• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 05/03/2020 - 09:32h
Fracasso

Inframerica vai devolver Aeroporto de São Gonçalo do Amarante

Do G1 RN

A Inframerica anunciou que vai devolver a concessão do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, localizado em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, ao governo federal. O leilão do aeroporto em 2011 foi a primeira concessão do setor à iniciativa privada no Brasil. Uma nova licitação deverá ser feita pela União.

Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante deve passar por nova concorrência (Foto: Inframérica/Divulgação)

A Agência Nacional de Aviação (Anac) será comunicada da decisão nesta quinta-feira (5). A operadora aeroportuária calcula ter investido cerca de R$ 700 milhões em obras de infraestrutura. A Inframerica informou ainda que entrará com um pedido de indenização, conforme a Lei 13.448/2017, que trata da devolução amigável de concessões.

Segundo a Inframerica, uma das justificativas para a devolução é em relação ao tráfego de passageiros “que foi negativamente impactado principalmente pela severa e longa crise econômica enfrentada pelo país, ocorrida justamente no período inicial da concessão e que impactou diretamente o turismo na região”.

Queda em volume de passageiros

A expectativa da empresa para 2019 era de que o terminal potiguar movimentasse 4,3 milhões de passageiros, mas foi o fluxo registrado foi de 2,3 milhões.

“Além disso, as tarifas de embarque de Natal são 35% inferiores se comparado aos demais aeroportos privatizados do país sob o mesmo regime tarifário (dados de dezembro de 2019). As tarifas de navegação aérea do Aeroporto de Natal também estão defasadas. Os valores cobrados pelas outras torres de controle chegam a ser 301% mais altas que a do Aeroporto de Natal”, disse o grupo em nota.

O terminal aéreo inaugurado em 2014, que fica a 33 quilômetros do centro de Natal, passou a ser administrado pelo grupo argentino em 2012 e o prazo da concessão estabelecido em contrato era de 28 anos.

Nota do Blog – Até aqui não vingou também como aeroporto de cargas e hub de qualquer companhia aérea. Uma pena.

Vale lembrar que houve pesado investimento no Aeroporto Augusto Severo em Parnamirim, avaliado como um dos melhores do país, para logo em seguida se apostar tudo em São Gonçalo do Amarante. Ô RN Sem Sorte!

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia

Comentários

  1. Carlos Andre Gomes de Araujo lima diz:

    Dois elefantes brancos que levaram o Estado do Rio Grande do Norte a bancarrota, o elefante das Dunas e o aeroporto elefante branco, quero saber quem é que vai preso com essa pilantragem?

    • Carlos Andre Gomes de Araujo lima diz:

      Dá uma angústia Só em pensar que os bilhões que foram gastos nessas duas obras faraônicas inúteis ao Rio Grande do Norte poderiam em muito, se bem aplicafos, ter melhorado a vida dos potiguares, hj vemos áreas importantes como saneamento, saúde educação, sem recursos, se Essa montanha de dinheiro fosse bem aplicado, Hoje estaríamos numa situação muito melhor do que estamos hoje, é revoltante constatar a irresponsabilidade.

      • Carlos Andre Gomes de Araujo lima diz:

        E todas essas obras foram levadas à frente naquele período de megalomania petralha que autorizou e avalizou todas essas obras faraônicas e inúteis a nosso estado, não é por menos que hoje eu tenho nojo do PT.

        Dinheiro para saneamento para saúde para educação para moradia não tinha mais dinheiro para supérfluos inúteis só para inflar o ego megalomaníaco de políticos ladrões e corruptos a isso nunca faltou recurso.

  2. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Que desalento. Envolve o setor de turismo que tem, no RN, um dos mais belos litorais do mundo, envolve o setor que deveria ser farto. Envolve falta de programação e entusiasmo. Envolve descrédito, falta de confiança num governo de constantes recuos, indisciplinado.

  3. Marcos diz:

    Se não está tendo demando sendo 300% mais barato determinada tarifa imagine se fosse 300% mais cara kkkk… Pobre não anda de avião meus queridos. E com Bolsonaro aí é que não anda já que segundo Paulo Guedes empregada doméstica na Disney é o fim dos tempos hahaha e olha que votei no “Mirto”

  4. Carlos Andre Gomes de Araujo lima diz:

    Sem esse aeroporto, pode marcar o SEPUTAMENTO da capital do estado.

  5. João Claudio diz:

    Esse aeroporto, assim como o elevante branco futebolístico, foram invenções de ‘soinêg’ potiguares (tem que nem presta).

    O novo aeroporto era a porta da esperança do RN. Tanto ergue o batizaram com o nome do bacurau, Lulu Alves, a pedido do Ciganinho, um dos idealizadores do aeroporto.

    A capital mundial do turismo achou por bem construir outro aeroporto, por achar que o de Parnamirim não estava dando conta do refado.

    A construção em São Gonçalo, se deu pelo fato de aquela cidade estar localizada mais próxima da Europa do que Parnamirim.

    • João Claudio diz:

      Ops’ Não estava dando conta do RECADO, haja vista que os turistas do mundo todo deixaram de visitar Dubai, Nova York, Paris e Tokio, para visitar a Praia do Meio (mais precisamente as ruínas cagada do ex hotel Reis Magos); a feira do Carrasco; o Morro do Careca; o cajueiro de Pirangi; o acervo de Miguel Mossoró e o forró de Dagô (com uma palhinha de Zero e Luís Almir).

      • João Claudio diz:

        O meu teclado precisa ser trocado. TÁ dando erro que nem presta. Coitado, já levou tanta dedada que a sua vida útil chegou ao fim.

        Vou aguardar mais um pouco. Tenho evitado sair de casa temendo o Coronavirus.

        Dizem que, na minha idade (82 verões ), a coisa pega até vendo a programação da TV.

        Eu não estou pretendendo morrer agora. Preciso, mais do que nunca, encher mais ainda o saco de muitos PTralhas.

        Inté e um baraço. Ora, pois!

  6. Victor diz:

    O aeroporto de Natal foi o primeiro no país a ser privatizado. Incrível que a iniciativa privada não tenha conseguido dar viabilidade a um aeroporto em um dos destinos turísticos mais procurados do Nordeste. É muita incompetência.

  7. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    É ISSO MESMO CARO VICTOR, NESSE CONTEXTO, CALHA UMA SIMPLES INDAGAÇÃO, INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE JUNTO AOS BURRO NARIANOS ADORADORES DA CAVALGADURA MOR: JAIR MESSIAS ASCO NARO, QUE AQUI APARECEM SOB O SIGNO DO OBSCURANTISMO , PARA NOS BRINDAR COM COICES VERBORRÁGICOS EM FORMA DE COMENTÁRIOS….!!!

    AFINAL SENHORES, ONDE ANDA A TÃO PROPALADA COMPETÊNCIA DA INICIATIVA PRIVADA E DO DEUS MERCADO, ESPECIALMENTE QUANDO DO RECEBIMENTO – GERALMENTE À PREÇO DE BANANA E CONDIÇÕES DE PAI PRA FILHO-, DAS CONCESSÕES / LEILÕES DE BENS E SERVIÇOS QUE A DITA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA DO NOSSO PAÍS, CICLO APÓS CICLO, DE PREFERÊNCIA APÓS OS CONHECIDOS GOLPES TIPO IMPEDIMENTO, DOA, MAIS QUE DOA AOS DITOS EMPRESÁRIOS, NA VERDADE, NEO-ESCRAVOCRATAS DA TERRA DE PINDORAMA…!!!???

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  8. Gilvandro Alves diz:

    O aeroporto não vai fechar, muito menos deixar de existir. Vai apenas mudar de gestão. Entendo que foi desnecessária a construção dele, mas a culpa é dos políticos, inclusive da atual prefeita de Mossoró, uma das incentivadores do referido equipamento, que apesar de tudo é moderno e no futuro poderá ser muito importante para o estado. O que falta é trabalho dos políticos do RN, que só se preocupam em empregar seus apaniguados nas três esferas do governo, levando o estado a insolvência financeira. Se o aeroporto fosse em João Pessoa estaria bombando como se diz hoje.

  9. João Claudio diz:

    Num tem jeito. Burro encantado morre e nāo se olha no espelho.

    Ora, a empresa vai fechar as suas portas por falta de pasageiros no aeroporto, e tu ainda abre a boca pra dizer que Natal é um dos destinos turisticos mais procurados do Nordeste?

    Ô, meu fí! Me responda-me:

    Esse horror de turista está chegando a ex capital espacial do brasil, de quê?

    De moto-taxi; de transporte alternativo; de lotaçāo em ônibus fretado; a pé ou de carona?

    Uma dica da Inframerica:

    De aviāo NÃO É.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.