• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 17/09/2019 - 20:32h
Sem controle

Fogo se alastra em Patu e governo toma medidas emergenciais

Governo do Estado montou uma força-tarefa para combater o incêndio florestal que atinge uma área de densa vegetação no município de Patu, no Oeste potiguar. Trinta bombeiros militares foram enviados para combater as chamas e o foco do combate será o isolamento da Serra do Lima para evitar que fogo atinja o Santuário que fica no local e que é ponto de turismo religioso no estado.

A governadora Fátima Bezerra (PT) reuniu todas as forças de Segurança Pública e o prefeito da cidade, Rivelino Câmara (MDB), na tarde desta terça-feira (17) e confirmou apoio ao município.

Governadora comandou reunião com presença do prefeito Rivelino, para tomar medidas urgentes (Foto: Assessoria)

O Blog Carlos Santos fez contatos com fontes no próprio município que fica na região Oeste, a 320 quilômetros de Natal e 124 de Mossoró, com área de 319,129 km² e população estimada de 12.755 pessoas (veja mais dados técnicos e estatísticos AQUI).

– O fogo se alastra pela Serra de Patu, correndo pela Serra do Pelado, vizinho ao Santuário do Lima. Atravessou a barragem do santuário, ainda sem controle – comentou agora à noite o radialista Audery Fernandes.

Corpo a corpo

Um posto de comando será montado em Patu, liderado pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Monteiro Júnior, com o apoio da Defesa Civil e da Polícia Militar. O objetivo é acompanhar de perto e definir as melhores estratégias para conter as chamas.

“O combate é realizado no corpo a corpo e o melhor momento para se agir contra um incêndio florestal é no período noturno, devido à umidade do ar, temperaturas mais amenas e menor intensidade de ventos. Nossa equipe é altamente capacitada e, desde ontem, 15 bombeiros militares das cidades de Caicó e Mossoró, mais três viaturas de combate a incêndio atuam no local”, ressalta Monteiro.

Na área alcançada pelo fogo que começou no dia passado, de causas desconhecidas ainda, existem moradores que vivem com agricultura de subsistência e algumas criações. Convivem com fauna em que podem ser encontrados animais silvestres como macaco prego, peba, tatu e outros, mas com vegetação em boa parte seca, apesar do bom inverno dos últimos dois anos.

Um dos grandes temores, é que o fogo que chegue ao santuário, localizado a seis quilômetros da zona urbana de Patu. É um dos maiores locais de religiosidade da região e e foi eleito pelo voto popular como uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais

Comentários

  1. Marcos Pinto. diz:

    Fontes fidedignas atribuem esses incêndios criminosos a psicopatas eleitores e admiradores do psicopata neofascista BOÇALNARO. Que se investigue e se coiba estes bandidos que assassinam a nossa já quase extinto bioma-caatinga.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.