• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 04/03/2019 - 08:44h
Hoje

Falece em Mossoró o médico e pesquisador Paulo Gastão

Paulo: grande perda (Foto: Web)

O farmacêutico-bioquímico, escritor e pesquisador Paulo de Medeiros Gastão, 80, pernambucano de origem que se tornou mossoroense por inteiro, faleceu nesta segunda-feira (4). O óbito ocorreu em Mossoró, pela madrugada.

Tinha câncer e estava internado na antiga Casa de Saúde Santa Luzia, unidade da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC).

O velório acontece na capela do Seminário Santa Terezinha. Seu sepultamento ocorrerá às 16h no Cemitério São Sebastião, em Mossoró.

Criador e primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), ele escreveu importantes livros sobre o banditismo rural fermentado no Nordeste entre o século XIX e século XX, como “Quem é quem no cangaço”, “Lampião de A a Z”, “O cangaço e a imprensa”, “Jararaca – o cabra valente do Moxotó” e “Geografia do cangaço – nomenclatura”.

Compôs também outras entidades e movimentos culturais, como Fundação Vingt-un Rosado e o Cariri Cangaço.

Nota do Blog – Paulo era uma figura adorável. Inesquecível uma viagem que fizemos juntos há alguns anos, para participação no Cariri Cangaço, entre Crato, Juazeiro, Barbalha e outros municípios cearenses.

Que descanse em paz, meu caro.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura / Gerais

Comentários

  1. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Meus sinceros pêsames à família enlutada. Paulo Gastão permanecerá em nossas memórias. Que Deus o receba!

  2. Rocha neto diz:

    Grande figura humana, convivi com Paulo nos anos de desenvolvimento da cultura de Mossoró, durante o primeiro mandato do Prefeito Dix-Huit Rosado, fundamos juntos a Comissão Organizadora do Carnaval -COC, ao lado de Nehemias Cunha, Lauro Monte, Ivonete de Paula, Néstor Saboya, João Bosco Queiroz, Nilo Santos, e tantos outros que faziam o carnaval de rua de Mossoró, tendo como Quartel da Folia, a Praça do Pax aonde ficava montado o palanque oficial, com presenças de diversas autoridades municipais, integrantes da imprensa falada e escrita e diretores de escolas e FURRN. Pelo corso minuciosamente organizado sob a presidência de Paulo Gastão, desfilavam os blocos Sky, Ray Fay, As Margaridas, Camafeus de Oxóssi, As Milindrosas, As Ciganas, além das agremiações Salinistas, Pimpões, Baraunas, Democratas, Tribos de Indios e tantos outros. Que saudade destes bons tempos da história do Carnaval de Mossoró que poucos ou quase ninguém lembram mais… e tudo isto tinha não um pouco, mais sim, um muito da organização esmerada que o amigo PAULO DE MEDEIROS GASTÃO sabia fazer com maestria, pois foi uma figura que fez história em nossa cidade, não só através dos seus escritos inerentes ao Cangaço, mais com a sua passagem pela maior festa popular da época, o Carnaval, momento em que o destino ironicamente escolheu hoje para levar Paulo Gastão, em pleno momento carnavalesco para partir definitivamente para a Casa do Pai Celestial, para viver na bem-aventurança dos justos.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.