• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 11/08/2020 - 18:34h
Economia

Julho tem mais de 163 mil empresas abertas no Brasil

Em relatório apresentado pelo Ministério da Economia, o RN aparece em segundo lugar em abertura

O mês de julho registrou saldo positivo de 168.492 empresas abertas no Brasil, segundo a ferramenta online Mapa de Empresas, disponibilizada pelo Ministério da Economia. Os dados apontam que, no mês passado, foram abertas 250.308 empresas no país. No mesmo período, foram fechados 81.816 negócios. O total de empresas ativas no Brasil em julho alcançou a marca de 18.990.039.

Os estados que registraram maiores crescimentos na abertura de novos negócios no país em julho, na comparação com o mês anterior, foram: Alagoas (+19,82%), Rio Grande do Norte (+12,51%) e Pernambuco (+11,72%).

Entre as principais atividades econômicas abertas no mês de julho, na comparação com o mês anterior, destacam-se: “preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo” (+7,52%); e “comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios” (+1,61%).

O Amapá registrou o maior aumento no número de empresas fechadas na comparação com o mês de junho: + 34,07%.

Entre as principais atividades econômicas fechadas no Brasil, registraram aumento no número de negócios encerrados (comparação com junho/2020): “comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns” (+11,81%); e lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (+7,08%).

Tempo de abertura

O empreendedor leva, em média, 3 dias para abrir uma empresa no país, segundo dados de julho do Mapa de Empresas. O número representa uma queda de 5,56% na comparação com o mês anterior, quando o tempo registrado foi de 3 dias e 4 horas.

O Distrito Federal continua sendo a unidade da Federação que possui o menor tempo para abertura de empresas. Na capital federal, leva-se 23 horas para o empresário iniciar seu negócio, segundo o Mapa de Empresas.

Apesar de ter seu tempo médio de abertura reduzido em 31,98% em julho, a Bahia ainda é o estado em que se leva mais tempo para abrir uma empresa no país: 8 dias e 20 horas.

Mapa de Empresas

O Mapa de Empresas é uma ferramenta disponibilizada pelo governo federal para os interessados em obter informações mensais sobre o procedimento de registro de empresas, como o tempo médio para abertura e o número de empreendimentos abertos e fechados, inclusive com detalhes sobre a localização e as atividades desenvolvidas.

Os painéis são atualizados mensalmente desde janeiro deste ano. A cada quadrimestre, o Ministério da Economia lança o Boletim do Mapa de Empresas, uma publicação detalhada com dados e informações relevantes sobre o ambiente de negócios e a descrição de ações voltadas a impactar positivamente o cenário econômico.

O próximo boletim quadrimestral será divulgado em setembro, referente aos meses de maio, junho, julho e agosto.

Com informações do Ministério da Economia.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.