• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 31/01/2014 - 14:36h
Operação Pecado Capital

Gilson Moura é denunciado por uso de funcionário fantasma

Gilson: problema

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação de improbidade contra o deputado estadual Francisco Gilson de Moura (PROS).  Ele é identificado como articulador de montagem de nomes de “funcionários fantasmas” no quadro de servidores e folhas de pagamento do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN).

Para evitar que o deputado estadual interfira novamente sobre os depoimentos que devem ser prestados pelos envolvidos, o Ministério Público Federal pediu liminarmente o afastamento dele do exercício da função. Como forma de garantir um eventual ressarcimento de danos ao erário, há ainda o pedido de indisponibilidade de bens, com fundamento no artigo 7º da Lei de Improbidade Administrativa.

Enriquecimento ilícito

Segundo informação da Assessoria de Imprensa do MPF, Gilson é acusado de desvio e subtração de valores repassados ao Ipem pelo Inmetro.

Conforme ainda a Assessoria de Imprensa, a quadrilha formada ensejou enriquecimento ilícito dos envolvidos, causando dano ao erário e ofensa a princípios da Administração Pública.

A ação deriva da Operação Pecado Capital, deflagrada em 2011.

Essa investigação resultou no ajuizamento de cerca de 20 ações (improbidade e penais) por parte dos Ministérios Público Federal e Estadual. Graças à delação premiada, alguns implicados resolveram colaborar e apontaram de forma uníssona, que o parlamentar seria o principal beneficiado da trama.

Veja AQUI alguns links com uma série de matérias sobre a Operação Pecado Capital.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Segundo informação da Assessoria de Imprensa do MPF, Gilson é acusado de desvio e subtração de valores repassados ao Ipem pelo Inmetro.”
    Não é este Inmetro que ficaliza as bombas de combustível quanto a correção da quantidade?
    Vocês acreditam que é só no preço da gasolina que somos tungados?
    A quantidade que nos cobram está correta?
    Imaginem se existir corrupção num setor como este que diariamente fiscaliza milhares de postos de combustíveis, sem contar balanças de supermercados, produtos que são vendidos já embalados e pesados, etc.
    Pensem numa SERRA PELADA.
    PENSARAM…
    Que este Deputado tenha todo o direito de se defender, mas que se for provada a sua culpa, ele e todo o bando tem que pagar o mal que fizeram a todos os norteriograndenses na cadeia.
    Não entendo um país que mete na cadeia um TODO PODEROSO como Zé Dirceu e deixa arraia miúda palitando dentes e mangando de todos nós.
    UM AVISO AOS CORRUPTOS:
    Com o cruzamento da EVOLUÇÃO PATRIMONIAL com a renda declarada é mais fácil pegar corrupto do que piaba em açude sangrando.
    Se furtarem, claro que vão continuar furtando, arranjem muito bem onde esconder o dinheiro.
    E mudem o esquema.
    O de laranjas está muito manjado.
    Pouco a pouco o BICHO começa a pegar no RN.
    Ontem em Pernabuco vários VEREADORES foram presos.
    VEREADOR TAMBÉM VAI EM CANA.
    Breve teremos muitas novidades…
    ///
    O MUNDO ESTÁ MUITO ALÉM DA NOSSA ESPERTEZA.
    Inácio Augusto de Almeida

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    NO CEARÁ É ASSIM.
    “terça-feira, 28 de janeiro de 2014
    MP DIVULGA BALANÇO DO PROJETO “O PROMOTOR E A COMUNIDADE PELA MORALIDADE”
    Cerca de 400 cearenses foram capacitados em 2013 e estão aptos a acompanhar os gastos públicos, a identificar irregularidades e a agir em casos de corrupção. O dado faz parte do balanço anual do projeto “O promotor e a comunidade pela moralidade”, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado do Ceará. A idealização e a coordenação do projeto é do promotor de Justiça Alexandre Aragão.
    Em 2013, foram realizados cursos em oito municípios cearenses. O número corresponde ao dobro dos municípios beneficiados entre os anos de 2009 e 2012. As capacitações contaram com a presença de importantes personalidades cearenses, como o bispo emérito da diocese de Limoeiro do Norte, dom Edmilson Cruz, e o procurador do MP de Contas do Ceará Gleydson Antônio Pinheiro Alexandre.
    Como resultado das propostas apresentadas nos cursos, foram criadas duas organizações não governamentais com a finalidade de fazer o controle social, sendo uma em Parambu e a outra em Chorozinho. A ONG de Parambu, por exemplo, denominada Inpac, denunciou várias irregularidades na administração local. Em Mucambo, cidadãos denunciaram formalmente casos de nepotismo e de irregularidades em licitações e contratos públicos.
    O projeto conta com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), da Comissão Estadual de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB/CE) e do Sindicato dos Professores e Servidores em Educação do Estado do Ceará (Apeoc).
    Fonte: MP CE”
    ///
    Releiam este trecho:
    ” O número corresponde ao dobro dos municípios beneficiados entre os anos de 2009 e 2012. As capacitações contaram com a presença de importantes personalidades cearenses, como o bispo emérito da diocese de Limoeiro do Norte, dom Edmilson Cruz, e o procurador do MP de Contas do Ceará Gleydson Antônio Pinheiro Alexandre.”
    O projeto acontece desde 2009 e conta com o apoio da diocese de Limoeiro do Norte e do MP.
    Igreja e justiça dando às mãos no combate à corrupção.
    Igreja no combate à corrupção.
    OGNs foram criadas.
    É por isto que no Ceará LADRÃO DE DINHEIRO PÚBLICO CAPINA SENTADO.
    Quando a IGREJA no RN vai despertar para o problema da corrupção?
    Quando a IGREJA vai tomar consciência de que a CORRUPÇÃO é o maior gerador de miséria deste país?
    Quando digo IGREJA, estou me referindo a todas elas, sejam CATÓLICAS, EVANGÉLICAS ou ESPÍRITAS.
    Certamente responderão que isto não é problema da IGREJA.
    É SIM!
    Um problema que é deixado de lado PELA COVARDIA dos seus dirigentes, dirigentes que diariamente pregam que PILATOS foi um covarde, quando muito mais covardes somos todos nós.
    Quando uma comissão de alguma IGREJA visitou um colégio e fiscalizou a qualidade da MERENDA ESCOLAR?
    Quando uma comissão de alguma IGREJA procurou saber porque o UNIFORME ESCOLAR e o MATERIAL NÃO FORAM ENTREGUES?
    Quando uma comissão de alguma IGREJA visitou uma UNIDADE DE SAÚDE para ver que tipo de atendimento o povo está tendo e se os remédios estão sendo distribuídos? Nunca nenhuma comissão foi formada para verificar se existem médicos e dentistas nas UBAs nos horários previstos.
    Que o MP do RN siga este exemplo dado pelo MP do Ceará.
    Que os Bispos, Padres, Pastores e Líderes de casas espíritas se preocupem um pouco com o social.
    É preciso a união de todos no combate a esta praga chamada CORRUPÇÃO.
    Será que ainda não entenderam que os vereadores não fiscalizam nada?
    No Ceará a sociedade percebeu isto e partiu, ela mesma, para o combate a LADROAGEM.
    ///
    DEIXAR FURTAR É PIOR DO QUE FURTAR.
    José Américo de Almeida

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    O RESULTADO DA CORRUPÇÃO:
    Leiam:
    01/02/2014 04h56- Atualizado em 01/02/2014 04h56
    Brasileiros já pagaram R$ 200 bilhões em impostos em 2014
    Marca foi atingida neste sábado (1) e registrada pelo Impostômetro.
    No ano passado, valor foi alcançado 13 dias depois,
    Do G1, em São Paulo
    O valor pago pelos brasileiros neste ano em impostos federais, estaduais e municipais já soma R$ 200 bilhões. A marca foi registrada neste sábado (1), por volta de 4h30, segundo o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
    No ano passado, a mesma marca foi registrada 13 dias depois, em 14 de fevereiro, o que aponta para o aumento da carga tributária em 2014.
    Segundo a ACSP, a tendência é de alta da carga tributária neste ano em razão da situação mais apertada das contas públicas.
    “Nesta semana, recebemos a notícia de que os gastos do governo federal atingiram um recorde histórico em 2013 e que os investimentos cresceram muito pouco. Isso mostra que o problema das finanças públicas não está do lado da receita mas, sim, do lado do gasto, da despesa”, diz o presidente da associação, Rogério Amato.
    ////
    Certamente achando pouco os impostos que o brasileiro paga a Presidenta Dilma QUEIMA dinheiro do povo brasileiro em DOAÇÕES disfarçadas de empréstimos ao sanguinário ditador cubano e a um dos regimes mais corruptos da África, tão corrupto que um generaleco idiota presenteia uma PROSTITUTA brasileira com 100 MIL DÓLARES.
    Tudo isto acontecendo e aquele que tem a audácia de levantar a voz contra estes desmandos passa a ser mal visto por uma sociedade que se acostumou a todo tipo de desmandos.
    Por denunciar UPA fechada a cadeado em pleno horário de expediente, por denunciar MERENDA ESCOLAR de baixíssima qualidade e a não ENTREGA DO UNIFORME e do MATERIAL ESCOLAR, passei a ser uma pessoa má vista em Mossoró, como se fosse eu que FURTASSE o dinheiro da MERENDA, MATERIAL E UNIFORME ESCOLAR.
    Eu não furtei o dinheiro dos remédios que faltaram para distribuição gratuita.
    Não é para mim que devem torcer o nariz, mas sim para os que compraram quase 50 MIL REAIS de MATERIAL DE LIMPEZA e quase 100 MIL REAIS de GÊNEROS ALIMENTÍCIOS para a CÃMARA MUNCIPAL DE MOSSORÓ e NÃO PODEM MOSTRAR a nota do que foi comprado.
    Vocês deviam torcer o nariz é para quem ESCONDE ESTAS NOTAS, para quem tem todas as condições de mostrar estas notas de compra e não mostra porque é CONIVENTE com este, digamos, absurdo.
    Um dia vocês descobrirão que este dinheiro dos ,que na sua quase totalidade é FURTADO, pertence a vocês.
    É da boca dos seus filhos que este dinheiro é tirado.
    E quando se protesta contra uma gororoba apelidada de arroz de leite, que é servida junto com um ovo frito para as criancinhas a título de MERENDA ESCOLAR, ainda aparece quem diga que GOSTO MUITO DE ARROZ DE LEITO COM OVO.
    Eu quero ver é alguém comer o que apelidaram de arroz de leite e dizer que gostou.
    A cada ano os impostos aumentam.
    Como para tudo tem um limite…
    Estou me convencendo que PILATOS é o personagem histórico mais injustiçado de todos os tempos.
    QUE DEUS ME PROTEJA.
    ////
    O RIO DA COVARDIA DESÁGUA SEMPRE NO MAR DOS FRACASSOS.
    Inácio Augusto de Almeida

  4. Raimundo nonato sobrinho diz:

    É lamentável ouvir de políticos que não tem nenhum problema, constrangimento conversar, fazer parcerias e está no mesmo palanque de pessoas denunciadas por desvio de dinheiro público e improbidade. Uns políticos mudam de partidos, partidos mudam de siglas, mais bandidos e corruptos não mudam de caráter.

  5. francisco jordan de mesquita diz:

    é pousando de politico honesto, nunca min enganou desde o tempo da tv tropical, mais um pra se chamar de corrupto.

  6. Raimundo nonato sobrinho diz:

    Mudar de partido é fácil; mudar o caráter são outros 500.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.