• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 27/08/2015 - 10:11h
Mossoró

Guarda Civil, inquieta, pode paralisar atividades

A “tropa” está inquieta. Insatisfeita, sejamos mais claros.

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Mossoró pode deflagar movimento grevista em breve espaço de tempo.

Mobilização num momento em que seu papel é colocado em xeque, devido ações degradantes de alguns poucos integrantes, dentro e fora de Mossoró (veja AQUI).

A GCM, por ampla maioria de seus membros, quer ser uma guarda à proteção de bens, serviços e instalações públicas, arrimo auxiliar dos órgãos policiais estaduais e federais – quando solicitada.

O papel de “milícia”, como alguns a querem, não agrada aos de bom senso.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. naide maria rosado de souza diz:

    Mais um setor que não vive bons momentos em Mossoró. Aliás, qual segmento está bem aí ?

  2. igor diz:

    Você falando de “milicia” lembrei de Ardebal Pimenta (Novela Babilônia). rsrsrsrs

    Até que a guarda pode entrar em greve, agora, APOIO da população Mossoroense… eu acho que ta difícil. ficou muito feio a imagem da guarda.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Guarda Civil não é CAPANGA de prefeito.
    Meus parabéns aos jovens da Guarda Civil que não aceitam se prestar a este papel imundo.
    O Comandante da Guarda Civil deve ser escolhido entre os seus componentes e não indicação do prefeito.
    Infelizmente pessoas despreparadas confundem hierarquia com subserviência e, pior, não sabem discernir disciplina de covardia.
    Melhores salários e mais autonomia para a Guarda Civil.
    Tenho certeza de que com Luiz Carlos Martins prefeito a Guarda Civil cumprirá o seu verdadeiro papel.
    MOSSORÓ PRECISA DE UM PREFEITO.
    ////
    BREVE, MUITO EM BREVE, OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS.
    UNIFORME E MATERIAL ESCOLAR NÃO FORAM ENTREGUES EM MOSSORÓ.
    FALTA MERENDA ESCOLAR EM MOSSORÓ PORQUE FALTAM MERENDEIRAS.
    TOMAZ NETO INSISTE EM ESCONDER OS FATOS ESCABROSOS QUE FORAM CONSTATADOS PELA AUDITORIA REALIZA NA PREFEITURA. DOS 622 FANTASMAS QUANTOS FORAM INDICADOS POR DE TOMAZ NETO?

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      O que complica tudo, Antônio, é que querem transformar a Wehrmacht em Gestapo. Querem, mas não vão conseguir. O mossoroense não aceita se prestar a determinados papéis, muito menos existem na terra do sal líderes que assumam as ordens dadas.
      Quem assumiu publicamente ter dado a ordem da OPERAÇÃO DIX-SEPT ROSADO?
      Que comandante é este que desejando obediência cega não passa aos seus comandados a certeza de que toda responsabilidade por qualquer ordem cumprida será assumida por ele?
      Saber mandar cobrir e alinhar, dizer ordinário marche e alto, não é saber comandar uma tropa. Saber fazer isto é ORDEM UNIDA. Comandar uma tropa exige muito mais. Exige conquistar dos comandados total confiança. Exige que os comandados no cumprimento de uma ordem se sintam seguros e certos de que a responsabilidade por tudo o que acontecer na operação será assumida pelo líder. Isto é saber comandar.
      Aproveito para dizer que a sequência de assaltos que está acontecendo em lojas, repartições, colégios etc, podem ser evitados em 90% com a adoção de medidas simples e de custo diminuto.
      Zé Buchudinho me lembra que já deixei telefone e nunca ligaram, apesar de terem se interessado sobre o assunto. Certamente o vereador que apresentou um projeto de segurança IGUAL ao que deixei com o Major Correia Lima numa terça-feira, o vereador apresentou o projeto na segunda-feira seguinte, saberá dizer como fazer para reduzir drasticamente estes assaltos. Ou o vereador garupeiro só sabe apresentar alguma sugestão quando tem em mãos um projeto prontinho feito por quem entende de segurança?
      É POSSÍVEL REDUZIR EM 90% OS ASSALTOS EM MOSSORÓ.
      Primeira medida: CRIAÇÃO DA GRATIFICAÇÃO POR RESULTADO.
      E mais não digo.
      /////
      BREVE OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS.
      QUEM ESTIVER INDICIADO NA OPERAÇÃO VULCANO SAIBA QUE O PROCESSO AGUARDA JULGAMENTO.

  4. Antonio Augusto de Sousa diz:

    A “Wehrmacht” mossoroense faria de bom grado, se apenas trabalhasse em praças e prédios públicos cumprindo sua missão constitucional. Em assim agindo, ganharia o respeito de todos os mossoroenses.

    Simples assim!.

    • edson diz:

      Boa tarde gostaria que o Sr antonio procure se informar a respeito da guarda olhe o que a PL 13022/14 do 8/14 realmente faz parte de guarda trabalhar como o Sr colocou mais tem outras atribuições estude

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Caro Edson
        Mas garanto que entre estas outras atribuições não consta se deslocar a outros municípios etc.
        Não há como justificar a LAMBANÇA feita em Dix-Sept Rosado.
        Querer justificar o injustificável é igual a mexer em fossa com palito de fósforo.
        ///////
        BREVE, MUITO EM BREVE OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS.
        OPERAÇÃO VULCANO, PROCESSO JÁ CONCLUÍDO, AGUARDANDO JULGAMENTO.
        FALTA MERENDA ESCOLAR EM MOSSORÓ PORQUE FALTAM MERENDEIRAS.
        UNIFORME E MATERIAL ESCOLAR NÃO FORAM ENTREGUES EM MOSSORÓ.

      • Antonio Augusto de Sousa diz:

        Meu caro Edson, bom dia!

        NÃO vou LER a PL 13022/14 do 8/14, por absoluta falta de tempo, pois ocupo o meu (precioso tempo), lendo MINHAS ATRIBUIÇÕES como SERVIDOR FEDERAL e PROFESSOR da rede estadual de ensino para, no primeiro, exercer bem o MEU trabalho, e, no segundo, tentar dar minha contribuição para à educação de várias crianças, para que, quando estas forem ADULTAS, NÃO FICAREM FAZENDO BOBAGENS EM SUAS PROFISSÕES . Acho que QUEM está precisando LÊ-LAS, são vocês da GUARDA MUNICIPAL, pois COM CERTEZA , se estivessem a PAR do seu ESTATUTO, NÃO TERIAM “INVADIDO” à cidade VIZINHA de GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, e “BAIXADO O SARRAFO” nos LINHISTAS de LÁ e de outras cidades, que apenas QUEREM GANHAR O PÃO DE CADA DIA! Procure saber também o QUE SIGNIFICA “DIREITO DE IR E VIR”.

        OK???

        Bom dia Senhor Edson, e passe bem!

        • Monaliza diz:

          Que hilário

        • Cidadão diz:

          Belo soco na “boca do estomago”. Eu sempre digo: Falta de educação tem cura, consulte um professor!

          O que a guarda esta fazendo nas ruas é bastante arriscado, pois, este é o papel da PM. A guarda ainda esta lutando pelo porte de armas e pelo visto muitos já estão armados com pistolas. A molecada entrou ontem na função publica e já querem pagar de heróis. A população agradece a ajuda, mas o governo do estado é quem deveria ampliar quadro de PMs nas ruas e não ficar explorando esse alunos rebeldes da GCM. A m*rd@ vai começar a feder depois que acontecer algo imprevisível com algum deles, espero que não aconteça, espero também que o município e o governo do estado tomem uma decisão com relação á essa gambiarra, segurança publica se faz com responsabilidade.

  5. João Claudio diz:

    Enquanto isso, os PTralhas são unanimes quando o assunto é a redução da maioridade penal.

    Os bandidos mirins agradecem de alma lavada.

  6. kiria diz:

    Conheco alguns e eles adoram ser “guardas” e não vigias. Adoram posar de policiais. Acho q a ampla maioria não quer pastorar os bens públicos e, sim agir com poder de policia. Plano de cargos deles foi aprovado ano passado com reajustes e outros beneficios e o que mais eles querem? Outro aumento? mais beneficios? todo mundo quer mas quem vai pagar a conta em uma crise dessa?!

    • Monaliza diz:

      Vigias?
      Meu Deus, não sabe nem o que é “poder de polícia”.
      Pois eu, excetuando o episódio de Governador, acho o trabalho da GCM muito bom.

    • Cidadão diz:

      Será bom o prefeito rever o quadro do pessoal da saúde, já que o transito e a guarda foram muito bem beneficiados. A menor letra desses dois orgãos não ganham menos de 2.800,00. Já os enfermeiros…

  7. JFNJ diz:

    Por que não atuar nos equipamentos públicos e nos arredores? Criando, pelo menos, “ilhas de segurança”? Polícia Municipal pode ser um destino viável e provável, mas só depois de purgar muitas condutas amadoras, irresponsáveis e indicação política de dirigentes com vícios de origem.

    Não vamos confundir aqui a vontade e determinação de alguns servidores em atuar ativamente contra a insegurança, vamos lutar por condições administrativas, jurídicas e éticas de trabalho. Pode-se muito bem atuar na segurança patrimonial e numa diversa complementar a PM.

    • Antonio Augusto de Sousa diz:

      Concordo, JFNJ.

      Apenas colaborando contigo, acrescentaria que por exemplo: numa escola, que se localiza numa praça, o guarda ficaria na praça, e cuidaria da escola e também da praça. Eles fixos, com apoio da PM, que faria à ronda VOLANTE, por assim dizer! Não quero ensinar NINGUÉM a fazer SEGURANÇA, entretanto, no CAOS, em que a coisa está, TODA IDEIA é VÁLIDA.

      Abração.

  8. GILSON D'GUILHERME BEZERRA DE FREITAS diz:

    ##@## ENTENDO E TENHO CONHECIMENTO DE CAUZA, QUE A GUARDA MUNICIPAL DE MOSSORÓ-RN. FOI CRIADA PARA GUARDAR, PROTEJER, ASSEVERAR O PATRIMÔNIO PÚBLICO MUNICIPAL. PATRIMÔNIO ÊSSE, HOJE IRRECONHECÍVEL E BASTANTE DANIFICADO, DESPREZÍVEL ATÉ. NÃO TEM NADA HAVER, A GCM QUERER FAZER, ATUAR COM PAPEL, FUNÇÃO DE POLÍCIA. ISSO SÓ DA NO QUE ESTÁ DANDO. INCORREÇÕES… INSATISFAÇÕES…DESVIO DE FUNÇÃO E ATÉ PROBLEMA COM A GLORIOSA POLÍCIA MILITAR QUE CERTAMENTE NÃO ESTÁ GOSTANDO E OU ENTENDENDO BEM O QUE ESTÁ A ACONTECER. NÃO CULPO OS GUARDAS POR DETERMINADAS AÇÕES DESCABIDAS QUE ESTÃO A ACONTECER; MUITO EMBORA, UMA MINORIA, BEM QUE ESTÁ GOSTANDO. UM CRÊIO QUE HÁ UM COMANDO. E CERTAMENTE É A ÊSSE COMANDO QUE SEGUE-SE AS ÓRDENS. O POVO DE MOSSORÓ QUE HONRANDO COM SEUS TRIBUTOS, QUEREM E TÊEM O DIREITO DE VER, ASSISTIR AS COIZAS ACONTECEREM DE UMA MANEIRA MAIS SIMPLIFICADA E JUSTA. ESPERA-SE QUE CADA FUNCIONÁRIO PÚBLICO MUNICIPAL, ATUE CADA QUAL NO SEU QUADRANTE. FOI ASSIM. É ASSIM E DEVERÁ CONTINUAR SENDO ASSIM: – A PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ, FAZENDO O MELHOR PELA MUNICIPALIDADE. DANDO SATISFAÇÕES AO SEU CONTRIBUINTE. AO SEU DIGNO ELEITOR E A SUA RECONHECIDA E JUSTA SOCIEDADE. ##@##

    • Cidadão diz:

      Amigo Gilson, conheço você desde os tempos da Itaipava. Tuas palavras são sabias, é cada um no seu quadrado, porem uma mão lava a outra. O fato dos alguns guardas terem ido ate outro município afrontar com os taxistas foi um erro muito primário, uma vez que, um cidadão funcionário publico, que exerce a função da segurança, não teve o controle dessa situação, imagine fazendo o papel da gloriosa. Os meninos se deparam diariamente com as situações mais diversas as quais você possa imaginar e tem que agir de forma coesa. A guarda pode sim um dia fazer o papel de policia, mas para isso muita coisa tem que mudar.
      Por enquanto, caba um no seu quadrado, mas nunca sem poder ajudar. Esse é o trabalho publico, uma engrenagem que trabalha que trabalha de forma sincronizada e continua! Um abraço, amigo Gilson da cabeça branca!!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.