• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 18/04/2021 - 11:20h

Haja água, haja água!!!

Por Paulo Menezes

O fato ocorreu no ano de 1985. Tempo de chuva intensa em todo nordeste, muito acima da média histórica. Em Mossoró não foi diferente. A zona ribeirinha totalmente alagada, desalojando e desabrigando grande parte da população mossoroense.

Os bairros ilha de Santa Luzia e  grande Alto de São Manoel ficaram isolados da cidade. Os munícipes em sua totalidade estavam apreensivos com notícias dando conta de mais chuvas no Alto Oeste, que desaguariam no leito já comprometido do rio Apodi/Mossoró.

Enchente de 1985 em Mossoró - Bradesco, Rua Santos Dumont com Vicente Saboia, CentroO comércio do centro da cidade, com suas portas fechadas, causavam aos comerciantes muitas preocupações e grandes prejuízos.

Na época, eu era funcionário do Banco do Nordeste com função de chefia, responsável pela tesouraria da agência. Com a elevação considerável do nível do rio, a unidade bancária foi totalmente inundada.

Tivemos então que transferir todo o dinheiro existente na caixa-forte, em malotes, para o Banco do Brasil. A canoa foi o transporte utilizado para levar o numerário de uma para a outra agência.

As chuvas, tão desejadas e esperadas pelo sertanejo, foram naquela quadra invernosa motivo de aflição para todos os habitantes da terra de Santa Luzia.  Com apenas uma exceção: no percurso fluvial conduzindo o dinheiro entre os estabelecimentos de crédito, em meio à tragédia, surgiu o cômico.

NAVEGANDO NA CORRENTEZA DO RIO, deitado numa câmara de ar, imensa, girando em torno de si mesmo, aparece a figura folclórica de João Fernandes. Comerciante muito querido, de grande conceito na cidade, muito equilibrado nas finanças, mas como já descrito por esse escrevinhador de província, em outros relatos (veja AQUI), muito presepeiro quando em farras semanais.

Ao cruzar com nossa embarcação, tomando uns goles de cachaça na boca da garrafa, só vivo, olhos já bastante vermelhos, nos fitando com um largo sorriso e indiferente à calamidade, João repetia sem parar:

– Haja água, haja água…

De repente, o que era uma travessia tensa, por motivos óbvios, acabou se transformando numa viagem divertida.

– Haja água, haja água!!

Paulo Menezes é meliponicultor e cronista

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. Rocha Neto diz:

    Lembro e muito do inverno de 1985, faziam 5 anos que residia em Macau, trabalhando no Projeto Camarão, pertencente a empresa Cirne pertencente ao grupo multinacional AKZO, de origem Holandesa, ppr força do trabalho de coordenação, recebia da Emparn/Emater, relatórios diários das precipitações e previsões pluviométricas do estado, normalmente em nossa região a média de chuvas fica em torno de 450 a 600 mm, inverno normal, de 600/800mm inverno intenso, lembro que 1985 alcançamos uma média de 1.100mm, e o resultado o Mestre Paulo Menezes, mostrou no artigo acima, no parágrafo cômico com presença versátil da figura do inesquecível João Fernandes, lembro de outra tirada dele, que era e é verdade, “enquanto uns ri outros choram”, pois bem, fiquei na segunda situação em 1985, pois fui alertado que toda cidade de Macau numa angustiante noite do mês de maio di ano em referência, poderia amanhecer submersa pela invasão das águas do rio Açu que em Macau se encontra com o mar, corri para ver a tabela da maré alta, por falta de sorte vi na mesma que a maré alta viria por volta de meia noite, a cidade de Macau então se encontrava como uma bacia prestes a ser inundada, mais como Deus é pai, amanhecemos o dia seguinte com luz do sol em nosso rosto com o coração calmo, mais ao mesmo tempo lembrando dos meus irmãos mossoroense aflitos pela invasão das águas em suas residências resultado das cheias do velho rio Apodi/Mossoró, que saia de suas margem pelo inverno de 1985 que chegou a registrar 980 mm. Por isso o velho Joao Fernandes, confirmava “Haja agua, Haja Agua” mestre Paulo, Parabens pelo artigo.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.