• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 03/04/2020 - 06:38h
Coronavírus

Governo se pronuncia sobre investigação do Ministério Público

O Governo do Estado emite Nota de Esclarecimento à cerca de procedimento aberto pelo Ministério Público do RN (MPRN) – veja AQUI, em relação a processo licitatório para montagem e funcionamento de um Hospital de Campanha em Natal, para enfrentamento à expansão do coronavírus (Covid-19). Veja abaixo:

Sobre o contrato para gestão de um hospital de campanha, a ser erguido na Arena das Dunas, o Governo do Rio Grande do Norte tem a esclarecer que:

A estrutura, que ampliará de forma substancial o número de leitos na capital para fins de Covid-19, faz parte do Plano de Contingência elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e atende a uma lógica de evolução da epidemia.

As ações em curso, via Plano de Contingência, se concentraram prioritariamente em expandir novos leitos em prédios hospitalares próprios do estado. No entanto, essas estruturas foram consideradas insuficientes para atender a demanda de curtíssimo prazo que as projeções apontam. Daí a necessidade de agregarmos novos leitos.

Nesse contexto se insere o hospital de campanha.

O Governo tem atuado em Natal, região metropolitana, Mossoró e demais cidades do interior para ampliar a assistência aos potiguares acometidos pela pandemia, que é de preocupação internacional. No caso da capital e entorno, área mais populosa do estado, resolveu encaminhar uma chamada de preço para contratação de entidade filantrópica ou organização social que possa fazer o gerenciamento da estrutura, a ser erguida no estádio Arena das Dunas, equipando-a e disponibilizando mais leitos para assistência da população.

O contrato, quando firmado, será por tempo determinado, de no máximo 180 dias, e o valor previsto tem como base pesquisa de preço elaborada por profissionais da área capacitados para este tipo de atividade.

O Governo do Estado optou por esta modalidade, a exemplo de todos os estados do país, uma vez que não há equipamentos, insumos ou mão de obra disponíveis para suprir a demanda premente. A que dispomos, como dito antes, é absolutamente insuficiente.

O Governo do Estado reafirma o compromisso de seriedade, honestidade e transparência, marcas desta gestão, e comunica que convidará os órgãos de controle – Ministérios Públicos Estadual e Federal e Tribunal de Contas do Estado – para participarem e acompanharem as ações que visam o atendimento à população em tempos de pandemia.

O que queremos é a união de forças para salvar vidas.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Eu disse e repito; estado de calamidade pública (compras sem licitações) é uma ‘ex$$elente’ oportunidade para governos e servidores de departamentos de compras meterem a mão (sem pena) no dinheiro público.

    E o que é melhor: levar o dinheiro pra casa. CA-SA.

    – Amigo, quanto custa o litro de álcool?

    – Pra você, 5 real ‘pá disconto’. Para o governo, 10 real.

    РEntendi. Eu vou comprar 5 mil litros, mas preste aten̤̣o:

    Você vai vender cada litro por 10, faturar por 20 e me devolver a diferença. Sabe cumé, né? O meu salário é baixo e eu preciso me virar para comprar o leite dos meninos. Estamos combinados?

    – Tâmu! Mas de 1.000 ml, eu só vou entregar 900. Eu também tenho meninos e eles também bebem leite.

    – Ô meninos pra gostarem de leite, né não? Mas deixa isso pra lá. Vamos fechar negócio antes que o corona diga adeus e mate os meninos de fome.

    – O senhor sabe dizer se o pagamento da venda do álcool sai ‘ligêro?

    – O pagamento é no departamento aqui ao lado. Se você tiver pressa, retire mais 100 ml do litro, venda a outra pessoa, receba o dinheiro e ‘molhe a mão’ dos colegas. O cheque sai num piscar de olhos. Eles têm meninos que nem presta.

    Hummmmmmmmm…..!!! O nome disso é….

    – …’Leite das crianças’. Quando vc vier entregar o álcool você grita: ‘OLHU LEITE’. Repita quando vier receber o checão. No mais….bico fechado. Entendeu?

    – Ah, tá! Vou providenciar o álcool. Passar bem.

    Triiiiiiiiimm…Triiiiiiiimmmmm

    РPois ṇo, Seu Gerson.

    – Girleidiana, pode mandar entrar o próximo fornecedor.

    – É pra já. ATENÇÃO: aviso a todos os fornecedor que o atendimento é por ordem de chegada. O próximo a entrar para falar com Seu Gerson, é quem recebeu a ficha 48. Atenção ficha 48. Pode entrar.
    (aff! com esse mundão de gente querendo vender e Seu Gerson comprando tudo, eu acho que vou sair daqui lá pra meia noite. E se essa pandemia demorar… sei não, viu? Coitado do Seu Gerson, trabalhando sozinho…. mas eu axepôco. Ele não quer ajuda de ninguém. Prefere trancar a porta e trabalhar sozinho. Na sala só entra ele e o vendedor.)

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.