• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 07/08/2017 - 17:54h
Glauber Alves

Juiz eleitoral diz que cidadão deve negar voto a maus políticos

Entrevistado da semana na página Blog da Chris, de Christianne Alves, na série “6eis Perguntas”, o juiz federal, doutor e mestre em Direito Processual Civil, mossoroense Francisco Glauber Pessoa Alves, diz que o papel de defesa da lisura dos processos eleitorais deve ser de todos.

Em sua avaliação, o cidadão deve também agir de modo proativo, negando voto aos maus políticos, fiscalizando, denunciando. Ele, há poucos dias, tomou posse como juiz eleitoral no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), representando a Justiça Federal.

Glauber: lisura eleitoral (Foto: Web)

Blog da Chris – O que falta à Justiça Eleitoral em seu papel de cuidar da organização do processo eleitoral e legitimar resultados das urnas, quando constantemente vemos aberrações entre prestação de contas de campanha e a realidade de gastos?

Glauber Alves – A luta contra a o abuso e o desvio nas campanhas é constante.  E o conhecimento de como os maus candidatos se valem disso está em progressivo crescimento.  Sistemas de dados cruzados com diversos órgãos públicos foram feitos e servidores estão em permanente aperfeiçoamento.  Procedimentos foram desenvolvidos e testados. A própria legislação se renova, buscando evitar tais males.  Além disso, há a fiscalização por parte dos demais candidatos e partidos, bem como pelo Ministério Público Eleitoral.

A chave é o conhecimento de como se dão as prestações de conta ilícitas e a utilização dessa informação para evitar que a Justiça Eleitoral avalize essas posturas indevidas.  Não há segredo: é trabalho e antecipação! Porém, não é só da Justiça Eleitoral o trabalho de zelar pela lisura do processo: é de toda a sociedade, denunciando as ilegalidades e negando voto aos maus candidatos. Quanto menos ouvimos falar da Justiça Eleitoral nas eleições, mais elas transcorreram tão dentro da normalidade quanto possível.

Veja entrevista na íntegra clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Parabéns ao juiz por ter dito o que ninguém sabia.
    O cidadão deve negar o voto a maus políticos.
    E a justiça? O que faz a justiça para impedir que um cidadão com o filho chorando por estar faminto venda o voto? Punir este pai desesperado? Punir o mau político?
    Todos sabem que isto acontece em todas as eleições. Basta ouvir rádio e atentar para a declaração de pessoas que dizem saber que a compra de votos ocorreu, mas que não existem provas.
    Provas nunca irão existir. Ninguém passa recibo do voto que vendeu.
    Mas por que não atacar pela outra ponta? Por que não afastar da política os corruptos já condenados?
    Quando um juiz ou membro do MP deu uma entrevista cobrando do TJRN celeridade no julgamento de recursos de políticos condenados por prática de improbidade?
    Quando um juiz ou membro do MP cobrou mais celeridade nos trabalhos de apuração das denúncias do ex-procurador da Câmara Municipal de Mossoró que se arrastam desde 06/12/2016?
    Vamos cobrar o julgamentos dos recursos que mantém na política os maus políticos?
    Vamos cobrar a conclusão dos trabalhos de apuração das denúncias feitas pelo ex-procurador da Câmara Municipal de Mossoró?
    Isto ninguém faz.
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS DEPOIS DO FIM DO MUNDO?

  2. Amorim diz:

    Gostaria de ajuda: me indique apenas um!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.