• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 03/10/2015 - 12:56h
Guamaré

Fechamento de unidade de biodiesel surpreende especialista

“Uma lástima essa inesperada notícia do fechamento da Planta de Biodiesel de Guamaré”. A notícia pegou Jean-Paul Prates, suplente da senadora Fátima Bezerra (PT), consultor em Energia e ex-secretário de Energia da gestão Wilma de Faria (PSB).

Planta de Biodiesel produz um diferencial para a economia do RN (Foto: reprodução)

“Lutei muito, enquanto secretário de Energia de Wilma – e com ela, por esta conquista. Tivemos por 5 anos a primeira biorefinaria do País: uma planta de biodiesel no mesmo complexo da Refinaria Potiguar Clara Camarão, em Guamaré”, relata.

Reverter

“Há tempo de se mobilizar para mantê-la em funcionamento e até expandi-la, com pouco investimento adicional e atingir capacidade comercial. Com o fechamento, o RN perderá a autosuficiência em biodiesel, hoje misturado compulsoriamente ao diesel comercial”, avisa.

Prates diz que “graças à nossa refinaria, por muitos ainda desprezada, somos autossuficientes (e “exportadores”) de diesel, QAV e gás de cozinha.”

Ele não considera a questão como fechada, apesar do anúncio público. “Certamente, junto com a senadora Fátima Bezerra e o Governador Robinson Faria (PSD), conseguiremos reverter esta decisão.”

Compartilhe:
Categoria(s): Economia

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “O Sindipetro avalia que sob o argumento da necessidade de redução do endividamento e de aumento da remuneração dos acionistas, vai se desenhando um modelo de empresa segmentada, focada na produção e exportação de óleo cru, “sem qualquer preocupação com a promoção e geração de mais empreendimentos e empregos de qualidade no País, fazendo com que economias locais em que a indústria do petróleo tenha peso significativo, como a do Rio Grande do Norte, sejam duramente atingidas”.”
    NECESSIDADE DE REDUÇÃO DO ENDIVIDAMENTO FAZ A PETROBRAS FOCAR NA PRODUÇÃO E EXPORTAÇÃO DE ÓLEO CRU.
    Isto está na nota do Sindipetro.
    E o ENDIVIDAMENTO aconteceu por causa da maldita corrupção que praticamente destruiu a Petrobras.
    Não pensem que é só no RN que o desemprego está comendo de esmola.
    “50 mil trabalhadores perderam emprego no Rio com o escândalo da Petrobras
    Suspensão de obras devido à Operação Lava Jato transformou eldorados em uma nação de desempregados desesperada em busca de novas frentes de trabalho. Em casa, a família passa necessidades com pouca comida e a moradia ameaçada.” O DIA.
    Tudo isto acontecendo por causa da maldita corrupção.
    E mais demissões vão acontecer. A Petrobras, CONFORME RECONHECE O SINDIPETRO, está voltada apenas para produção e exportação de óleo cru.
    Vão agora políticos que não conseguem sequer subsídio para milho posar para fotos e dizerem que estão lutando pela manutenção de empregos que estão irremediavelmente perdidos. Demagogia pura.
    Quem praticamente quebrou a Petrobras provocando todo este desemprego foram os corruptos para os quais esta senadora passou ponto de rifa, como se milionários eles não fossem. Se quiser fazer alguma coisa por estes trabalhadores desempregados, passe ponto de rifa em favor destas vítimas da CORRUPÇÃO.
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM OUTUBRO? VÃO DEIXAR SAL GROSSO PRESCREVER?

    • Carlos Andre diz:

      O desgoverno petista destruiu a Petrobras com: corrupção, ideologia imbecil e incompetência administrativa.

      Qualquer cidadão bem informado de meia idade já notou que estamos em um período em que as fontes de energia renováveis e não poluentes estão em ascensão, imaginar que o petróleo ainda fosse durar mais cem anos e com sua demanda sempre crescente e com cotações acima de U$ 100 o barril, seria coisa de criança.

      Se já não bastasse o tiro no pé com os vultosos investimentos para a exploração da caríssima “miragem” chamada pré-sal, ainda teve os companheiros petistas espoliando a velha peroba ate se fartarem e empapuçarem de tanto roubar.

      Fico a imaginar o preço que meus filhos e netos vão pagar pelos desmandos dessa quadrilha que se instalou no poder de nosso país.

      Bando de desgraçados!!!!

    • naide maria rosado de Souza diz:

      Sr. Inácio. Pego carona em seu comentário. Corrupção sangrenta!

  2. João Claudio diz:

    As pernas da PTrobras em um passado não muito distante, eram de aço. Hoje, são de barro.

    Repito: o orgulho dos brasileiros (no passado) deve 5 (cinco) vezes o seu valor de mercado (no presente).

    Qualquer empresa deste país, ou do mundo já teria fechado as portas, e o dono não teria credito para comprar um Din Din fiado.

    Os investidores norte americanos que foram lesado com as mentiras da empresa, moveram uma ação de vários milhões de dólares conta a mesma.

    Mentira nos EUA, dá cadeia. E grande. Já pensou se a moda pega no Brasil? 99,99% dos políticos seriam presos KKKK

  3. José Maria Luz diz:

    A administração da Petrobras nos últimos 10 anos, só o que se observa é retirada de investimento no RN. A nossa classe política, pouco ou nada faz para reverter essa situação. Perdemos a refinaria, para estado onde nem petróleo tem, perdemos a Transnordestina, retirada em quase 100./. dos investimentos da Petrobras no RN para o pré-sal. E agora se anuncia o fechamento da unidade de biodiesel, onde se observa que não se ouviu ninguém, até os políticos do partido do Governo foram pegos de surpresa, o que nos passa uma tremenda falta de irresponsabilidade e falta de compromisso com o estado que sempre deu apoio político aos Presidentes Lula e Dilma. Lamentável…

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.