• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 03/10/2019 - 19:08h
Brasil

Há remendo?

Por François Silvestre

Há, hoje, nos grotões da vida em sociedade, uma espécie de tristeza mórbida, que só não alcança fanáticos ou alienados absolutos. No campo do fanatismo, vamos encontrar a direita renascida do esterco e a esquerda trombando nas próprias frustrações.

Os alienados, aparentemente felizes, são os mesmos dos antigos tempos da direita conservadora e da esquerda reformista. No mesmo quadro de ilusão lírica ou interesse reprimido. Ambas a buscarem justificativas ou inventarem convencimentos. A direita conservadora, não fascista, diluiu-se e faz falta. A esquerda lírica, não idiotizada, recolheu-se e deixou o vácuo.

O pragmatismo serve de pretexto à mistura no charco, onde o limite da ética inventada permite nadar na lama.

Em política, ser honesto ou falso é só uma questão de oportunidade. Tudo metodologicamente explicável ou justificável. Como a loucura nos personagens de Shakespeare. O método que espanta remorsos e modela biografias caricatas.

Mas os políticos não estão solitários nesse embuste. Longe disso, eles têm a companhia dos que exibem falsamente o combate ao desmando. Até conseguem algumas reparações, mas não convencem, posto que a ética cantada em verso e prosa não resiste à ganância dos paladinos, recheando os bolsos com o zinabre que carrega o cheiro da miséria do povo.

Porém, o aparato da exibição, que fantasia a alienação dos novos tempos não consegue retirar a maquiagem do palhaço, após sair do picadeiro e mergulhar na solidão do camarim.

Fossem eficientes os discursos das castas, espertamente abastecidas, tudo seria mais facilmente alcançável. Seria, mas não é.

Quem cobra austeridade nem sempre é austero. Quem cobra honestidade pública muitas vezes esconde a desonestidade nos escaninhos da legalidade duvidosa. E o que é duvidoso na moral, agasalha a lei no legalismo; porém, a desmente na legitimidade.

Isso produz tristeza? Sim. Mas ser triste é suficiente? Não. Nem indignar-se é suficiente.

A denúncia exposta acalanta a ira, botando-a para dormir, mas não produz efeito reparador. Apenas faz a catarse de quem se sente mal nesse pântano de hipocrisia.

Não é redundante lembrar que desonestidade não é apenas enfiar a mão no bolso ou no patrimônio público ou privado. Não. Usar e abusar de enviesados teóricos e brechas legais para saquear o contribuinte também é desonestidade funcional. E com rebuscados argumentos vira desonestidade intelectual.

E quando um desonesto intelectual pune o desonesto material, perde-se o fio do fuso e quebra-se a roca do tear. Quem tecerá o Brasil amanhã?

Porque hoje o estofo da pátria resta roto. Lembrando o poeta, “um galo sozinho não tece uma manhã”. Há de ser um povo. Não há pompa ou pose, nem liturgia falsificada, que remende esse tecido esgarçado sem audiência consciente da população.

Essa audiência consciente distingue povo de massa.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Q1Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Muito bem, François Silvestre. Beleza de Artigo que traz a sua inteligência estampada. Distinção de povo e massa na melhor de todas as explicações.

  2. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Pois é, entendo que há remendo sim…!!!

    Desde que, quem de fato, tem o comando do poder real em nosso país, tenha um mínimo de sensibilidade, sobretudo o judiciário, restabeleça Ipssis literis as garantias de ordem constitucional, julgando e obrigando os tribunais inferiores de acordo com a nossa lie fundamental.

    Na verdade na verdade, quando o STF, deixar de ser um puxadinho Made USA, em especial com relação ao MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, somado à um punhado de Generais Gorilas Golpistas, quem sabe, possamos sonhar com essa necessária e imprescindível restabelecimento da Lie e da ordem. Prioritário e fundamental, exatamente, oportunizando que as regras do jogo não sejam objeto de reiterados casuísmos, ou seja, quebradas ao sabor vontades pessoais e das veleidades corporativistas, no que, como sabemos veio redundar no golpe , golpe esse, que os próprios golpistas do topo daqui e de alhures, já não mais sabem o que fazer com a CAVALGADURA e seus efeitos colaterais no poder institucional, resultantes do sobredito golpe…!!!

    Lembram senhores das delações encomendadas, das conduções coercitivas extra-legem, dos prazos processuais em manifesta confusão e (ou) comunhão com os prazos eleitorais, do Ministério Público Federal na figura do XAROPE DELANHOL, tal e qual a GESTAPO do ´século XXI intimidando e coagindo à tudo e à todos, a nossa maviosa imprensa, como sempre agindo tal e qual um Partido Político à lá extrema direita, convocando diuturnamente todas e todos para o comparecimento às ruas na tentativa de implementar o golpe, golpe esse, que resultou na maior fraude político/eleitoral da nossa história….!!!???

    Pois é, quem diria, GILMAR MENDES VIROU A VOZ DO GARANTISMO, a GLOBO MADE USA, perdeu parte do protagonismo e não mais comanda a agenda política do país. Nesse contexto, vejam que a principal pauta do jornalismo dito Global agora é se calar, aliás com anda fazendo inúmeros Blog’s, Blog’s esses que durante o transcurso da implementação do golpe, de fato, também, viraram porta estandartes desse mesmo golpe.

    Assim como é notório que In Fux we Trust anda caladinho, O Fachin aha uhu é nosso resite com a lava jato brava e devidamente chantageado; Barroso virou um Rolando lero solitário, uma redundância de si mesmo que não fala coisa com coisa; Fachin parece aflito como alguém que não sabe nadar vendo a maré subir, por enquanto atende ao dono do bote que o chantageia, mas se borra todo com água da Vaza Jato cada vez mais molhando sua bunda sob a toga dos covardes; Rosa Weber claramente está esperando para onde vai a maioria(Esta não mudou muito).

    Quanto ao Xerife travestido de juiz MADE USA, atualmente, também, travestido de Ministro da Justiça ou seria $INI$TRO DA JU$TIÇA…!!!???, mais conhecido como MARRECO DE MARINGÁ, este assumiu seu destino entre a mediocridade, o oportuno deslavado/corrupto e a nulidade submissa (tanto pra acabar assim) enquanto se embriaga na noite de Brasília,

    Já o XAROPE DELTAN DALANHOL, mudou de nome para DINHEIROL e vive em estado de sonambulismo Tarja Preta, antes de ser exonerado do Ministério Público federal, claro, á bem do serviço público, atualmente lidera o MSP (Movimento dos Sem Palestras); a suposta Juíza Carolina Lebbos, reconhecidamente carrasca, despreparada e arrogante, Lebbos está brigando, com fúria de costume, para assinar a ordem de soltura coercitiva de LULA.

    A propósito, cadê as frase feitas da Inefável reluzente de explendorosa beleza Maga Patalógica, mais conhecida como Carmem Lúcia; A poesia de Aires de Brito, o histrionismo “Peruquento” do FUX, a ira “Holofótica! de Joaquim Brabosa…!!!??? Onde anda, também, o Procurador Geral da República, que tudo comandou , em crise de abstinência midiática, infelizmente, vejam só, virou um homicida-suicida, aspirante a escritor de best seler’s de banca de jornal, um louco que pretende perder tudo, menos as câmeras da imprensa e por que? Afinal o que aconteceu, Mudaram o diretor do espetáculo da justiça e esqueceram de avisar. O Brasil ficou louco mesmo….!!!???

    Posto udo isso, a REDE BOBO DE TELEVISÃO não sabe o que fazer, a REPÚBLICA DE CURITIBA idem, A MÍDIA DITA OFICIAL IDEM, Na verdade, o único consenso atual é que todos os acima nominados, querem por que querem, vejam só, querem libertar o LULA, ou seja querem obrigar o LULA ir pra casa, vejam só ….!!!

    Entrementes, o maior e mais periculoso criminosa (SEGUNDO NOSSA MAVIOSA , ESCROQUE, VENAL, CORRUPTA E OMISSA IMPRENSA DAQUI E DE ALHURES), LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, atualmente na masmorra de Curitiba , manda um simples e objetivo recado à juíza CAROLINA LEBBOS, Ventriloqua do Marreco de Maringá, mais conhecido Judge SÉRGIO MORO, bem como aos desavisados e Burro Narianos de plantão.

    MERITÍSSIMA , se a senhora quiser me libertar nessas condições, nós vamos ter problemas…..!!!

    Não, não assim, as condições eu defino, e se me obrigarem, eu também sei o quefazer, basta-me transgredir vossas condições…!!!

    QUEM DIRIA ONDE IRÍAMOS APORTAR NOSSAS EMBARCAÇÕES, CANOAS, BARCOS, BARCAÇAS E NAVIOS …HEIN BURRO NARIANOS APOPLÉTICOS OU NÃO ….!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  3. Amorim diz:

    João Cabral de Melo Neto!
    Eu estou contrito e triste.
    Que b… ta de viventes públicos!
    Evo povo?
    Dormindo!
    Ta bom, fui!

  4. João Claudio diz:

    Agora é fato, fato e fato:

    Lula QUEBROU a Odebrecht e por pouco não quebra a Petrobrás. O povo da rua sabe disso como ninguém.

    Dilma quebrou a país e ajudou a quebrar a Petrobrás. Toda criança sabe disso.

    O ‘Gorpi’, em comum acordo com mais 8 governadores esquerdalhas, caminha para tornar a Lampionalha independente do resto do mundo, mesmo sabendo que logo em seguida será decretada a sua falência.

    VOLTA, ROSA. VOLTA, ROBINSON. O elegante não para de cantar a cantiga da Perua.

    Tá de pior a pior.

    A cantiga do elefante é uma só.

    P.S – Lula e Dilma roubaram até a Taxa Selic.

    É mole?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.