• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 12/07/2018 - 10:43h
Josip Broz Tito

Exemplos, exemplos, exemplos…

Por François Silvestre

A presidente da Croácia viajou para a Rússia pagando passagem e despesas do próprio bolso. Alguém aí vai querer divulgar isso ou é melhor esquecer pra não servir de exemplo? A Croácia (do tamanho da Paraíba) é um dos pequenos países resultantes do fim da Iugoslávia. Era croata o líder da Iugoslávia, Josip Broz Tito.

Josip Broz Tito: líder (Foto: Web)

Eu disse Tito e não Tite. Além da Croácia, outro desses países, a Sérvia, participou da Copa. Os outros são Bósnia, Eslovênia, Montenegro e Macedônia. E mais duas províncias vinculadas à Sérvia que reivindicam independência.

A Iugoslávia, sob o comando de Tito, lutou contra o Nazismo e foi o único país socialista do Leste europeu que não se submeteu ao cutelo de Stalin.

Quando da resistência a Hitler, chefiando os Partsans do seu país, Tito solicitou ajuda da Inglaterra. Churchill  respondeu que não podia ajudar, pois o esforço de guerra estava em processo de exaustão. Tito respondeu: “Tudo bem. Assim ninguém poderá associar-se ao sacrifício do nosso povo nem apresentar fatura pelo nosso sangue derramado”.

Nos tempos da Casa do Estudante, eu estava lendo um livro de sua autoria intitulado “O caminho socialista da Iugoslávia”, quando fui reprendido por um amigo daquele tempo, stalinista do PCBR, sugerindo que eu suspendesse a leitura. Não suspendi. Viva Tito, morra Stalin.

A Iugoslávia esfacelou-se após a morte de Tito. A Rússia não perdeu nada com a morte de Stalin.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. “NETINHO MAGNATA” diz:

    Sabia observação guerreiro.

  2. João Claudio - 'cumnôjo' de ladrão (sem número) diz:

    No dia em um presidente do brasil no exercício de sua função pagar uma passagem aérea com o dinheiro do seu próprio bolso, eu mudo o meu nome para Jovanka Broz, em homenagem à segunda esposa de Tito.

    Já reservei o dinheiro para as despesas cartoriais.

  3. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Muito bom o exemplo da presidente da Croácia. E tem mais, além de pagar sua passagem, enquanto estiver fora seus proventos estarão suspensos.
    Amo a Croácia por motivos próprios, ligados ao “waterpolo”. É uma outra história, meio longa…fica para uma outra oportunidade.
    Salve Tito.
    Naidic

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.