• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 17/11/2017 - 09:05h
Mossoró

Governo passa informação fora da realidade sobre saúde

“Corredores vazios, três vagas de UTI disponíveis e inexistência de pacientes em filas para ocupar leitos. Essas são algumas das muitas melhorias que o Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia (HRTM) já apresenta, após os benefícios trazidos pela assinatura do Termo de Cooperação Técnica e Financeira entre Entes Públicos (TCEP) firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró (SMS) no início de novembro”.

Esse parágrafo acima é a abertura de texto oficial distribuído no dia passado (quinta-feira, 16), pela Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, com informações que são relativamente desonestas e tentam enganar a boa-fé da população. Foram espalhadas na mídia e redes sociais, com escassos questionamentos da própria imprensa.

HRTM vive situação atípica e governo passa informação parcialmente verdadeira (Foto: cedida)

Na verdade, os “corredores vazios” decorrem da greve na Saúde, que empurra atendimento para a capilaridade existente nos bairros e outros municípios, ou seja, Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Urgência e emergência, reais prioridades do HRTM, terminam funcionando.

Audiência pública

Paralelamente, é importante ser assinalado, que nem tudo é inverdade. O Termo de Cooperação Técnica e Financeira entre Entes Públicos (TCEP) realmente está funcionando como o próprio Blog Carlos Santos atestou nos primeiros dias da adoção desse acordo entre estado e prefeitura.

É desdobramento da audiência pública realizada em Mossoró no dia 26 de maio, pela Assembleia Legislativa, numa proposição do deputado estadual Manoel Cunha Neto (PHS), o “Souza”.

A partir da audiência no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do RN (UERN), a questão ganhou celeridade e formalização, bem como outras questões tratadas à ocasião, como cirurgias eletivas e ampliação de leitos de UTI e enfermaria em Mossoró.

O Estado arca com 60% do valor da complementação, cerca de R$ 12 milhões, e o município com o correspondente a 40% no TCEP.

Leia também: Novos leitos de UTI e enfermaria geram resultados imediatos AQUI;

Leia também: Audiência sinaliza com mais leitos de UTI e outros benefícios AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Comunicação / Saúde

Comentários

  1. Carlos André diz:

    O aspecto atual deste hospital só serve para duas coisas, primeiro, demonstrar o nível de cuidado que os governantes tem com o serviço de saúde publica, segundo, colocar medo nas pessoas em precisarem ir neste ambiente e assim tomarem mais cuidado com a própria saúde.

  2. François Silvestre diz:

    Em que, pelas caridade, o governo passa informação dentro da realidade?

  3. RAIMUNDO NONATO SOBRINHO diz:

    A cria saiu pior que o criador: HRTM tem a cara de Rosalba/Robson, ou é o contrário.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.