água potável. Ainda morrem 1,5 milhões de crianças por ano por problemas relacionados à falta de água potável.

O que causa maior perplexidade é a inação dos Poderes Públicos. Em Pau dos Ferros/RN, o Abatedouro Municipal despeja os restos das carcaças dos animais mortos, vísceras e outros agentes poluidores dentro do leito do rio. 

No local, existem várias pocilgas, sob o olhar complacente da Prefeitura.

Em Luis Gomes, a Prefeitura explora um balneário turístico na nascente do rio, bem acima da cachoeira do rela, como ponto de banho. São objetos comuns descidos pela água da nascente: latas de cervejas, absorventes femininos, fraldas descartáveis etc.

"A sociedade precisa se indignar e ajudar", afirmam integrantes do movimento.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz

Comentários

  1. ze roberto diz:

    Quaisquer sejam as ações, de onde quer que venham,com o objetivo de se salvar
    o Rio,ou melhor,de transformar esse esgoto,novamente em rio,são bem vindas,mister se faz pedir ajuda ao Deputado Leonardo,pois,ele,tomou banho em suas águas,quem sabe ele não se lembre daqueles tempos e mais acima do antigo rio,muita gente boa,com certeza também,eu,comi muita piaba sabarú e cangatí,pescadas alí.BONS TEMPOS!

  2. itamar de sousa diz:

    Ee nasci e cresci ali na beira desse rio,chegava da escola ,o nosso divertimento era pescar piabas,traíras,jacundás,trazia para casa,comia,fazia uma farofa gostosa.
    conheço muita gente que se alimentou desse rio,servia tambem de lazer,com banhos aos domingos,finha o lado das mulheres ,e o lado dos homens.era um banho muito gostoso,agua limpinha,mesmo com lavandeiras lavando roupas das elites de MOSSORO.
    hoje o que vemos e um esgoto a çeu aberto,culpa dos governos que mataram o rio com despejos de esgotos,e tambem por falta de conscientizaçao das populaçoes ribeirinhas,que nunca souberam o que era meio ambiente,ate hoje continuam poluindo o rio.
    b noite. Carlos
    louvo essa atitude dos estudantes,e conclamo a tds os cidadadaos que lutem por essa causa tao justa.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.