• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 29/05/2014 - 12:28h
Prefeitura de Mossoró

Gustavo Rosado terá espaço de poder reduzido em reforma

Nem a Cultura nem Gabinete (Relacionamento Institucional). Será outro, o destino do agitador cultural Gustavo Rosado (PV), na reforma político-administrativa que o prefeito eleito Francisco José Júnior (PSD)  realizará.

É provável, que Gustavo seja alojado na Secretaria de Atos e Expediente, que se situa no próprio Palácio da Resistência, sede da Prefeitura de Mossoró.

Francisco e Luiz Carlos têm Gustavo com imagem de outro modelo de governo (Foto: Blog do Skarlack)

Atualmente, Edna Paiva ocupa esse cargo protocolar. Ela participou de duas administrações da prefeita Rosalba Ciarlini-DEM (1997-2000 e 2001-2004) como Chefe da Assessoria Técnica.

Exerceu ainda o cargo de Gerente Administrativa de Expediente do Gabinete da Prefeita Fafá Rosado (PMDB) e, atualmente, está nesse cargo, como já fora da gestão de Cláudia Regina (DEM), prefeita casada e afastada.

Gustavo pleiteava voltar ao Gabinete, que na era do governo de sua irmã tinha outra nomenclatura e seu status era muito mais elevado: ficou conhecido como “prefeito de fato”, tamanho o poder exercido. Eclipsou Fafá, que raramente era vista tomando alguma decisão como prefeita de direito e fato.

Acompanhe bastidores políticos em nosso Twitter AQUI.

Na administração de Cláudia, Gustavo teve frustrado seu intento de ser mantido no cargo. Ganhou a Secretaria da Cultura, espécie de prêmio de consolação. A então prefeita eleita em 2012, evitou que ele continuasse pontificando na prefeitura, na antessala do seu gabinete.

Cláudia começou gestão com reforma administrativa que mudou até nomenclatura da Secretaria do Gabinete Civil para Gabinete do Prefeito (a), ou de Relacionamento Institucional.

Fixou nessa pasta quem confiava cegamente: Petras Vinícius, oriundo de seu gabinete na Câmara Municipal, onde fora vereadora.

Com Francisco José, em fase interina iniciada no dia 6 de dezembro do ano passado, Gustavo não conseguiu ser remanejado para o sonhado Gabinete. Novo desapontamento.

Manifesto

Por lá, o prefeito fixou o advogado Fábio Bento, homem de sua absoluta confiança, com quem já trabalhada na Câmara Municipal.

Gustavo seguiu na Cultura, mesmo sobre intenso bombardeio de setores do movimento cultural. A principal queixa a ele é baseada em supostos privilégios para amigos e ostracismo para quem o contraria.

Na própria campanha municipal suplementar,  houve manifesto em defesa de mudança na pasta da Cultura. O PT, partido aliado do prefeito, fez cruzada advogando essa mudança e deve ficar com seu lugar (veja AQUI).

A estratégia do novo prefeito é politicamente coerente. O retorno de Gustavo ao Gabinete seria uma forma de emblematizar a imagem de um modelo de governo vencido, o de Fafá, impedindo-o de firmar a própria identidade.

O Gabinete é uma espécie de cartão de apresentação e olhos de qualquer governo. Sua cara e identidade.

Acomodar Gustavo numa pasta meramente burocrática não chega a ser uma forma de prestigiá-lo, mas ao mesmo tempo, não deve ser visto como desapreço ao esquema de Fafá.  Sobram cargos e outras vantagens para ela, família e protegidos na administração atual. O que não devem ter, é o “controle” da situação, como durante oito anos contínuos.

Politicamente, o prefeito precisa cunhar uma gestão com sua impressão digital. O mesmo que Fafá tentou fazer em duas administrações contínuas, desgarrando-se da “madrinha” Rosalba Ciarlini.

A ex-prefeita Fafá distanciou-se da liderança de Rosalba e até se transformou em sua adversária. Como prefeita, sob comando do próprio Gustavo, reduziu espaços e limitou influência da hoje governadora e do seu marido, o líder Carlos Augusto Rosado (DEM).

Ao anunciar apoio a Francisco José a prefeito, este ano, em sua mansão no bairro Santo Antônio, Fafá e o marido deixaram claro que estavam mudando de lado e de líder. Seu marido, o deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), nem tergiversou: “Francisco é uma nova liderança”, definindo o novo comandante-em-chefe.

Enfim, o óbvio é posto para Francisco e seu vice Luiz Carlos Martins (PT): ou fazem a própria história ou vão ser apenas apêndice do esquema de Fafá e família.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Herbênia Ferreira diz:

    Boa…que o novo prefeito tome as rédeas da situação e que o pessoal da cultura possa realmente ser prestigiado nos seus devidos valores artísticos e não por ser lambe-botas de ninguém. Os valores artísticos da nossa cidade que ficaram no ostracismo por não se submeter a babar ninguém que se ache imperador, que possam agora ter reconhecidos seus dotes e possam ter o direito de participar dos eventos artísticos de mossoró!

  2. Izaurinha diz:

    um dia da caça outro do caçador ja disse isso ha uns 3 ou 4 anos, o dele ta chegando, esse caçula irmao de fafa plantou um imperio e como tudo tem seu fim., o dele ta pertinho

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Vejo esta foto, as fotos falam, Luiz Carlos Martins de cabeça baixa e me lembro de Cristiniano e de VINGANÇA do Lupicínio Rodrigues, principalmente do trecho da música que diz:
    ” O remorso talvez seja a causa
    Do seu desespero
    Você deve estar bem consciente
    Do que praticou,
    Me fazer passar tanta vergonha
    Com um companheiro
    E a vergonha
    É a herança maior que meu pai me deixou;
    Mas, enquanto houver força em meu peito
    Eu nao quero mais nada
    Só vingança, vingança, vingança
    Aos santos clamar.”
    Zé Buchudinho diz que não pode ouvir esta música sem se lembrar dos que traem, mentem, enganam.
    Zé Ruela consegue rir de uma música triste como esta. Zé Ruela ri de tudo.
    Eu fico a pensar o que as pessoas não fazem pelo poder. Fazem, depois se arrependem e atiram até fora as moedas qaue receberam como pagamento pela traição…
    Encerro com uma pergunta ao Luiz Carlos Martins:
    VALEU A PENA?
    /////
    OS ALUNOS BEBEM ÁGUA NÃO FILTRADA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS.
    A AUDITORIA REALIZADA NA PREFEITURA E PAGA PELOS CONTRIBUINTES NÃO FOI DIVULGADA.

  4. CLAUDETE diz:

    ótima análise. Só faltou pontuar que poder não se divide. Entregar ao “ex-prefeito” a Chefia de Gabinete é, literalmente, cavar a própria cova. Reescreva a política mossoroense e seja um novo lider.

  5. Rivelino Moura diz:

    Acredito demais, que venha a ter outro so p mudar de sala.

  6. Antonio Rinaldo diz:

    Redução de poder? Colocando-o num cargo, apesar de ter menor expressão, mas no Gabinete do Prefeito, ou seja, no local das tomadas de decisões. Sabe da nada inocente! Se o prefeito quer mesmo reduzir esse “poder” poderia, por exemplo, coloca-lo na Subsecretaria de Serviços Urbanos – Região Sul, cuja sede fica lá no bairro Teimosos, ou quem sabe, para coordenar um Núcleo de escolas da Zona Rural, como o da Comunidade de Piquiri, distante uns 25 quilômetros da zona urbana, já na divisa com o município de Areia Branca.

Trackbacks

  1. […] ainda, que Gustavo pode recuar do cargo menor a que parece destinado no novo governo (veja AQUI),  passando a compor com Francisco Carlos a dupla toda-poderosa que pontificou na prefeitura até […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.