• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 24/06/2020 - 10:26h
Um passo atrás

Exemplo de êxito contra Covid-19 vira novo drama de saúde

Por Isadora Rupp (El País)

Pouco mais de 100 dias após registrar os cinco primeiros casos de coronavírus, Curitiba, capital do Paraná, passou de uma situação confortável para dramática em relação à pandemia. Até metade de maio, eram 600 casos de covid-19 e taxa de ocupação de UTIs que não ultrapassava os 50%. Em março, quando entraram em vigor as medidas de isolamento social, a adesão dos curitibanos foi boa, bem como a obrigatoriedade do uso de máscara nos locais públicos.

Ônibus tem passageiros com máscaras; ações agora tentam recuperar espaço cedido à pandemia (Foto: AFP)

Com o surto controlado, a prefeitura de Curitiba relaxou as regras e permitiu a reabertura de shoppings e academias no dia 20 de maio. O resultado: os casos quintuplicaram.

Na segunda-feira (22), eram 3.032 casos confirmados e 114 óbitos. Na terça-feira passada (16 de junho), houve recorde de 510 registros. Em todo o Paraná, são 14.336 casos e 460 mortes, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

ALERTA

“Isso é consequência direta do relaxamento das medidas de distanciamento social. Se circularmos normalmente, teremos várias oportunidades ao longo dos dias de transmitir ou contrair o vírus” alerta o infectologista e professor da Escola de Medicina da PUC-PR, Giovanni Breda.

O Conselho Regional de Medicina do Paraná confirmou, na segunda-feira (22/06), a primeira morte por covid-19 no Estado de um médico que atendia casos da doença: Caio Martins Guedes, de 33 anos, residente no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul (Região Metropolitana de Curitiba).

A ocupação dos 223 leitos de UTI do SUS exclusivas para a covid-19 na cidade beira 80%. Na semana passada, esse porcentual chegou a 85%. Dados da Sesa do dia 22 de junho mostram que hospitais como Evangélico e Hospital do Trabalhador (ambos em Curitiba) estavam com 100% das UTIs de covid ocupadas.

Veja matéria completa AQUI.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Saúde

Comentários

  1. João Claudio diz:

    O gado é teimoso e quando desembesta não há cristão no mundo que o domine. Fato, fato e fato.

    Perguntar não ofende:

    Mais liso do que espinhaço de pão doce, o quê mulesta da cachorra esse gado quer fazer nos shopping’s? Hein? Os ‘seiscentão’ tá dando cria em casa?

    Mudança de slogan:

    MEU SHOPPING, MEU MÊI DA RUA, MINHA PRAIA, MINHA VIDA.

    P. S – Minha casa já era.

    P. S (2) – Os chineses ALERTARAM e o Mandetta ENSINOU a todos a como fazer o DEVER DE CASA. O erro de ambos foi não ter DESENHADO o alerta e como se faz o dever.

    Resultado: Quem puxa carroça, usa tapa-olhos ou aceita cangalha sobre o lombo, IGNOROU os chineses e NÃO APRENDEU AS LIÇÕES DO PROFESSOR MANDETTA. Fato, fato e fato

    Ei, se o gado melhorar estraga. Né não?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.