• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 18/12/2013 - 16:27h
Operação Hígia

Filho de ex-governadora Wilma e mais dez são condenados

Lauro Maia foi denunciado por formação de quadrilha, corrupção passiva e ainda tráfico de influência

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte condenou 11 pessoas e absolveu completamente outras três no processo da “Operação Higia”. A sentença, com 287 páginas, foi do Juiz Federal Mário Azevedo Jambo, da 2ª Vara Federal.

Lauro: 16 anos de prisão, segundo sentença

Além das penas de prisão, aos condenados também foram aplicados a obrigatoriedade do pagamento de multas. A Operação Higia  denunciou esquema de corrupção na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, recaindo sobre fraudes em processos licitatórios, crimes de corrupção e tráfico de influência.

“A corrupção é um delito devastador em relação à credibilidade da Administração Pública. Além do dano moral, causa gigantesco prejuízo aos cofres públicos e é executado de forma dissimulada e silenciosa.  No entanto, em verdade, representa um delito de extrema violência, da violência indireta, porque faz o sangue respingar longe, geralmente nas filas dos hospitais públicos, abarrotados e sem estrutura, ou na supressão das possibilidades e esperanças de futuro para aqueles que buscam uma escola pública de qualidade”, destacou o Juiz Federal Mário Jambo, na sentença.

ABSOLVIDOS

GENARTE MEDEIROS DE BRITO JÚNIOR

MARCO ANTÔNIO FRANÇA DE OLIVEIRA

MARIA ELEONORA LOPES D’ALBUQUERQUE CASTIM

CONDENADOS

EDMILSON PEREIRA DE ASSIS –  crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, corrupção ativa, fraude ao caráter competitivo do procedimento licitatório. PENA TOTAL: 12 anos e 4 meses, a ser cumprido inicialmente em regime fechado

FRANCINILDO RODRIGUES DE CASTRO –  crime pelo qual foi condenado: corrupção ativa. Pena total: 3 anos e 1 mês, substituída por pena restrititiva de direito

FRANCISCO ALVES DE SOUSA FILHO – crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, corrupção ativa, fraude ao caráter competitivo do procedimento licitatório. PENA TOTAL: 12 anos e 4 meses, a ser cumprido inicialmente em regime fechado

HERBETH FLORENTINO GABRIEL – crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, estelionato, corrupção ativa, fraude ao caráter competitivo do procedimento licitatório. PENA TOTAL: 14 anos a ser cumprido inicialmente em regime fechado

JANE ALVES DE OLIVEIRA MIGUEL DA SILVA – crimes pelos quais foi condenada: quadrilha e corrupção ativa. A ela foi aplicada a delação premiada. PENA TOTAL: 2 anos, 4 meses e 20 dias, convertida em restritiva de direito.

JOÃO HENRIQUE LINS BAHIA NETO – crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, corrupção passiva, tráfico de influência. PENA TOTAL: 12 anos, 5 meses e 26 dias, a ser cumprido inicialmente em regime fechado

LAURO MAIA – crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, corrupção passiva e tráfico de influência. PENA TOTAL: 16 anos, 3 meses e 18 dias, a ser cumprido inicialmente em regime fechado.

LUCIANO DE SOUSA – crimes pelos quais foi condenado: quadrilha e corrupção ativa. PENA TOTAL: 5 anos, 7 meses e 10 dias a ser cumprido inicialmente em regime semiaberto

MAURO BEZERRA DA SILVA – crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, corrupção ativa, fraude ao caráter competitivo do procedimento licitatório. ENA TOTAL: 12 anos e 4 meses, a ser cumprido inicialmente em regime fechado

ROSA MARIA D’APRESENTAÇÃO CALDAS SIMONETTI – crimes pelos quais foi condenada: quadrilha, corrupção passiva. PENA TOTAL: 8 anos, 8 meses e 26 dias, a ser cumprido inicialmente em regime fechado

ULISSES FERNANDES DE BARROS – crimes pelos quais foi condenado: corrupção passiva. PENA: 2 anos, substituída por restritiva de direito.

Com informações da Justiça Federal do RN.

Nota do Blog – O nome de maior proeminência entre os condenados é o de Lauro Maia, filho da atual vice-prefeita natalense e ex-governadora Wilma de Faria (PSB).

A Operação Higia é resultado de uma denúncia de superfaturamento e licitações fraudulentas na Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP). Teve início em 2009, com enorme repercuss~~ao.

Um dos destaques foi a prisão do filho da então governadora Wilma de Faria. Ele chegou a ser candidato a deputado estadual no ano seguinte, sem sucesso. A condenação dele foi um dos pedidos feitos pelo Ministério Público Federal (MPF).

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Carlos André diz:

    Se fosse apurar todos os crimes do filho de Wilma Maia nunca mais ele sairia da cadeia, esses 16 anos ainda é pouco para esse LADRÃO.

    CANA NELES!!!!!

  2. erivan diz:

    Parabens pra justiça que punil os culpados . SÓ gostaria que essa mesma justiça desse uma investigada no rombo que a prefeita passada deixou na prefeitura de mossoro e tambem a carrada de dinheiro que o governo do estado junto com a marca desviou do hospital da mulher .

  3. carlos almeida diz:

    O filho de Wilma vai pra cadeia mesmo, ou é só bafafa?

  4. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Cabe recurso?
    ////
    FALTAM MEDICAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA NA UBS CHICO PORTO.
    Está é a administração Francisco José.

  5. Inácio Augusto de Almeida diz:

    O trem carregado de pedra do FUNDEB E SUS já saiu de Brasília.
    ///
    FALTAM MEDICAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA NA UBS CHICO PORTO.
    Está é a administração Francisco José.

  6. CANINDÉ SILVA (CANINDÉ DO SANTO ANTONIO) diz:

    Este canalhas não passam 01 (um) mês na cadeia,(anotem), bem como seria de bom alvitre que tal noticia, fossem noticia na rede UOL, isto sim é uma boa matéria. Falta só o do sanguessuga, que tenho fé e esperança de ver os culpados na grade.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Caro CANINDÉ SILVA (CANINDÉ DO SANTO ANTONIO)
      Pode ficar certo que passam.
      O Brasil mudou.
      Basta ver os que estão mofando na Papuda.
      Tudo gente com livre trânsito nas altas rodas palacianas.
      O Zé Dirceu, não fosse o escândalo do mensalão e hoje seria o Presidente da República. Ele era o candidato do Lula. Dilma surgiu depois que o Zé Dirceu se queimou.
      Como a vida é cheia de voltas. De candidato eleito a Presidente da República a PRESIDIÁRIO.
      Isto nos dá a certeza de que os tempos das condenações de mentirinha chegaram ao fim.
      Ou alguém tem mais influência neste país do que a Presidenta da República?
      O pior que poderia acontecer aos corruptos e o melhor que poderia acontecer ao Brasil aconteceu.
      A prisão e o cumprimento de pena por parte dos mensaleiros.
      O Brasil mudou.
      O que falta mudar são os corruptos. Precisam se convencer de uma vez por toda que furtar o dinheiro do SUS ou do FUNDEB agora dá cadeia.
      Embolsar o dinheiro da MERENDA ESCOLAR, MATERIAL DIDÁTICO E UNIFORME ESCOLAR DÁ CADEIA!
      Embolsar o dinheiro dos REMÉDIOS DÁ CADEIA!
      FURTAR QUALQUER DINHEIRO PÚBLICO AGORA DÁ CADEIA!
      Estes que foram condenados vão mofar na cadeia.
      Muito breve outros se juntarão a eles.
      ////
      FALTAM MEDICAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA NA UBS CHICO PORTO.
      Está é a administração Francisco José.

  7. Carlos diz:

    Balela, conversa para boi dormir ! Cadeia é para pobre.

  8. fernando ff diz:

    Para turma de sapinho ! Nada.

  9. Antonio Augusto de Sousa diz:

    E as acusações contra Vilma, Iberê, Dicsson Nasser e outros? e os “foliadutos”? e mais um bocado de “dutos”? e 1.000.000.000,00 de rombo, que ela deixou prá Rosalba “se virar”? Tem que apurar! Aliás, na oposição do Rio Grande, poucos são os que tem honrabilidade, caráter e dignidade para acusar Rosalba de alguma coisa!. Tenho dito.

  10. Levi Lucena diz:

    PESSOAL VAMOS AJUDAR VILMA ELA PRECISA COITADA NÃO SABIA DE NADA KKKKKKKKKKKKK

Trackbacks

  1. […] Outro desdobramento dessa decisão, acaba criando um caso vexatório: o suplente de Larissa é Lauro Maia (PSB), condenado ontem a 16 anos e três meses de prisão em “regime fechado”, por crimes na chamada “Operação Hígia” (veja AQUI). […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.