• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 27/08/2014 - 17:35h
Supremo mistério

Governo segura auditoria e sua bancada culpa a Uern

Trabalho especial custou quase 300 mil reais e prefeitura engaveta resultado culpando universidade

Sobrou para a Universidade do Estado do RN (UERN). A culpa pela não divulgação até hoje da auditoria realizada na folha de pessoal da Prefeitura de Mossoró, terminou recaindo sobre a instituição.

Jório diz que Uern não é infalível. Existem erros (Foto: reprodução)

Em debate acirrado hoje no plenário da Câmara Municipal,  a bancada governista rejeitou requerimento para apresentação da auditoria, alegando que o trabalho está “com erros”.

A proposição foi do vereador Tomaz Neto (PDT). Contudo bem antes, no dia 27 de julho, há um mês (veja AQUI), ele já pedira cópia através de ofício protocolado no Palácio da Resistência, sede da Prefeitura. Até hoje, sem resposta.

Escudando o governo, o vereador Jório Nogueira (PSD) foi cortante em seus argumentos contrários à apresentação pública da auditoria, realizada pela Uern.

Segundo ele, a Uern é passível de falhas e, por isso, seria prudente não apresentar o relatório do que foi levantado. Para ser mais convincente, foi mais incisivo.

No calor da altercação com os vereadores Tomaz Neto e Genivan Vale (PROS), principalmente, assinalou: “Tem gente que se formou lá (na Uern) e não sabe nem fazer um ó com uma quenga” (sic). Portanto, pode errar, “não é perfeito” (sic).

O líder da bancada governista, Soldado Jadson (Solidariedade), foi mais polido e erudito, ponderando que a auditoria continha algumas “incongruências” (absurdos, desarmonias etc.).

Reitor silente

O Blog ligou para o celular institucional do reitor da Uern, professor Pedro Fernandes Neto, mas ele não atendeu. Não conseguiu ouvir sua versão sobre o caso.

O relatório da auditoria na folha de pessoal foi entregue ao prefeito Francisco José Júnior (PSD) no dia 13 de junho último. Faz, portanto, quase dois meses e meio que está guardado.

Esse trabalho foi visto por ele como “fundamental” para poder administrar o município com informações seguras. Foi assim que justificou a medida quando era prefeito interino e durante campanha eleitoral suplementar, quando apresentou a ideia como uma bandeira de “transparência”.

Francisco José Júnior chegou a ponto de gracejar durante debate promovido pela TV Cabo Mossoró (TCM) no dia 28 de abril passado, com os candidatos à prefeitura. Disse para a concorrente Larissa Rosado (PSB), que ao receber a auditoria enviaria até uma cópia para ela.

Reforma Administrativa

O documento tem cerca de 250 páginas e foi entregue numa reunião com o prefeito e outros auxiliares, em meio a uma explanação dos auditores da Uern, durante quase três horas. O material investigou a situação funcional  um contingente da ordem de 6.300 servidores, entre comissionados, terceirizados e efetivos.

A Prefeitura de Mossoró chegou a anunciar em sua própria página na Internet, que a auditoria “serviria” para nortear sua reforma administrativa. A reforma foi aprovada pela Câmara Municipal e, pelo visto, ignorando o estudo científico da Uern, que custou R$ 299.600,00 mil aos cofres públicos. A Previ-Mossoró, autarquia que administra a previdência própria dos servidores municipais, assegurou pagamento de 50% do custo.

Enfim, dinheiro público e dinheiro do próprio servidor investido. Até aqui, para continuar engavetado, envolto em seus próprios mistérios.

Mais derrubada

A bancada governista da Câmara Municipal de Mossoró derrubou também o requerimento do vereador Genivan Vale que pedia esclarecimentos sobre débitos da Prefeitura com cooperativas médicas. O parlamentar solicitava que o Executivo encaminhasse à Casa Legislativa o relatório com o total de débitos com as cooperativas dos anestesiologistas e obstetras.

O requerimento tinha como objetivo esclarecer o impasse que fez com os serviços de anestesiologia e obstetrícia fossem suspensos no município. “O prefeito diz que não deve e os médicos dizem que a PMM deve. O relatório possibilitaria à Câmara ajudar a encontrar uma solução para o problema”, declarou Genivan, lamentando o posicionamento da bancada.

Nota do Blog – A auditoria na folha da Prefeitura de Mossoró lembra a “Caixa de Pandora”, da mitologia grega.

Ela carregava todas as desgraças terrenas em seu interior, mas continha um bem precioso em contraponto: “a esperança”.

Em Mossoró, ter esperança em mudança de hábitos na política e na administração pública, é sonhar demais.

Sobram as desgraças.

Pobre Mossoró!

Veja bastidores políticos em nosso Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Reportagem Especial

Comentários

  1. João Claudio diz:

    A proposito, alguém sabe dizer se a UERN já tinha realizado um trabalho como esse antes de “pegar” o serviço da prefeitura? Faço essa pergunta porque, um serviço que não é um bicho de sete cabeças; foi realizado em tempo recorde ao “precinho” de 300 mil reais e ainda sair com “defeito de fabrica”, não é um mal serviço. É incompetência mesmo. Sinceramente eu não entendo porque o prefeito não designou uma equipe competente da própria prefeitura para fazer essa auditoria, haja vista que o resultado só interessava a ele. Os Contadores da Casa fariam esse tipo de trabalho na maior moleza e sem nenhum ônus para a Prefeitura. Mas se o prefeito optasse mesmo em fazer o serviço com “pessoas de fora”, tivesse consultado uma ou mais EMPRESAS DO RAMO em Fortaleza ou Recife. O custo poderia ter sido bem menor. E qualidade também.

    • Kathia Brandl diz:

      Absurdo o gasto com uma auditoria. No Brasil é assim um problema leva a outro.

    • LUÍS MOURA diz:

      Mas não há razão para um tagarela qualquer querer tirar o mérito de toda uma comunidade universitária .Gente assim,às vezes não sabe nem desenhar uma linha reta com uma régua.Já bastam as besteiras que o tal veredor pronuncia na câmara.Quem defende gente assim deve estar trocando algum favor.

  2. Tiago diz:

    Basta aplicar a Lei de acesso à informação. (Lei 12.527/2011).
    Qualquer cidadão pode solicitar acesso às informações da Auditoria e, se negado, a autoridade pública responde criminal e civilmente.
    Bota pra funcionar. Os vereadores podem exercer essa cidadania, ou mesmo o blogueiro.

  3. Carlos diz:

    E ainda tem gente que acredita em papai Noel ! A UERNE é uma Universidade, não é o MOBRAL. Portanto, tem todas as qualificações técnicas necessárias e profissionais capacitados para realizar tal auditoria. Agora, dizer que a auditoria contem erros, é querer achar que somos anencéfalos !

  4. anatana maria diz:

    Sinceramente não creio que houve nenhuma “incongruência” na auditoria como quis que entendêssemos o ilustre edil que apoia o prefeito sem noção. O QUE TEM, NA VERDADE, É MUITA SUJEIRA, PODRIDÃO MESMO, QUE SE FOR MOSTRADO, RESPINGA EM MUITA GENTE DA ELITE. Mais uma vez o candidato que propagou mudanças, transparência e um trabalho honesto, estar APENAS E TÃO SOMENTE dando continuidade ao cenário político de décadas existentes na pobre cidade de Mossoró, com a singela diferença de não ter o mesmo traquejo e preparo que seus antecessores. Usou e abusou da ingenuidade do povo, cansado de tanta mentira e safadezas. Mas o que mais é revoltante, não É A CONSTATAÇÃO DO CONTINUÍSMO DA POLÍTICA SEBOSA E CORRUPTA, MAS SIM A AUSÊNCIA, INÉRCIA E APATIA DAQUELES QUE TEM OBRIGAÇÃO DE ZELAR PELO BEM PÚBLICO E PELA MORALIDADE. Nesse caso da auditoria, SE O MP EXIGISSE A APRESENTAÇÃO, QUAL SERIA A ARGUMENTAÇÃO?????? MAS, quem pede? Um vereador que REPRESENTA O POVO, POVINHO, RELES, PLEBE, porque incomodar-se com isso….se quem realmente tem poder pra fazê-lo não o faz. COM A PALAVRA AS AUTORIDADES!!!!!!!!

  5. Carlos diz:

    Nunca fui fã de votar em eleições por razões óbvias, e votar em vereador, pior ainda ! Pense em um voto perdido, aí está mais uma prova. Estou fora !!

  6. raimundo nonato sobrinho diz:

    Nunca acreditei nessa auditoria. Mossoró nao precisa de auditoria precisa de um gestor sem compromisso com a velha política, de personalidade capaz de promover as mudanças, que coloque a cidade num novo tempo. TEMPO DE TRANSPARENCIA, e COERENCIA.
    O nosso prefeito já declarou que investigaçao é com o ministério Público. Entao pra que auditoria. Nao há nada no ambito da prefeitura que o nosso Prefeito nao saiba, ele está jogando, e isso ele faz muito bem.

  7. raimundo nonato sobrinho diz:

    Como servidor eu fui enquadrado numa sindicancia disciplinar, e o executivo nao precisou recorrer a nenhuma empresa de auditoria, nem a nenhuma universidade, buscou uma comissao dentro do quadro de funcionário que em 30 dias concluiu os trabalhos. Muito eficiente a comissao. Para resolver o problema da folha de pagamento da prefeitura nao precisamos de auditoria. Uma caneta resolve; porque o prefeito CONHCE OS TRILHOS POR ONDE PASSA O TREM DA ALEGRIA, agora parar o trem talves seja uma tarefa para o SUPER HOMEM.

  8. Lindemberg Gomes diz:

    Esse problema da “Auditoria da Folha de Pagamento da Prefeitura de Mossoró”, está gerando uma grande polêmica na cidade, uns alegam incompetência dos mestres e técnicos da UERN, o que é grave porque maculam o nome de uma Universidade e de seus mestres e doutores. Outros dizem que tal documento contém informações bombásticas e demolidoras com efeitos terríveis, alguns afirmam que lidar com essas informações é tarefa para quem tem força e coragem, há quem diga que para se tomar as devidas providências com relação ao peso astronômico dessa folha e suas consequências negativas na administração da prefeitura de Mossoró, talvez não tivesse sido necessário encomendar tal trabalho, se quem encomendou não tivesse o propósito de usá-la e torná-la pública. A história dessa FOLHA DE PAGAMENTO DA PREFEITURA DE MOSSORÓ é alvo de comentários há mais e 16 anos. E AGORA? Como FICA? A Promotoria Pública de Justiça na maiorias dos casos precisa ser acionada em outras não.

  9. Felipe Nogueira diz:

    Realmente é uma vergonha ver um representante do povo tratar a nossa querida UERN com tamanha desconsideração.
    Nobre vereador Jório Nogueira, respeite esta universidade que tanto contribui para a democratização e interiorização do Ensino no nosso estado. Quantos jovens hoje são excelentes profissionais e conseguiram crescer socioeconomicamente devido ao conhecimento adquirido em nossa instituição?
    Não só enquanto cidadão, mas como estudante do curso de Direito da UERN eu vivo a realidade e sei dos excelentes profissionais oriundos desta instituição. Diferentemente do senhor que está defendendo os interesses dos seus pares, nunca o vi nas reuniões que tratam sobre a universidade.
    Ademais, tal fato será debatido na próxima reunião do departamento de Direito da UERN, haja vista que é inegável a qualidade dos profissionais que saem desta insituição. Aliás, as qualidades dos professores e estudantes da UERN são bem maiores do que a dos nossos representantes políticos, como o próprio vereador.

    • anatana dantas diz:

      Felipe, se expressou com LOUVOR!!!! Os alunos da UERN e de qualquer outra instituição de ensino, são mais honrados do que alguns desses vampiros ladrões, sem vergonha e mal caráter que compõem a Assembleia Legislativa da nossa cidade. Basta ver como tratam nossos interesses e os próprios. VAMOS NOS UNIR, LUTAR PRA QUE ESSES BANDIDOS DE TERNO SE PAREM DE ENRIQUECER ÁS CUSTAS DE ESTAREM GANHANDO PROPINA PRA APOIAR AS SAFADEZAS DO PREFEITO SEM NOÇÃO.

  10. LUÍS MOURA diz:

    Onde Cheira mal há algo que pode estar podre. Desafio o vereador Jório Nogueira e seus colegas da câmara a declararem quanto eles ganham na sua função e quanto eles ganham por debaixo do pano. Fazer um “o” com uma guenga, Jório. é mais difícil do que elaborar certos projetos medíocres que certos vereadores apresentam para a sociedade mossoroense. Muito veadores fazem um “o” de tanto esquentar cadeira na câmara. Ser político sério é uma coisa, ser barganheiro com o dinheiro do povo é outra conversa. A política não é uma profissão, é sim a competência e a habilidade que cada um desenvolve com honestidade, respeito, dignidade, etc. A política deve está a serviço de um povo, de uma nação. A política não é pra tornar quem a exerce um rico ou milionário à custa dos superfaturamentos e das obras de faixadas. Muitos ficam denunciando pra desviar a atenção dos bobos, dessa forma, escondem seus crimes. falei, e aí?

    • anatana dantas diz:

      Corretíssimo!!!! Conheço um ‘edil” que já fez uma mansão, comprou carro, vive de farras, gasta e esbanja…com seu salário é que não. Diga-se de passagem que ele ERA OPOSIÇÃO, se elegeu com meu voto como tal, e assim que assumiu “PULOU” PRO OUTRO LADO. Hoje, anda lada a lado com o prefeito e defende TODOS os seus projetos, engaveta os do povo e a única coisa q sabe fazer é sorrir e postar fotos no face….coitado….temos eleição em breve pra vereador…TE ESPERO, no Santo Antônio..

  11. LUÍS MOURA diz:

    Onde Cheira mal há algo que pode estar podre. Desafio o vereador Jório Nogueira e seus colegas da câmara a declararem quanto eles ganham na sua função e quanto eles ganham por debaixo do pano. Fazer um “o” com uma quenga, Jório. é mais difícil do que elaborar certos projetos medíocres que certos vereadores apresentam para a sociedade mossoroense. Muito veadores fazem um “o” de tanto esquentar cadeira na câmara. Ser político sério é uma coisa, ser barganheiro com o dinheiro do povo é outra conversa. A política não é uma profissão, é sim a competência e a habilidade que cada um desenvolve com honestidade, respeito, dignidade, etc. A política deve está a serviço de um povo, de uma nação. A política não é pra tornar quem a exerce um rico ou milionário à custa dos superfaturamentos e das obras de faixadas. Muitos ficam denunciando pra desviar a atenção dos bobos, dessa forma, escondem seus crimes. falei, e aí?

  12. Samir Albuquerque diz:

    Fico a imaginar em que faculdade o vereador se graduou, sim, porque vendo as sessões da CMM, na linha do que ele diz, deve ter sido na UERN.

    Francamente, que imbecilidade sem tamanho!!!
    Em que ponto chegamos na política mossoroense. Mas, vamos lá, vamos pensar que o que diz o vereador condissesse com a verdade, porque não mostrar tais erros?

    Mas, na verdade, de fato, a muitos erros na auditoria, faltou talvez a maquiagem para esconder os salários suntuosos que certos parentes, amigos e afins de certos políticos devem receber. Você quer ver alguns vereadores perderem as estribeiras, fale em auditorias ou CEIs para investigar a folha de pessoal da PMM.

    Sugiro ao vereador que antes de abrir a boca para falar asneiras, atacando o trabalho realizado pela Universidade do Estado do RN, que mostre esses erros, prove, até um parlamentar que não sabe fazer um “O” com uma quenga deveria saber que é assim que se deve atacar algo, provando suas falhas e não se escondendo atrás de alegações vazias.

    Convido inclusive o nobre vereador para verificar se o que aprendi nos dois cursos que tive o prazer de fazer (incompletos) na UERN (Filosofia e Direito) puderam ou não me preparar para fazer um “O” com uma quenga, ou essa habilidade é privativa do nobre parlamentar. O sr. aprendeu em seu curso a fazê-lo vereador, ou é baseado na sua experiência que afirma essa idiotice?

    Francamente, Mossoró e sua politicalha.

  13. Neto Vale diz:

    O problema não é de vírgula ou ponto e vírgula, nem muito menos de forma, o problema é de conteúdo, não interessa a divulgação do conteúdo, a UERN não tem nada a ver com picuinhas. A verdade é que o conteúdo da auditoria não interessa a muitos, joga a responsabilidade na UERN é mais cômodo, essa auditoria deve servir para enquadrar os mais radicais, vez por outra será lembrada, quem viver verá.

  14. Felipe Nogueira diz:

    Já me expressei sobre o caso, porém me sinto na necessidade de compartilhar com os leitores mais um texto publicado no facebook de um aluno de Direito da UERN:

    “EU DESAFIO O VEREADOR JORIO NOGUEIRA A FAZER UM “O” COM UMA QUENGA!

    O que falar do Nobre e atuante Vereador Jório Nogueira, que em meio a tantos projetos importantes de sua autoria apresentados e a serem levadas a Tribuna na Câmara de Vereadores, com o inconteste objetivo de melhorar a vida dos mossoroenses e, logo, da própria universidade (UERN), despendeu um pouco do seu proveitoso tempo naquela câmara para proferir a brilhante frase “A UERN forma cidadãos que não sabem fazer um “o” com uma quenga”.
    Logo, tendo em vista que o mesmo se graduou em OXFORD e, além disso, possui mestrado em COIMBRA e PHD em OHIO, tem agora o dever de ensinar a todos nós discentes esta difícil tarefa de fazer um “o” com uma quenga, por óbvio na próxima sessão da Câmara de Vereadores. Lógico que sairemos todos com os certificados, assim espero e a sociedade também.”
    Gledson, 9° Período da Faculdade de Direito da UERN.

  15. Francy Granjeiro diz:

    O ELEITOR POTIGUAR SÓ SABE O QUE SE PASSA EM MOSSORÓ E OLHA LÁ E MUITO POUCO NO RN.
    OU POVO DESINFORMADO DE DAR DÓ.NAO VEEM ESSES ESCANDALOS QUE ESTAR ACONTECENDO NO PSDB-SP O CASO DO JATINHO DE DUDU CAMPOS, OS 40 ANOS DE HENRIQUE NA CAMARA QUE NAO FEZ PORR NENHUM, ZE AGRIPINO TAMBÉM….PRAS BANDAS DO SERIDÓ JA MUITAS CIDADES COMPRANDO ÁGUA (CARRO PIPA) A 200,00 E O POVO SE ILUDINDO COM O BACURAU “VERDE” NA “SECA”.ELES TOMANDO CONTA DUMA MASSA INGENUA.QUE HORROR!!!

  16. Clecio Alves diz:

    Vou começar a gravar o programa da Câmara dos Vereadores e provar quem realmente não sabe fazer uma letra O.

    • anatana maria diz:

      Apoiado….todos nós sabemos que eles não sabem fazer um “o” com uma quenga, tanto é verdade que esse não deveria ser o linguajar utilizado por um vereador em plenário. Mas o que eles SABEM FAZER MUITO BEM, nós sabemos…….. e sentimos. Nesse assunto talvez o vereador jório e os demais que estão abafando a auditoria tenham PHD.

  17. Helder diz:

    Uma auditoria politiqueira. Aliás e por isso mesmo desnecessária, pois para que analisar aquilo que já tem consciência não é preciso ninguém externo.
    Também não se pode questionar a qualidade, visto que ficou guardada numa caixa preta. Seria pelo falta de qualidade ou por medo dos “demônios” lá estão presentes. Por incompetência ou por falta de coragem de enfrentar esses desmandos…
    É melhor culpar o outro de que mostrar a própria culpa… é essa lógica que parece perpetuar… perpetuar-se para manter o poder e manter-se no poder.
    Pena que não estamos míopes achando que enxergamos tudo.

Trackbacks

  1. […] AQUI. Categoria(s): Administração Pública / […]

  2. […] declarações recentes em plenário, do vereador governista Jório Nogueira (PSD) – veja AQUI -, que desdenhou da importância da Universidade do Estado do RN (UERN). Presidente é professor da […]

  3. […] Municipal, a bancada do governo derrubou requerimento do vereador Tomaz Neto (PDT) – veja AQUI – que pedia cópia do relatório da auditoria, documento de cerca de 250 páginas. Ou seja, o […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.