• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 15/03/2013 - 18:00h
Eleições em Mossoró

Juiz do TRE pede informações sobre supostos abusos

“Justiça dá 10 dias para Rosalba explicar o uso da máquina do Governo nas eleição”. Eis a manchete da página 5 no primeiro caderno d´O Jornal de Hoje (vespertino natalense), edição de hoje.

A manchetinha da mesma reportagem complementa: “Juiz cobra informações sobre gastos em obras e publicidade para saber se Cláudia Regina (DEM) foi mesmo favorecida”.

O Jornal de Hoje trata de despacho do juiz Verlano Medeiros, em cima de Recurso Contra Expedição de Diploma (RECED) que advogados da candidata derrotada à Prefeitura de Mossoró, deputada estadual Larissa Rosado (PSB), protocolaram no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Verlano Medeiros cobra farta documentação (Foto Canindé Soares)

A ação tem basicamente o mesmo conteúdo de ação que corre na 33ª Zona Eleitoral em Mossoró, julgada há apenas poucos dias pelo juiz José Herval Sampaio Júnior – em que decidiu pela cassação da candidata governista Cláudia Regina e seu vice Wellington Filho (PMDB), além de lhes aplicar outras sanções.

Vale lembrar que essa sentença teve seus efeitos suspensos pelo juiz da 34ª Zona Eleitoral, Pedro Cordeiro Júnior, após apreciar embargos de declaração de advogados de Cláudia e Wellington. Cordeiro substituía Herval, que entrara em férias na 33ª Zona Eleitoral.

Ministério Público

O Ministério Público Eleitoral (MPE), não satisfeito com a decisão de Pedro, apresentou questionamento à Justiça ainda nesta semana.

O vespertino natalense informa que o juiz Verlano Medeiros, com assento no TRE, emitiu uma série de determinações para se nutrir de maiores elementos técnicos, para embasar uma decisão sobre a matéria. Ele poderá ouvir posteriormente alguns nomes citados, desde prefeita e vice-prefeito cassados a governadora.

Além do Governo do Estado, Verlano Medeiros pede informações à Prefeitura de Mossoró, à Justiça Eleitoral em primeira instância, ao Departamento de Avição Civil (DAC) e à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO).

Nesses dois últimos, organismos federais, o magistrado objetiva identificar se há elementos para comprovar abuso no uso do avião Bandeirante E 110 P1 (prefixo PP-ERN) na campanha eleitoral.

A aeronave pousou 56 vezes no Aeroporto Dix-sept Rosado (Mossoró), somente no último mês da disputa eleitoral (Veja AQUI) – setembro de 2012. Em todo o ano anterior, 2011, o mesmo avião ‘pisou’ em solo mossoroense 98 vezes.

Imprensa

No mesmo despacho, Verlano Medeiros vai mais além. Cobra dos jornais De Fato, Correio da Tarde e Gazeta do Oeste, bem como das rádios Libertadora, RPC e Difusora, apresentação de relatórios e documentos referentes a pagamento de propaganda oficial do Estado e da Prefeitura nos exercícios de 2011 e 2012 (com respectivas notas fiscais). O mesmo é solicitado à TV Cabo Mossoró (TCM).

O RECED dos advogados de Larissa segue a mesma disposição manifestada implicitamente pelo MPE, através das promotoras Ana Ximenes e Karine Crispim. Identificando morosidade nos juízes de primeira instância para julgamento de denúncias, elas resolveram aportar diretamente no TRE, onde o rito de julgamento é mais célere.

Está com o mesmo juiz Verlano um RECED assinado pelas promotoras, em que elas elencam sete denúncias formuladas para pedido de cassação de diploma de Cláudia e Wellington, por captação ilícita de votos, uso da máquina pública e abuso do poder econômico.  Veja AQUI.

Acompanhe mais notícias e informações de bastidores por nosso Twitter AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público

Comentários

  1. CELSO MARTINS diz:

    MEUS AMIGOS.
    Nunca vi tanto disse-me-disse em função dos resultados das últimas eleições. Coisas absurdas , com a finalidade de denegrir imagens de pessoas idõneas como ; ROSALBA, CLAUDIA E FAFÁ.
    01- O que tem a ver o avião do estado com resultados das urnas,?
    02- Se a governadora quizesse teria viajado para todos os cento e tantos municipios do estado. Sim, no avião do estado, e daí ? Qual o problema ?
    03- A Governadora tem residencia em Mossoró se convier poderá vir as vezes que achar necessário.
    04- Pagar publicidade ? È um direito constitucional, deveu , o governo estadual tem que pagar.
    05- Inaugura obras ? Desde que prontas, tb é um direito inalienável da governadora inaugurar no momento que achar oportuno.

    OUTRA. Claudia Regina está no seu direito de administrar Mossoró. Ela não está cassada, estão querendo, daí uma diferença enorme.

    Se conformem srs e sras oposição, etc. O povo de Mossoró elegeu Claudia prefeiiiiiita deste municipio. E como está adnministrando bem . Parabens CLAUDIA PELA BELA ADMINISTRAÇÃO.

    • erivan diz:

      Discordo do amigo, ela veio 56 vezes em apenas um mes, é o nosso dinheiro amigo. Nao sou contra a ela ter vindo 56 vezes em um unico mes, so que ela era pra ter vindo em seu carro particular e nao no aviao do estado um monte de vez, ate porque o rn nao se resume somente em mossoro. Uotra coisa, sera que ela veio 56 vezes no mes passado? Claro que nao que nao é epoca de eleicao.

    • Ruan diz:

      Celso, na boa… Em que mundo vc vive e que cc vc tem ? Não ver anomalias em 56 pousos em mossoro na época da eleição como evidência (e olha que não uso o termo prova) de que as vindas da governadora foi no intuito de dar um up na campanha, até por que no ano anterior o mesmo avião durante o ano todo só pousou em Mossoró, pouco mais que 90 vezes, um disparate bem visivel é no minimo tentar tapar o sol com uma peneira.

      Sim. vc esta certo.. ela é governadora do ESTADO e não de Mossoró e poderia ter mesmo pousado em todos os municipios do estado, alias, poderia não DEVERIA e não somente em Mossoró e em epoca de campanha.

      O Fato da governadora ter residência em Mossoró, acredito que não justifique ficar vindo a Mossoró só por causa disso pois o Avião é do ESTADO e não dela, ok ?

      Sobre a questão da publicidade e obras eu nem vou entrar na questão pois acho que vc deve estar brincando em não ver o pode estar por tras disso.

      Vc nesta sua colocação viajou tanto quanto ela…rs

    • Ruan diz:

      Outras coisa… ELa esta cassada (fato que não se discute), só que se mantém temporariamente no cargo por uma decisão do Juiz Pedro Cordeiro que esta sendo questionada pelo MP. Abs

    • Manoel diz:

      Amigo essas viagens não foram a serviço do Estado do RN não. O senhor sabe o que é uso da máquina administrativa do Estado e do municipio ? Pelo visto, o senhor é comissionado.

      P.S.
      Nunca fui comisionado, nem tão pouco tenho o menor interesse de ser.

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Amigos
        Mais cuidado ao responderem comentários de agentes provocadores.
        Dá para notar perfeitamente que se trata de um comentário feito com o objetivo de provocar respostas.
        Isto é muito usado na guerra de propaganda.
        Alguém se faz de advogado do diabo para despertar nas pessoas um sentimento de revolta.
        Neste tipo de armação eu não caio.
        Deixo que o próprio comentário dele sirva de ataque a quem ele deseja desgastar a imagem.
        Não vou me prestar a reforçar as opiniões que ele subliminarmente emitiu.
        Que Deus abençoe a todos nós.

  2. Samir Albuquerque diz:

    Citando um famoso personagem, de uma famosa peça da Cia de Teatro, Os Melhores Do Mundo, “Eiiii, Agora fudeu! Agora fudeu! Agora fudeu! Agora FUDEU!” (Isac – Hermanoteu na terra de Godah)

  3. weverton diz:

    Agora vai o/

  4. TOMAZ diz:

    SE A JUSTIÇA NÃO PUNIR É PORQUE A JUSTIÇA É CEGA MESMA.CEGA E PARCIAL,PARA O LADO DOS MAIS FORTES.

  5. B.Nunez diz:

    Tá na cara, às escancaras . Provas fartas, abundantes e conclusivas.

  6. Francy Granjeiro diz:

    O juiz Verlano Medeiros vai cobrar dos jornais De Fato Correio da Tarde e Gazeta do Oeste, Libertadora, RPC e Difusora???..KKKKKKKKKKKKKKKK.
    O jornalismo de Mossoró é uma vergonha….a coluna de alguns jornalistas…é mentindo para seus assinantes e leitores..o PIG ela é facciosa, é uma imprensa que serve a um grupo de pessoas.
    A ideologia do PIG é a da direita conservadora das elites brasileiras.O que esse partido quer e trabalhar para as “elites” é destruturar LULA/DILMA e povo brasileiro…..mais nunca nesse BRASILZÃO esses demotucanalhas voltam ao poder.Mais nunca.
    LEY DE MEDIOS, JÁAAAAAAAA
    VER O VIDEO … O PIG
    //www.youtube.com/watch?v=irnqkkRCMSY
    ……………………………………………………………………………………………………………..
    Esta notícia vai matar de raiva o PIG, o PSDBesta o DEMônio e seus seguidores. – Pai dos BRICs aposta que Brasil
    cresce 5% por ano
    //ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/2013/03/esta-noticia-vai-matar-de-raiva-o-pig-o.html

  7. Francy Granjeiro diz:

    Tem blogueiros e colunas que quando os jornais de fora mostram a realidade dos fatos desses políticos do RN,amenizam o assunto e outros nem publicam Nada.É de morrer de rir de chorar!

  8. Inácio Augusto de Almeida diz:

    O General Pirro teve a sabedoria de não comemorar uma vitória que sabia ter sido conseguida a muito custo.
    Muito usam até a expressão VITÓRIA DE PIRRO nos dias de hoje para mostrar que não estão iludidos com o momento vivido após uma conquista.
    Outros nunca sequer ouviram falar de PIRRO e comemoram o que não percebem ser transitório como se fosse definitivo.
    PIRRO morreu durante uma batalha vitimado por uma telha jogada por uma anciã de cima de um sobrado, isto em plena batalha. A pancada o deixou tonto e disto se aproveitou um inimigo para matá-lo.
    Hoje tem quem fique tonto, não com a pancada de uma telha, mas com a publicação de fotos tão comprometedoras que as torna mais vulneráveis do que ficou PIRRO com a telha que a velha lhe jogou.
    Daí sabiamente não estarem comemorando vitória nenhuma.
    Ou estão?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.