• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 17/04/2021 - 10:46h
Socorro

Governadores pedem “ajuda humanitária” da ONU contra pandemia

Governadores buscam um caminho alternativo para apressar socorro à população (Foto: Pablo Jacob/Globo/Arquivo em 02-03-21)

Governadores buscam um caminho alternativo para apressar socorro à população (Foto: Pablo Jacob/Globo/Arquivo em 02-03-21)

O Fórum Nacional de Governadores formalizou nesta sexta-feira (16) pedido para que a Organização das Nações Unidas (ONU) coordene o processo de ajuda emergencial humanitária ao Brasil no âmbito do enfrentamento da Covid-19. Em reunião com a nigeriana que é secretária-geral adjunta, Amina Mohammed, por videoconferência, os governadores disseram que o país está na iminência de um colapso nacional da rede hospitalar.

A situação do Brasil, alertaram os governadores, eleva o risco de propagação de variantes mais contagiosas e letais do novo coronavírus. Hoje, o Brasil é epicentro mundial da pandemia.

“Nosso apelo maior foi para que a ONU possa nos dar ajuda humanitária para viabilizarmos a compra de mais vacinas e avançarmos no processo de vacinação para determos a Covid”, disse a governadora Fátima Bezerra (PT), signatária do documento enviado à ONU e representante do Rio Grande do Norte na reunião.

Amina, adjunta da ONU (Foto: Web)

Amina, adjunta da ONU (Foto: Web)

Intermediação

O documento entregue à dirigente da ONU tem cinco demandas, quatro delas relacionadas a imunização dos brasileiros. Nele, os governadores pedem a intermediação do organismo internacional para viabilizar a compra de vacinas, e apoio para obtenção de insumos hospitalares necessários ao funcionamento de UTIs, a exemplo de oxigênio e medicamentos do “kit intubação”, que estão em situação crítica.

Além da aquisição de 9 milhões de doses de vacinas oriundas do consórcio global Covax Facility, os governadores pediram também a mediação da ONU para negociar o excedente do imunizante da AstraZeneca reservado para os Estados Unidos. “Os Estados Unidos contam hoje com estoque de imunizantes AstraZeneca que não serão consumidos imediatamente. Propomos a aquisição ou empréstimo de 10 milhões de doses”, informou a governadora.

Divulgado pelo Ministério da Saúde, o último Boletim Covid-19 apontava média diária em torno de 3 mil mortes, mais de 70 mil novos casos registrados diariamente e uma taxa de vacinação de apenas 12% da população. Com 3.305 mortes registradas nas últimas 24 horas, o acumulado de óbitos no mês subiu para 47,2 mil, no ano 173,8 mil e no acumulado desde a pandemia 368.749.

Nota do Blog – Extremamente importante a iniciativa dos governadores. Há tempos tenho escrito e comentado em outras mídias (TV’s, rádios etc.) que o socorro humanitário de outros países será imprescindível para evitar uma catástrofe ainda maior no Brasil.

Infelizmente, a postura insana da Presidência da República de renegar a doença, estimular comportamentos como o não uso de máscara e ignorar aglomerações, só pioram o quadro. Além claro, de que em boa parcela do tempo também desdenhou e renegou vacinas. O tempo urge e ruge.

É uma corrida pela vida e todos estamos na fila da morte.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Bem que poderiam incluir nesse pedido a localização dos RESPIRADORES pagos e não recebidos.
    VACINA JÁ

  2. João 👺 Claudio diz:

    Na outra ponta, o governo federal está pedindo, de chapéu na mão, milhares de milhões de dólares ao governo norte-americano para evitar a desmatação da amazônia, cujo dever e obrigação da preservação da floresta é exclusivo do país tupiniquim, e de ninguém mais.

    Pois é! Aquele melhor e maior país do mundo; aquele país mais lindo e maravilhoso de se morar é hoje , sem dúvidas, a maior vergonha do Planeta. Fato, fato e fato.

    Anotem isso ⤵

    A China crecendo 18,3% e os EUA já próximo de vacinar toda a sua população, com certeza devem comemorar o próximo Natal em grande estilo, com o povo nas ruas e sem a obrigatoriedade do uso de máscara. Anotou?

    ‘Apois’ anote essa ⤵, também:

    Em dezembro, os empresários brasileiros ainda vão estar brigando com o governo e exigindo a reabertura de suas lojas; os irresponsáveis ainda vão estar se aglomerando; o governo federal vai continuar a dizer que o país tá quebrado, e quebrou porque ninguém tomou Cloroquina; muitos juízes ‘Margarida’ continuam a aparecer na TV; milhões de Gersons ainda continuam a insistir que são mais prioritários do que os seus semelhantes; entre os intervalos de abre/fecha/fecha/abre, nenhuma academia terá registrado mortes entre seus clientes ‘bombados; os pobres vão estar mais pobres, porém conformados; os ricos vão estar devendo até os cabelos do boga, e os ‘novos ricos’, inconformados em voltar para pobreza, vão estar internados em hospitais psiquiátricos, do SUS; o vírus ‘CumNójo 19. 1/2’ já terá infectado mais da metade da população brasileira, e eu ainda pretendo estar AQUI falando mal de Lula e enchendo o saco dos seus lambe-cus. Até que a morte nos separe.

    A pandemia proporcionou ao brasil uma excelente oportunidade de passar uma borracha em tudo, de apagar tudo e recomeçar de cara nova.
    Mas, pasmem, fez o contrário. Govenos e nação cagaram feio, corroborando uma velha frase do comentarólogo João Claudio:

    ‘O brasil não tem conserto. É um pirão perdido.’

  3. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    O Sr. JOÃO…CLÁUDIO APOPLETICO, ASSIM COMO OUTROS BRASILEIROS DE CLASSE MERDIA ( MUITO EMBORA, JAMAIS ASSUMAM SUA CULPA), DEVERAS CONTRIBUIU DECISIVAMENTE PARA O ATUAL ESTADO DE COUSAS.

    SOBRETUDO, QUANDO, ATRAVÉS DAS SUAS DIGITAIS CRIMINOSAS, AO VOTAR SOB O SIGNO DO ODIO, DO REACIONARISMO, DA INTOLERÂNCIA E DA ALIENAÇÃO UDENISTAS, COLOCOU NA CADEIRA PRESIDENCIAL, O PIOR DOS PIORES!

    FIGURA DESDE SEMPRE, ABOMINÁVEL DO PONTO DE VISTA POLITICO, SOB TODO E QUALQUER ASPECTO, JAIR CLOROOUINETE CRIMINOSO DE CARTEIRINHA, JAMAIS DEVERIA TER SIDO ELEITO PRA QUALQUER CARGO ELETIVO, EM QUALQUER PARTE DO PLANETA, MENOS AINDA NO BRASIL, DE MAIORIA VULNERÁVEL AO DISCURSO CHARLATÃO, CANALHA E OBSCURANTISTA DE TIPOS ..TAIS E QUAIS.

    OPORTUNO RELEMBRAR AOS BURRO NARIANOS, AFORA O PT NA FIGURA DO PROFESSOR FERNANDO HADDAD, HAVIA E, AINDA HA, A DISPOSIÇÃO DOS DITOS NOBRES ELEITORES..SUPOSTOS HOMENS DE BEM, INÚMERAS OUTRA OPÇÕES….!

    Que o tempo e as indeclinavel demontracoes dos equívocos e erros cometidos, quando do exercício do sagrado voto, lhes oportunizem experiencias suficientes ao exercício da lógica e da lucidez cidadã e democrática!

    Um baraco
    FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO.
    OAB/RN. 7318

  4. João 👺 Claudio diz:

    – VAI PRA CAAAAASA, PADILHA.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.