• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 02/02/2018 - 16:32h
Em Brasília

Juízes e procuradores pedem reajuste salarial e mais benefícios

Magistrados e procuradores de todo o país fizeram protesto, nessa quinta-feira (1º), em Brasília, para pedir reajuste salarial, adicional por tempo de serviço e outras medidas em defesa da magistratura e do Ministério Público. Eles também se manifestaram contra a reforma da Previdência, a criminalização da violação das prerrogativas dos advogados e a nova lei de abuso de autoridade.

Representantes de entidades ligadas à magistratura e ao Ministério Público entregaram carta a Cármen Lúcia (Foto: Frentas)

O ato se estendeu do Supremo Tribunal Federal (STF) até a Câmara dos Deputados.

Lideranças de entidades representativas das duas categorias entregaram uma carta com reivindicações à presidente do Supremo, Cármen Lúcia, e à procuradora-geral da República, Raquel Dodge. O documento, encabeçado pela Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (FRENTAS), é apoiado por 18 mil pessoas.

Integrantes do Judiciário e do Ministério Público reclamam que estão sem aumento desde 2015 – “as únicas carreiras do Estado não contempladas recentemente com qualquer reajuste em seus subsídios” – e que acumulam perdas salariais de 40%. Nesse período, segundo eles, seus salários foram atualizados em 14,6%, enquanto a inflação acumulada foi de 21%.

“Injustiça”

Atualmente, o salário inicial de um juiz está fixado em R$ 27.500,17, o mesmo de um promotor de Justiça. Já um procurador tem remuneração inicial de R$ 28.947,55.

“Não pode a Suprema Corte, em especial, fechar os olhos para o ignóbil uso da política de remuneração como estratégia de retaliação ao desempenho autônomo, independente e altivo das funções do Poder Judiciário e do Ministério Público”, diz trecho da carta.

A defasagem salarial, de acordo com os manifestantes, é “um atentado à garantia da irredutibilidade” e uma “injustiça”.

Veja matéria completa clicando AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. João Paulo diz:

    Ver privilegiados exigirem mais privilégios, é uma tragicomédia digna de ser escrita por Molière.

  2. Marcos Pinto. diz:

    Enquanto isso, o humilde trabalhador brasileiro tem seus direitos trabalhistas criminosamente solapados e ninguém se manifesta contra tamanho assassinato às conquistas amealhadas pela luta de classes nos últimos 30 anos. Isso, sem falar no mísero reajuste de 17 reais no salário mínimo . Tenho nojo desses imbecis que foram às ruas gritar FORA DILMA, servindo bestialmente de massa de manobra para a elite protagonizar o golpe acolitado pelo pútrido e intragável STF. Uma lástima, pois.

    • Francisco César diz:

      Marcos Pinto boa tarde, queria vê a reação dessa turma de malfeitores da Justiça, se tivessem 17 reais de aumento nos seus milionários salários, como todos os brasileiros tiveram. Por isso que os brasileiros tem repulsa e nojo desses Poderes que querem mais, sempre mais pra uma minoria que vivem maravilhosamente bem. Em quanto isso milhões de Brasileiros trabalham como escravos pra pra sustentar esses Senhores que impiedosamente nunca pensam nesse pais e na miséria desse povo sem direitos praticamente de nada. Deveres, sim e muitos. Um abraço Marcos Pinto e concordo com tudo que você escreveu.

  3. Raniele Costa diz:

    É uma injustiça esses trabalhadores ganhando uma miséria de salário, têm que ter aumento pra esses funcionários do Judiciário se eu fosse eles aumentaria para um milhão por mês já que eles mesmo é que diz quanto quer ganhar.

  4. João Claudio -Em ritmo de carnaval ㋡ diz:

    Um ‘like’ para o comentário do Raniele Costa.

    Eu, particularmente, acho muito pouco o $alário dos magistrados. Eles merecem mai$.

    Já que tá tudo ‘acanaiado’, o que vocês acham de eles pleitearem passagens e estadia free para si e familiares curtirem a Europa ou EUA nas férias de julho e fim de ano todos os anos? Não seria uma forma de gratificá-los? De aliviar os bolsos de quem já ganha muito pouco? Eu ‘oıodɐ’ essa ideia.

    O pacote poderia incluir as suas respectivas secretarias do lar e babás das crianças. Essas pessoas são essenciais às famílias durante uma longa viagem. Eu ‘oıodɐ’ essa ideia.

    O quêêêêê???? Levar o vizinho da esquerda e o da direita???? NÃO! Assim também já é demais, né? Eu tô fora e não apoio essa ideia.

    O dinheiro do tour sairia, como sempre saiu e sai, dos bolsos dos trabalhadores. Eu apoio.

    Tradução:

    O brasil está errado de A a Z. Ou passam uma borracha apagando tudo e recomeçam do zero, ou a merda chega no ‘osso’. Já já.

    ANOTEM.

    Pergunta: quem tem coragem de fazer uso da borracha? Quem? Quem? Quem????????

    Resposta: NINGUÉM.

    Conclusão: não se mexe em merda que já está fedendo, sob o risco de feder mais ainda. Fato, fato e fato.

  5. Vicente diz:

    Juizes, procuradores da república, promotores de justiça, advogados da união e etc. já ganham muito bem. Se querem ser ricos, empreendam. Vão para a iniciativa privada, sejam empresários, criem novas ferramentas, construam. A burocracia, o Estado não é lugar para quem quer ficar rico. É falacioso argumentar que é injusto terem próximo de si advogados milionários. A maioria dos advogados não ganha 25% do salário de um juiz. É falacioso dizerem que os salários altos evitam corrupção do judiciário. Se o juiz (ou procurador, advogado público, etc.) cometem crimes, que sejam punidos. É risível argumentar que o salário alto é um “seguro anti-corrupção”. Juizes, em geral trabalham muito, são vigiados, cobrados, pressionados. Bem-vindos, esta é a vida de adulto. Engenheiros, médicos, professores também o são.

  6. TRG diz:

    2009/ 2010/ 2011, eu me lembro bem… Brasil voando, indústria/bancos pagando altíssimos salários + bônus para executivos um belo e unido coro vindo do mercado “concurso é para acomodado” “funcionário público é fracassado, não aguenta a vida de executivo/empresário”…

    2017/2018 – inciativa privada não paga bônus, demitem diretores de empresas com altos salários e transformam gerentes em diretores (sem aumento) e alto funcionário do poder executivo e do judiciário ganhando mais que executivo. Agora o coro soa diferente “benesses”, “privilegiados”….

    Curioso, não?
    Resumo da ópera, para de reclamar e vai trabalhar!!! Quem é preguiçoso é o tal do Brasileiro!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.