sexta-feira - 15/06/2018 - 11:47h
Atlas da Violência

Extrema pobreza amplia índice de homicídios em municípios


Segundo o estudo elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgado nesta sexta-feira (15), os dez municípios com mais de 100 mil habitantes e com menores taxas de homicídios têm 0,6% de pessoas extremamente pobres, enquanto os dez mais violentos têm 5,5%, em média.

Nos últimos dez anos, a taxa que mais cresceu foi no Rio Grande do Norte (alta de 256,9%) e a que a mais caiu foi no estado de São Paulo (queda de 46,10%). A variação é grande entre os estados.

Apenas sete unidades da federação conseguiram reduzir o índice: São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná e Distrito Federal. Outros quatro estados tiveram altas acima de 100%: Tocantins, Maranhão, Sergipe e Rio Grande do Norte.

Mais de 500 mil homidícios

Nos últimos dez anos, 553 mil pessoas perderam a vida vítimas de violência no Brasil. Em 2016, 71,1% dos homicídios foram praticados com armas de fogo.

A diretora executiva do Fórum Brasileiro da Segurança Pública, Samira Bueno, diz que “basicamente mostramos que municípios com melhores níveis de desenvolvimento – e aqui falamos de habitação, educação, inserção no mercado de trabalho, dentre outros – também concentram menores índices de homicídio. Ou seja, estamos falando de pobreza, mas principalmente, estamos falando de vulnerabilidade econômica e de desigualdade”.

Veja matéria completa AQUI.

Veja a íntegra do Atlas da Violência 2018 clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Categoria(s): Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    São os primeiros e definitivos efeitos colaterais do GOLPE PARLAMENTEAR, MIDIÁTICO E JURÍDICO e sua PONTE PARA O FUTURO, sobretudo para aqueles que tiveram suas vidas ceifadas e, por via de consequência seus familiares.

    Todavia, em nome de um suposto combate à corrupção, infelizmente, contata-se, a maioria como sempre, cegamente segue às ordens da Casa Grande emanadas/disseminadas pelo ditos e intocáveis meios de comunicação em seu indefectível e histórico monopólio.

    Nesse contexto, deveras comprova-se que, Juízes travestidos de XERIFES justiceiros e traidores da pátria, de repente não mais que de repente, tornam-se heróis de um povo faminto no curso do estuário do punitivismo à qualquer preço.

    Nesse norte, advirta-se que, após um sem número de arbitrariedades manifestas arbitrariedades na condução de processos e inquéritos policiais em que a persecução penal beira o modus operandi da distante idade média, vem, o SUPREMO TRIBUNAL FERAL, mais que tardiamente, considerar inconstitucional as famosas e, na prática, modelo de neo-instrumentos de tortura, qual seja, as “festejadas” e criminosas conduções coercitivas.

    Não há toa , uma figura ridícula, alienada e alienante tipo Galvão Bueno, décadas e décadas a fio um locutor rídiculo e medíocre que confunde narrar futebol com torcer pelo time que a Globo entende necessário. Galvão Bueno é o resultado de uma concentração extrema de meios de comunicação, além de um Brasil refratário a tudo o que é novo e progressivo. É que Galvão ainda narra futebol por só uma única razão: ele não precisa temer a concorrência. Até perder um gol da Seleção não tem consequências para ele. Ele está lá porque sempre esteve”.

    Exatamente em função dessa realidade monolítica e monopolizadora no campo da informação social até o presente deveras “imexível”, claro, com todos os conhecidos, imagináveis e inimagináveis efeitos e influências na economia, na política e na educação de um povo, em fim, em todos os campos da vida e da cultura nacional brasileiros terão que suportar o “eterno Galvão Bueno” durante mais essa Copa do Mundo na Rússia. “É o preço que o país paga por sua meritocracia – que não estimula novos talentos nem contribui para a diversidade. Ao contrário, apenas protege um establishment que mantém o Brasil preso no seu próprio passado”.

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OIAB/RN. 7318.

  2. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Errata.

    No quinto item do comentário, quis expressar exatamante… Não à toa….!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    E tudo provocado pela corrupção que se agigantou neste país a ponto de envolver todos os poderes.
    A evasão escolar é enorme nas pequenas cidades por conta da roubalheira que acontece nas verbas da EDUCAÇÃO.
    Furtam MERENDA ESCOLAR, UNIFORME ESCOLAR, MATERIAL ESCOLAR e TRANSPORTE ESCOLAR.
    Totalmente despreparado para inserção no mercado de trabalho os jovens enveredam pelo caminho sem volta do crime.
    O que acontece na EDUCAÇÃO acontece na SAÚDE, na ASSISTÊNCIA SOCIAL e em todas as áreas da administração pública. Furtam descaradamente o dinheiro público e quando denunciados têm o atrevimento de processar jornalistas, que no exercício da função, denunciam.
    Como as leis permitem que mesmo condenados continuem exercendo funções públicas, continuam furtando porque se convenceram de que a IMPUNIDADE está garantida pela famigerada PRESCRIÇÃO.
    Caminhamos para uma convulsão social que resultará numa ruptura abrupta do regime democrático.
    Incrível é ter quem ainda defenda LADRÕES já condenados.
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS APÓS O SOL SE APAGAR. APENAS 5 BILHÕES DE ANOS.
    O ARRASTÃO DA FREI MIGUELINHO, KENNEDY SALVADOR DIZ QUE FOI UMA FARSA, SERÁ ELUCIDADO PELA POLÍCIA DO RN ESTE MÊS.

  4. Inacio Rodrigues diz:

    Com 04 homicidios em 2018 para uma população de 30 mil habitantes, Pau dos Ferros tem taxa de 13.3 homicidios por cem mil habitantes. Estamos bem mais perto de Brusque do que de Queimados.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Amém!

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        PAUS DOS FERROS
        Notícia do dia 21 de março de 2018
        A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) comunica aos pais ou responsáveis por alunos matriculados na rede municipal de ensino que o município entregará o fardamento escolar de forma gratuita.
        A SEDUC alerta, ainda, para que os pais não comprem o fardamento a terceiros, uma vez que há incidência de comercialização fora dos padrões dos uniformes que serão ofertados gratuitamente pela Gestão Municipal.
        Fardamento escolar é direito básico do aluno.
        Fonte:paudosferros.rn.gov.br
        Notícia de 11 de abril de 2018
        Regularizamos a situação cadastral das farmácias básicas junto ao Conselho Regional de Farmácia, garantindo a distribuição contínua e gratuita de medicamentos para a população pau-ferrense.
        Fonte:paudosferros.rn.gov.br
        Paus dos Ferros tem na presidência da Câmara Municipal uma condenada a mais de 5 anos de cadeia, em primeira instância, por prática de improbidade administrativa?
        Os índices de violência estão ligados diretamente ao atendimento dado pelo poder público aos mais carentes e ao trabalho da polícia.
        Em Paus dos Ferros a polícia realiza um trabalho digno de todos os elogios.
        Em Mossoró a polícia realiza um trabalho digno de todos os elogios.
        ////
        OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS APÓS O SOL SE APAGAR. APENAS 5 BILHÕES DE ANOS.
        O ARRASTÃO DA FREI MIGUELINHO, KENNEDY SALVADOR DIZ QUE FOI UMA FARSA, SERÁ ELUCIDADO PELA POLÍCIA DO RN ESTE MÊS.
        TENHO CERTEZA DE QUE SE FOSSE EM PAUS DOS FERRO KENNEDY SALVADOR JÁ TERIA SIDO OUVIDO.

        • Carlos Santos diz:

          NOTA DO BLOG – Meu caro Inácio, boa noite.

          Já lhe pedi, ponderei, implorei para não usar este espaço com certas postagens. Em menos de 24 horas já fui obrigado e bloquear cerca de três postagens suas de pessoas alheias a essa página, com acusações/denúncias contra terceiros, sem comprovação alguma.

          Já lhe expliquei através de diálogo interno (via e-mail), também já me pronunciei publicamente aqui, sobre essa situação e não consigo ter de você o mínimo de compreensão.

          Só posso acreditar que seja intencional, algo de forma deliberada, para prejudicar essa página e a mim.

          Abro para você, mesmo sem conhecê-lo pessoalmente, concessões que à grande maioria não o faço, como por exemplo fazer propaganda de sua própria página, o que contraria regras deste Blog.

          Vou ser claro: mais uma situação de abusos dessa natureza e o bloquearei em definitivo.

          Estou cansado de apelar para o bom senso, mas como isso parece escasso em você ou inexistente, vou agir.

          • Inácio Augusto de Almeida diz:

            ” Estou cansado de apelar para o bom senso, mas como isso parece escasso em você ou inexistente, vou agir.”
            Ter bom senso é calar-se ante a roubalheira e o deboche?
            Ter bom senso é se acovardar por ter recebido ameaças de uma condenada por prática de improbidade a mais de 5 anos de prisão?
            A professora Gerusa não tem bem senso? Viu o vídeo que ela gravou? Interessante é você não ter divulgado o vídeo da professora Gerusa.
            Compreendo o porquê deste seu posicionamento.
            Afinal você foi acusado de ser meu cúmplice e pode até ser processado.
            Quinta-feira estrei numa delegacia, mesmo sendo uma pessoa sem nenhuma mácula na minha vida pessoal/profissional.
            Obrigado por tudo.
            Mil felicidades para o seu blog.
            Voltarei a editar o Blog COMBATE À CORRUPÇÃO, mesmo ele tendo apenas pouco mais de 200 acessos.
            A história nos fará justiça.
            Inácio Augusto de Almeida

          • Carlos Santos diz:

            NOTA DO BLOG – Boa sorte.

  5. anderson diz:

    Ainda tem gente que acredita que a solução para a violência é um Estado policialesco. Claro que a polícia deve ter os recursos necessários para trabalhar. Mas isso não significa colocar ‘um policial em cada esquina’ como propõem candidatos por ai…
    Violência se combate reduzindo as desigualdades, não só financeira, mas de oportunidades também.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.