• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 26/09/2016 - 09:16h
Mossoró

Francisco desestabiliza Rosalba num debate pouco produtivo

O debate realizado pela InterTV Costa Branca ao final da noite desse domingo (25), com candidatos a prefeito de Mossoró, não teve vencedor, mas um perdedor: Rosalba Ciarlini (PP). Favorita às urnas, ela embaraçou-se por quase todos os quatro blocos do programa especial.

Foi acuada, ficou nervosa e não respondeu quase nada do que lhe foi perguntado, embaralhando-se principalmente num bate-boca com o prefeito e “candidato” – desistente – à reeleição Francisco José Júnior (PSD), o “Francisco”.

Debate foi pouco produtivo com regras amarradas principalmente pelo tempo (Foto: Redes Sociais)

Mediado pelo jornalista Murilo Meireles, o debate teve um formato draconiano (com um minuto de resposta para cada pergunta) que impediu de fato que qualquer candidato pudesse apresentar propostas e dirimir maiores dúvidas quando inquiridos por contendores.

Rosalba e Francisco, lado a lado no estúdio do debate por força de sorteio, viveram uma atmosfera de “intimidade” que não existe. Ela ficou de tal modo incomodada com sua presença próxima, questionamentos e contestações incisivas, que passou a lhe responder desviando olhar e corpo da câmera frontal, fitando-o e tentando sincronizar ideias e gestual em sua direção. Virou uma espécie de bate-boca de boteco.

Instabilidade

A candidata perdeu-se e não respondeu praticamente à nada do que lhe foi indagado. Ficou emocionalmente instável, com o debatedor que parece mexer com seus instintos mais primitivos. Esse, imperturbável  diante da instabilidade dela.

Francisco foi um franco-atirador hábil com as palavras. Teve enorme capacidade para condensar informações contundentes e tirou-a do prumo. Mesmo já tendo avisado no último dia 19 que não seria mais candidato, não retirou oficialmente a candidatura, ensejando sua convocação obrigatória para o debate.

Após debate, Francisco segura sorriso enquanto Rosalba é entrevistada (Foto: redes sociais)

No debate, alvejou a “Rosa” às vezes que teve oportunidade, contestando uma série de informações que ela debulhava em autopropaganda e no uso de retórica populista.

Para agravar seu desempenho, Rosalba erroneamente insistiu em tentar emparedar seu adversário mais próximo na disputa eleitoral, Tião Couto (PSDB), permitindo-lhe mais espaço e voz. Ele aproveitou a ‘deixa’ e também agravou seu nervosismo, que a fez produzir alguns raciocínios às vezes sem nexo.

Mentira repetida

A ex-governadora foi mal orientada. Relacionar Tião Couto à enxurrada de processos trabalhistas de uma empresa vendida pelo empresário e candidato há cerca de 11 anos e com sede em São Paulo, beirou à inconsequência e irresponsabilidade. A ideia de transformar uma inverdade em verdade, repetindo-a, não foi o melhor estratagema à ocasião. Talvez prevaleça nas redes sociais.

Tião Couto metralhou-a com questionamento quanto à gestão estadual e mais de 40 demandas judiciais. A ex-governadora convive justificou-se, sem negar acusação, que era uma pessoa pública sujeita à investigação e isso considerava algo normal e democrático.

Tião não deslanchou, principalmente nos primeiros blocos do programa. Parecia desconfortável com as câmeras e holofotes, por vezes ininteligível, com dicção sofrível (como se falasse para dentro) para expor propostas vagas.

Cresceu quando passou a ser “puxado” por Rosalba para o centro da esgrima verbal, em que vendeu bem imagem de homem do “emprego” e “ficha limpa”.

Prejuízo

Quem poderia ter se saído melhor, em meio à arenga entre Rosalba e Francisco, além de Tião, era Gutemberg Dias (PCdoB). Entretanto teimou em puxar o candidato Tião para duelo à parte baseado no maniqueísmo PSDB x esquerda (PT/PCdoB). Tempo desperdiçado. Não deve ter ganho voto também, com esse nível de discussão que não interessa ao eleitor comum.

Foi inteligente ao justificar ao final, que não fizera nenhuma pergunta a Francisco, por ele de fato não ser candidato a prefeito. Coerente, sensato. Como Rosalba não adotou igual tática e não teve inteligência emocional, acabou no prejuízo.

O candidato Josué Moreira (PSDC) não foi convidado para o debate,  porque sua coligação com o PSOL não tinha número minimo de parlamentares federais que garantissem sua convocação. Mais uma bizarrice, haja vista que quem não é declaradamente mais candidato (Francisco),  pode participar e ser protagonista.

* Fora da sede da emissora, partidários de Rosalba, Francisco e Tião andaram se atritando. Mas não houve nada mais sério.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2016 / Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “num bate-boca com o prefeito e “candidato” – desistente – à reeleição Francisco José Júnior (PSD), o “Francisco”.”
    Esta era a missão que tinha. E cumpriu bem direitinho as ordens recebidas do chefe.
    ” Para agravar seu desempenho, Rosalba erroneamente insistiu em tentar emparedar seu adversário mais próximo na disputa eleitoral, Tião Couto (PSDB),”
    Que falta faz uma assessoria competente.
    O PIOR É UE A CAMPANHA INDO PARA BREJO E A ROSALBA NÃO OUVE SUGESTÕES PARA MUDAR O RUMO DA SUA PROPAGANDA. É MAIS FÁCIL FALAR COM A RAINHA DA INGLATERRA DO QUE COM A ROSALBA.
    ////////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER INSTANTE!
    CADÊ A BLUSA QUE A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROMETEU AOS ALUNOS?

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Se no próximo debate acontecer DESASTRE igual a debandada dos vereadores que estão apoiando a Rosalba vai começar. E começará pelos que seguem a orientação dos Alves.
      Disto ninguém tenha nenhuma dúvida.
      QUERER FAZER CAMPANHA PAROQUIAL COMO SE FOSSE UMA CAMPANHA DE NÍVEL NACIONAL…
      Falta ainda acontecer alguma coisa em Mossoró?
      ///////////
      OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER INSTANTE!
      CADÊ A BLUSA QUE A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROMETEU AOS ALUNOS?

  2. fernando diz:

    Se tivesse sido questionada sobre festas ela respondia de pronto, só o que ela sabe fazer e fez no circo mossoroense.

  3. naide maria rosado de souza diz:

    Rosalba Ciarlini não se embaraçou. Deve ser muito estranho responder à fantasmas. Há fatos que, decididamente, só ocorrem em Mossoró. A Justiça Eleitoral está pisada através de manobra.

    • naide maria rosado de souza diz:

      Encontrei em debochar o termo certo para o procedimento do Prefeito. Ele zomba, escarnecendo explícita e veementemente de um povo, de uma organização eleitoral e de uma cidade.

  4. João Claudio diz:

    Eu nunca tinha presenciado algo parecido na politica.

    Errou o prefeito em ter aceitado o convite para participar do debate após ter desistido da candidatura e não ter absolutamente mais nada a falar sobre o assunto. Errou a TV Novela em o ter convidado e não fazer o mesmo com o real candidato, Josué Moreira. Erraram os reais candidatos postulantes ao cargo de prefeito que ao meu ver não deveriam ter feito uma única pergunta e/ou respondido uma única pergunta do prefeito. ” Não tenho nada a responder e não tenho nada a perguntar”. Esse seria o bordão de todos, e deixassem o prefeito e o mediador a ”ver navios”. Perderam uma excelente oportunidade de ficarem calados, e de quebra, terem dado ”um senhor nó” na TV Novela, o que era por demais merecido, haja vista que, creio eu, ser um fato inédito uma emissora de TV convidar um cidadão para fazer parte de um debate, cujo cidadão não é postulante a nenhum cargo politico.

    Perderam todos, inclusive os mossoroenses que deixaram de dormir para assistir a um espetáculo pífio, deprimente, ordinário, ridículo, medíocre, perplexo e digno de boas gargalhadas.

    Alô TV novela, aproveite e insira partes humorísticas desse debate nas pegadinhas do Faustão, ou no próximo programa dos Trapalhões. Acredito que os brasileiros de norte a sul que não assistiram ”aquilo”, vão dar boas gargalhadas. E, por se tratar de show de humor, a audiência será garantida, até porque, shows de humor são apresentados por esse canal, durante a tarde, ou no mais tardar às 10 da noite. Nunca durante a madrugada.

    Não é toa que Mossoró não é, por muitos, considerada uma cidade, e sim, um ”país”.

    ”Tadin” do povo.

  5. João Claudio diz:

    Com relação a Silveirinha, pela expressão facial em todos os momentos de sua fala, percebe-se que ele sente um profundo e abissal ódio da Rosa.

    É nítido. Estava estampado em sua testa.

    Fatos como esse, Silveirinha, só se vê no interior das favelas, de pessoas extremamente incivilizadas e que nunca sentaram em um banco de escola. São os ”analfas bruto”.

    Com todo respeito aos demais cidadãos educados que moram em favelas.

  6. fernando diz:

    Ela gosta muito de um retrovisor, foi encontrar um com mais de dez anos para atacar Tião. Esse retrovisor tava em qual lixeira? Agora, é bem provavel que ela faça a passeata do RETROVISOR QUEBRADO.

  7. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Fatos importantíssimos acontecendo e a equipe de propaganda da Rosalba não aproveita para desestabilizar a campanha do Tião. Desenhar eu não sei. Falar com a Rosalba eu não consigo. Fazer o quê?
    Melhor ficar mandando notícias à Sra. Naide Maria Rosado de Souza sobre o excelente desempenho das minhas filhas no colégio. É que ela torce tanto pelas crianças.
    Neste resto de tarde quente vou rever o clássico FUGINDO DO INFERNO. Interpretações magistrais dos astros Steve McQueen, Charles Bronson, James Garner, Richard Attenborough.
    /////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER INSTANTE!
    CADÊ A BLUSA QUE A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROMETEU AOS ALUNOS?

  8. Luis Couto diz:

    Silveira, que é hoje um homem rico, investidor de imóveis em larga escala, de agora em diante não dependente de cargos públicos para se manter, revelou que só “permanece” na disputa para ter palanque para atacar Rosalba. Não tem mais nenhuma pretensão política futura, dada a queimação de filme a que se submete. Quanto ao Tião, trata-se de um homem que soube ganhar dinheiro com petróleo. E ponto.

  9. Francy Granjeiro diz:

    Rosalba se baseou quis se mostrar o que ela foi na primeira campanha em 1986. Como de fato fo boa gestora.Mas os tempos mudaram.A segunda a terceira a gestão como Prefeita e como Senadora e como Governadora foi um fiasco.
    #MossoróQuerMudanças
    #MossoróQuerONovo
    #MudaMossoróPraMelhor
    #ForaOligarquia

  10. Francy Granjeiro diz:

    Ah, os jovens de 30 a 18 anos só conhece Rosalba como a pior administradora do estado do RN e o resto é conversa afiada.

  11. Marcos Pinto. diz:

    A desastrosa e incompetente Rosalba ROSADUS, também conhecida popularmente como A ROSA DE HIROSHIMA MOSSOROENSE só ratificou o que sempre foi: Demagoga, mentirosa, exímia em hipocrisia e desfaçatez. VADE RETRO ! Que DEUS nos livre desse desastre !.

  12. Zedobode diz:

    ASSISTIR AO UM DEBATE DESSE,É MELHOR REVER “OS TRAPALHÕES”…QUE PALHAÇADA!!!!

  13. Inácio Augusto de Almeida diz:

    ROSALBA
    Deixe de ficar ouvindo abobrinhas e veja o vídeo do debate Hillary Clinton e Donald Trump.
    E mais não digo.
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER MOMENTO.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.