• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 30/06/2015 - 23:16h
Seca

João Maia aponta caminho para enfrentar falta de água

O presidente estadual do PR, João Maia, foi o entrevistado do Jornal da Noite da rádio 95 FM, nesta terça-feira (30), pelos jornalistas Juliana Celi, Thaisa Galvão e Eugênio Bezerra. Durante mais de 20 minutos, o ex-deputado falou sobre política, o PR, a seca no interior, Governo do Estado, economia, entre outros assuntos.

João (à esquerda) foi entrevistado hoje (Foto: divulgação)

A entrevista teve início com o questionamento de um ouvinte de Ceará-mirim sobre pretensões políticas para o futuro. João Maia explicou:

– Eu tenho uma missão que me foi dada pela direção nacional do partido de fortalecer o PR no Rio Grande do Norte e eu tenho feito de forma planejada e com dedicação para as eleições de 2016. Minhas pretensões eu verei depois das eleições do ano que vem – declarou.

O presidente do PR chamou atenção para as necessidades do RN. “Eu tenho uma preocupação imensa com o RN e com o Governo do Estado. A verdade é que eu conheço o lado do empresário. Para investir no Estado é preciso ter segurança, saúde, educação, desenvolvimento”.

Maia também chamou atenção para o grave problema do desabastecimento de água no interior e deu uma ideia:

– Não adianta achar que o problema da falta d’água será resolvido com carros pipas. Primeiro que falar de Crise Hídrica é um erro. A palavra é Falta d’água. Tem soluções simples para isso. Basta furar poços ao longo do rio e jogar água para o rio, sem ter que suspender a irrigação. Vamos atacar o problema de forma concreta. Se não temos dinheiro, vamos reunir a bancada, o ministro Henrique Alves, vamos até a Petrobras e solicitar que utilizem as sondas, que estão subutilizadas, para perfurar uns 200 poços.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Tem soluções simples para isso. Basta furar poços ao longo do rio e jogar água para o rio, sem ter que suspender a irrigação.”
    Vejamos o que está no site ARTESIANA.COM.BR
    “A vida útil de um poço artesiano é, em média, de 30 anos, o que o torna um investimento durável, de retorno garantido. A somatória dos fatores descritos resulta em Economia certa e mensurável. ”
    Este durabilidade de 30 anos é considerando o uso do poço em situação normal. Se formos tirar água de um poço para jogar dentro de um rio, dia e noite, usando a maior vazão possível, claro que o tempo de vida útil deste poço cairá consideravelmente. É preciso saber que nós não estamos em cima de nenhum aquífero. O aquífero Guarani está muito longe de nós. Em qualquer boa escola este senhor aprenderá que o Guarani se faz presente apenas nos estados: Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul,São Paulo,Paraná,Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso. Estados que são grandes produtores de grãos e de carnes exatamente por não terem problema de água.
    A água que encontramos em poços profundos tem que ser usada da forma mais inteligente possível.
    Este senhor precisa ler o excelente trabalho A QUESTÃO DA ÁGUA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO e saber que os poços são finitos. Leia senhor João Maia, o que os autores deste brilhante trabalho aconselham para a nossa região: “cisternas, pequenos reservatórios, poços,dessalinizadores devem ter seu uso ampliado e melhorado, particularmente no que tange à sua operação e manutenção. Pequenos açudes e barragens subterrâneas devem, onde for adequado, ser empregados para fomentar a agricultura familiar de forma sazonal.
    A solução para o problema de falta d’água na nossa região não é tão simples como pode parecer à primeira vista. Observe que já está sendo feito o que é recomendado por profundos conhecedores do assunto. CISTERNAS, DESSALINIZADORES E POÇOS PROFUNDOS.
    Encerro perguntando: Os recursos chegados para o RN nos últimos anos foram totalmente aplicados? Os recursos chegados para Mossoró nos últimos anos foram totalmente aplicados? Alguém pelo menos tem uma ideia do total de recursos recebidos com esta destinação específica?
    Fiscalizar com o máximo rigor a aplicação destes recursos é preciso. Apurar se os recursos já recebidos foram corretamente aplicados é preciso.
    Todos sabem que a CORRUPÇÃO, presente em todos os setores da vida nacional aumenta a intensidade do flagelo causado pela seca. E isto só se acabará quando CORRUPTO passar a aguardar resultado de recurso na CADEIA, o que já acontece nos EUA e em outros países mais adiantados.
    Com a seca se aproximando todos agora querem tirar uma casquinha e se mostram preocupados com este problema que sempre existiu, existe e existirá na nossa região.
    Precisamos aprender a conviver com escassez de água.
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM SETEMBRO? VÃO DEIXAR SAL GROSSO PRESCREVER?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.