• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 14/08/2014 - 08:28h
Eleições 2014

Henrique e Agripino fazem aliança em cima do “impossível”

O apoio do grupo do deputado estadual Getúlio Rego (DEM) é emblemático para a campanha ao Governo do Estado do presidente da Câmara Federal, Henrique Alves (PMDB). O anúncio da decisão (veja em postagem abaixo ou AQUI) – feito ontem – é muito representativo.

Henrique e Agripino: aliança anti-radicalismo (Foto: O Jornal de Hoje)

Pau dos Ferros tem considerável importância geopolítica no tabuleiro da disputa ao Governo do Estado. Por lá, era ‘certo’ que seria “impossível” o apoio do DEM a Henrique, pelo nível de beligerância entre peemedebistas e demistas.

O próprio ex-prefeito e ex-secretário de Recursos Hídricos do Estado, Leonardo Rego (DEM), filho de Getúlio e uma das lideranças do grupo, já tinha antecipadamente radicalizado. Afirmara que a chance de apoio ao candidato seria “zero” (veja AQUI).

Mas valeram a perseverança e habilidade de Henrique, além da articulação e liderança do senador José Agripino (DEM). Debelaram esse foco de incêndio, mesmo sabendo que é latente a divisão em Pau dos Ferros.

Trégua

Henrique pediu a Getúlio e Leonardo o direito de falar a seus liderados, ao lado de Wilma, em reunião em Pau dos Ferros (veja AQUI). Foi convincente, pelo visto.

Noutro momento, chegou a desautorizar de público qualquer animosidade de seus aliados em relação ao grupo de Getúlio e Leonardo. Fez valer sua voz.

Pegou microfone (veja vídeo abaixo) do deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB), em Pau dos Ferros, fazendo reparos à sua voz conflituosa em relação ao DEM nativo

Causou profundo constrangimento ao deputado, em incidente que deixou clara sua posição: DEM e PMDB estão formando uma aliança acima das antipatias paroquiais.

Ele e o próprio José Agripino tinham deixado para trás o radicalismo. Adiantou que não aceitaria postura diferente abaixo, na hierarquia partidária, pois o projeto do PMDB voltar ao Governo do Estado estava em marcha batida.

Agripino fez sua parte. Engoliu a seco a postura de Getúlio e Leonardo, que firmaram posição em defesa da candidatura à reeleição da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), posição que o DEM estadual rejeito com larga votação interna.

Mas nos bastidores, passou a trabalhar o adestramento de pai e filho. Conseguiu.

Candidato à reeleição, Getúlio sai capitalizado para uma vitória relativamente tranquila. Leonardo, que tem projetos mais ousados e precisa se desvencilhar de problemas até no campo judicial, também.

Veja bastidores políticos em nosso Twitter AQUI.

DEM e PMDB vão continuar com suas diferenças em Pau dos Ferros. Faz-se uma trégua, assina-se um armistício.

Aplacar rancores e frear antipatias, mesmo assim, é uma conquista de rara competência na engenharia política do estado.

Raríssima, que se diga.

Parecia impossível, com chance “zero” de acontecer.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. erico diz:

    O corja ainda tem pessoas que votam nessas pessoas que em um momento estar pensando no Estado do rn mas é isso somos um Pais “Democrático ” então todos somos livre para votar em quem achamos ser melhor para o RN .

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Ainda falta acontecer, PUBLICAMENTE, o impossível dos impossíveis.
    Aguardem, que no momento mais não posso dizer.
    HENRIQUE VAI DAR UM CAPOTE EM ROBINSON.
    WILMA DE FARIA ESTÁ ELEITA!
    Tudo o mais é papo furado de quem procura se agarrar a quimeras já desfeitas pela realidade.
    Zé Buchudinho me avisa que o comentário está grande.
    Aé Ruela ri. Do que Zé Ruela ri eu não sei. Será de estarem achando impossível estas coligações?
    Rir mesmo Zé Ruela vai rir logo mais.
    ////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
    OS VEREADORES JÁ PROVOCARAM O MINISTÉRIO PÚBLICO NO CASO DA INSULINA?
    É PRECISO REVOGAR A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES. EM 2008 FOI REVOGADA POR UM TAC.

  3. José diz:

    Com esse time nosso RN afunda mais ainda.

  4. sebastiao carlos diz:

    INACIO, O JOGO E JOGADO E O PEIXE E PESCADO, ME INTRIGA O SR. COBRAR OS DESMANDOS DA PREFEITURA DE MOSSORO, E APOIAR UMA CANIDATA AO SENADO CUJO O FILHO NO GOVERNO DA MAE FOI CONDENADO A VARIOS ANOS DE CADEIA, O SR. QUE QUER SER TAO DIREITO E COMPACTUAR COM UMA VERGONHA DESTA, O SR.LALAURO MAIA, NAO FOI CONDENADO POR SER FILHO DA EX GOVERNADORA, NAO, FOI PORQUE METEU A MAO NO DINHEIRO PUBLICO, QUERO QUE O SR. ME RESPONDA QUAL FOI UM PROJETO QUE O SR. HENRIQUE, CONSEGUIU PARA MOSSORO, ZE RUELA, COLOCA NA VITROLA, EU TENHO PENA DE VOCE, COM JOSE HORLANDO, DANÇA ZE BUCHUDINHO COM O SR. INACIO.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Caro Sebastião Carlos
      Não misture alhos com bugalhos.NINGUÉM É RESPONSÁVEL PELOS ATOS DOS OUTROS,
      Um dos homens mais honestos que conheci na política foi um ex-prefeito de Juazeiro do Norte. Dr. Sampaio. Um médico queridíssimo por todos. Dr, Sampaio tinha vários filhos, uns médicos, outros engenheiros. Mas tinha um que era maconheiro, assaltante, assassino e que terminou sendo morto pela polícia do Ceará. Não pense você que o Dr. Sampaio abandonou este filho. Fez tudo que era possível fazer e muito mais. Clínica de recuperação de drogados e todo tipo de tratamento que você imaginar. Mas nada resolveu.
      Você tem alguma acusação contra WILMA DE FARIA? TEM?
      Está Wilma de Faria condenada em primeira instância no SAL GROSSO?
      COMETEU WILMA DE FARIA ALGUM ATO QUE DESABONE A SUA CARREIRA POLÍTICA?
      Se o filho cometeu crimes, que pague pelos crimes cometidos. A ela, como mãe, cabe tentar defender o filho de todas as maneiras. Aponte um ato de corrupção praticado por WILMA DE FARIA. Só um!
      Outra coisa, Eu não apoio ninguém a nada. Quem sou eu? Um simples escrevinhador em blog regional. Estivesse eu apoiando algum candidato estaria num jornal ou numa rádio. Não faço parte de nenhuma assessoria de político. Se bem que aceitaria trabalhar para um político de conduta ilibada.
      Apenas digo que a WILMA DE FARIA está eleita. E digo isto apoiado nas pesquisas. Como digo que Henrique Alves ganha no primeiro turno. Nunca na minha vida vi Henrique Alves ou WILMA DE FARIA.
      EU VOTO 50 DE CABO A RABO. Ou do primeiro ao quinto, escolha.
      Muito obrigado pela preocupação. È sempre bom ter alguém atento aos nossos atos. Cobre-me sempre e me ajude na campanha pela colocação de filtros nas escolas municipais de Mossoró.
      A sua música eu mesmo escolho:
      AMIGO
      As vezes em certos momentos difíceis da vida, em que precisamos
      de alguém para ajudar na saída
      A sua palavra de força de fé e de carinho, me dá a certeza de que eu nunca
      estive sozinho
      Você meu amigo de fé meu irmão camarada, sorriso e abraço festivo da minha chegada
      Você que me diz as verdades com frases abertas, amigo você é o mais
      certo das horas incertas
      Não preciso nem dizer, tudo isso que eu lhe digo, mas é muito bom saber,
      que você é meu amigo.
      Um abraço.
      /////
      QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS DO SAL GROSSO?

  5. Tomaz diz:

    Bonita explicação Mestre Inácio,não se pode ,nem deve misturar o lado pessoal com vida política.E quem abandonaria o filho por pior que ele fosse?

  6. luis claudio diz:

    Corrretíssimo Inácio. Qual mãe abandona seu filho ? e depois , quase todas as famílias tem um que destoa da família. Hoje o que mais se ver é famílias com filhos envolvidos com drogas, roubos e a família vai abandonar? como diz o sr. Inácio,. Se fosse o filho de quem a condena, queria ver se ele ia falar assim.

Trackbacks

  1. […] este Blog já tinha analisado (veja AQUI), é uma composição capaz de ser divisora de águas na própria […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.