• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 24/07/2020 - 22:47h
Economia

João Maia questiona lucros de gigantes do mundo digital

Apresentado pelo Deputado João Maia (PL/RN), o Projeto de Lei nº 2.358/2020 tem ganhado cada vez mais destaque na imprensa nacional. Na noite desta sexta-feira (24), o PL de João Maia foi notícia em rede nacional pela Rede Record, no Jornal da Record.

João: momento delicado da economia (Foto: arquivo)

Esta semana, a Câmara aprovou o requerimento do deputado que pede ao Ministério da Economia informações sobre impostos que as empresas globais de tecnologia, como Google e Facebook (que faturam no Brasil e recolhem impostos em outros países, inclusive nos EUA), pagam sobre os lucros que tem aqui no Brasil.

O PL propõe a instituição de Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico incidente sobre a receita bruta de serviços digitais prestados pelas grandes empresas de tecnologia (CIDE-Digital).

Tributos

No requerimento enviado pela Câmara ao Ministério da Economia, João Maia questiona:

– Quanto essas grandes empresas e tecnologia pagam de tributo no Brasil? Quanto elas pagam de remessa de lucro para o exterior? E quanto pagam em média às empresas brasileiras de outros setores?

Para João Maia, “a questão é pagar aqui o que se fatura aqui. Nós estamos vivendo um momento de crise fiscal, mesmo antes da pandemia, e estamos precisando de recursos”, argumentou o deputado.

Nota do Blog – Excelente intervenção, deputado. O mesmo foco deveria existir sobre grandes fortunas e bancos, mas acho que a reforma tributária vai quebrar nas costas daquela turma de sempre: classe média e pobre.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação / Economia / Política

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Pêrahóstia! Esse cagão não sabe de nada.

  2. Jorge de Castro diz:

    Sem dúvida, não é justo que os Impostos fruto dos altos lucros dessas empresas sejam recolhidos em outros países, quando esses lucros são gerados aqui. O problema é se criar um imposto e eles repassarem para nós, pobres contribuintes, pagarmos. Alguém duvida?

  3. Victor diz:

    Finalmente alguém toca nesse ponto. A tributação sobre as big techs é a discursão mais atual e urgente do sistema. A Europa já vem discutindo há tempos. Mas como você disse, Carlos, no Brasil o pau vai quebrar nas costas da classe média, até porque boa parte da própria classe média se põe a serviço dos donos das fortunas.

  4. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    FINALMENTE UMA BOA INICIATIVA, ESPEREMOS QUE LOGRE ÊXITO COM ESSE PROJETO DE LEI…!!

    CHEGA DESSES TUBARÕES, SOBRETUDO EM, SE TRATANDO DE TUBARÕES TRANSNACIONAIS, NÃO SEREM TAXADOS COM O DEVIDO IMPOSTO, E QUANDO TAXADOS EM IMPOSTOS, NO MAIS DAS VEZES, EFETIVAMENTE NÃO ADIMPLIREM COM SUAS OBRIGAÇÕES LEGAIS.

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  5. Caio diz:

    Lorota boa!

  6. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Parabéns à nota de “Nosso Blog”. Falou e disse.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.