• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 04/10/2012 - 06:22h
Mossoró

Justiça Eleitoral veta publicação de nova pesquisa

A terceira rodada de pesquisa do Instituto Cipec, que seria publicada no jornal Gazeta do Oeste nesta semana, não teve amparo legal à veiculação.

A Justiça Eleitoral proibiu a sua divulgação em face de um erro prosaico em seu relatório de trabalho. O juiz da 34a Zona Eleitoral, Pedro Cordeiro, foi convencido de falha quanto à origem do campo de coleta de dados.

A empresa pesquisadora, originária de Recife (PE), identificou o conteúdo como sendo de Petrolina (PE).

Uma falha, possivelmente de digitação do documento técnico, inviabilizou o acatamento da Justiça Eleitoral para sua publicação.

Deduz-se que foi feita apresentação do relatório (modelo de como seria feito o trabalho, tratando de metodologia e aspectos técnicos etc.) à base do Control C/Control V (cópia e colagem, na linguagem da informática).

O Cipec e o Gazeta do Oeste envolveram-se em polêmica anterior há poucos dias.

À noite do dia 21 de setembro último, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Mossoró, Gustavo Rosado (PV), acompanhado do cunhado e deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), além do jornalista Neto Queiroz, coordenador da campanha a prefeito do governismo, tentou impedir a publicação da segunda pesquisa Cipec/Gazeta do Oeste (veja os bastidores em reportagem exclusiva clicando AQUI).

Assédio

O trio esteve na sede do jornal para ‘negociar’ o veto à pesquisa. Valores, não apenas de ordem moral, estiveram à mesa e à mão.

A matéria sobre a pesquisa chegou a ser postada no site do jornal por volta de 22h30 da sexta-feira, antecipando o que sairia na versão impressa no sábado (22). Mas logo foi retirada do ar, em meio à negociação do trio com a diretoria do periódico.

Apesar da pressão e do assédio, o Gazeta do Oeste assegurou a publicação. A matéria foi novamente posta no site e saiu no impresso no dia seguinte.

Para compensar o mal-estar com o governo – um de seus maiores anunciantes, o Gazeta do Oeste publicou uma pesquisa do Instituto Perfil no domingo (23), entregue pelo próprio Gustavo Rosado, com números menos desfavoráveis à sua candidata a prefeito, Cláudia Regina (DEM).

Em tese, as partes fumaram o “cachimbo da paz”.

Dias antes, Gustavo tentou veicular a pesquisa do Perfil no Jornal de Fato. Entretanto, a direção da empresa – ressabiada – evitou se comprometer com o material.

O Cipec tem feito trabalhos diretos para a campanha da candidata a prefeito pela oposição, Larissa Rosado. Já o perfil, apresenta igual tarefa com a candidatura de Cláudia.

Veja abaixo, as duas pesquisas Gazeta do Oeste/Cipec que foram publicadas:

Estimulada – Gazeta do Oeste/Cipec – Realizada nos dias 18 e 19 de setembro

Larissa Rosado (PSB) – 47,5%
Cláudia Regina (DEM) – 38,2%

Espontânea – Gazeta do Oeste/Cipec – Realizada nos dias 18 e 19 de setembro

Larissa Rosado (PSB) – 48,8%
Cláudia Regina (DEM) – 36,9%.

Estimulada – Gazeta do Oeste/Cipec-PE – Realizada nos dias 21, 22 e 23 de agosto

Larissa Rosado (PSB) – 48,8%
Cláudia Regina (DEM) – 36,9%

Espontânea – Gazeta do Oeste/Cipec-PE – Realizada nos dias 21, 22 e 23 de agosto

Larissa Rosado (PSB) – 42,8%
Cláudia Regina (DEM) – 32,4%.

Nota do Blog – Pesquisadores do Cipec, mesmo com o embargo da Justiça Eleitoral, foram a campo para realização da pesquisa em Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012

Comentários

  1. José Gilvan da Silva diz:

    Não ia sair umas pesquisas na Gazeta hoje?

  2. Júlio diz:

    Sua matéria poderia ter sido menos tendenciosa, pois as coisas como estão em Mossoró provavelmente tem empresa que não está nem indo a campo, quando surge fatos concretos você já cria o erro de digitação sem nenhum pronunciamento da empresa envolvida!!

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG -Julinho, bom dia. Toda matéria é tendenciosa. Não existe imparcialidade. A imparcialidade é uma utopia. EU SOU PARCIAL. Só não me permito ser leviano ou hipócrita. Numa campanha estressante e doentia como a atual em Mossoró, seria muita pretensão minha querer ser imparcial e agradar a todos. A enorme maioria não deseja a imparcialidade, mas a imparcialidade que atenda às suas vontades e interesses. Se existe uma única inverdade na postagem acima, o espaço está aberto para contestação e provas em contrário. ABração. E obrigado pela leitura diária e fiel. Sei que diariamente você passa por esta página, não contente em apenas observar outros endereços previsíveis.

  3. Edirley Aquino diz:

    Pode ir atras que tem dedo podre do pessoal govermista, que conseguiram de algum modo se infiltrarem dentro do cipec, com o intuito de descretibilizar o instituto, ja que o certus, digo erradus/tcm, caiu em total descretido na cidade, devido as contas superarem os 100%, e agora querem fazer mesmo o instituto cipec. Num esquecam naum o 40 estar de portas e porteiras abertas, venha, venham, venham pro-Lado do 40 e sejamos todos felizes, ate a descida do alto rumo ao palacio da resistencia, com a verdade que todos os mossoroensse ja conhecem, e as urnas dara o ponto final e PROCLAMARA, LARISSA PREFEITA DE MOSSORO.

    • Aparecida Castro. diz:

      Concordo com vc Sr.Edirley já avisei aos meus amigos(as) que no domingo à noite não estarei online,porque estarei na presidente dutra no carnaval da vitória.Só dá 40 é na cabeça e no coração,\o/\o/\o/#Vamos Lá! estou anciosa que chegue domingo…Mossoró,vai esta linda,toda de verde.”Larissa,”Mossoró,te aguarda de braços abertos,\o/

  4. paulo eduardo diz:

    tem muita gente cega e achando que a campanha ta ganha ainda!!
    continuem duvidando das pesquisas, por isso prefiro não questionar nenhuma, mais vejo que a maioria so acredita naquela que lhe favorece.

    I-TEM mais pesquisaa?!! essa é brincadeiraa!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Miguel diz:

    Uma coisa é certa e ninguem pode esconder, Larissa lidera todas as pesquisas.

    • Aparecida Castro. diz:

      Verdade,Sr.Miguel concordo plenamente com o senhor, Não tem pra nimguém,é Larissa na cabeça e no coração, eu e a minha família somos (QUARENTEIROS) #Vamos Lá! com Lá Lá.

  6. Alexandre Rêgo diz:

    Caro Carlos Santos,

    Não ocorreu apenas 1 erro, e sim 4 erros identificados no registro da Pesquisa CIPEC junto ao TRE. Irei mostra-lo os 4 erros que devem ter ocasionado a proibição da publicação da referida pesquisa.

    1º ERRO (Universo Amostral em Petrolina)
    A pesquisa CIPEC registrada em Mossoró/RN apresenta como universo amostral a cidade de Petrolina. Como podemos confirmar no print a seguir e no link do registro da pesquisa. ( //pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacaoPublica.action?id=14882 )

    2º ERRO ( Distribuição por Faixa Etária com Somatório errado)

    Na pesquisa CIPEC registrada a distribuição por faixa etária aparece com um erro na sua somatória. No arquivo “Arquivo com detalhamento de bairros/municípios (formato PDF): Amostra Mossoró completa-out.pdf” que está na pagina de registro da pesquisa aparece a seguinte situação. Pode-se acompanhar pelo link: //pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/CarregarArquivoMunicipio.abrir?id=14882
    Como podemos perceber, a somatória de 2+5+2+1 é igual a 10 e não 11 como apresenta a amostra completa da pesquisa CIPEC. Este erro se repete 36 vezes.

    3º Erro (Quantidade de Entrevistas)
    A soma de todos os entrevistados apresentados pela pesquisa diverge da divulgada pela CIPEC, que viria a ser 800 entrevistados. Como podemos acompanhar pelos 2 links citados anteriormente.
    No caso de consideramos a quantidade de 11 homens, embora a soma esteja errada, temos a soma de 810 entrevistados, conforme dados colhidos da Amostra completa no link (//pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/CarregarArquivoMunicipio.abrir?id=14882 ). E onde podemos acompanhar na planilha abaixo.
    Se consideramos a soma correta, o que viria a ser 10 homens. Então ai que o erro se torna maior ainda, onde o somatório dar 774 entrevistados.

    4º ERRO ( Proporção da amostragem por sexo).
    Como no próprio registro de Pesquisa faz a seguinte afirmaçã “UTILIZANDO-SE QUOTAS PARA A SELEÇÃO DO ENTREVISTADO DENTRO DA RESIDÊNCIA, EM FUNÇÃO DAS SEGUINTES VARIÁVEIS: SEXO: MASCULINO E FEMININO – DADOS DA ESTATÍSTICA DO ELEITORADO TSE – AGOSTO 2012” e que de acordo com o próprio TSE temos a seguinte amsotragem de Homens e Mulheres, como podemos conferir pelo link do site do TSE (//www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatistica-do-eleitorado-por-sexo-e-faixa-etaria ) vemos que a proporção de eleitores do sexo masculino em Mossoró é de 46,82% e de eleitores do sexo feminino é de 53,08%. E o que vemos no relatório da pesquisa CIPEC é que sempre o numero de entrevistados do sexo masculino é maior do que do sexo feminino. Com isso percebemos que a CIPEC não utiliza as estatísticas de Agosto de 2012 do TSE.

    Se precisar de mais detalhamento pode enviar e-mail solicitando que envio prints e tabelas comprovando todos estes erros citados acima…

  7. fabio diz:

    seria a da virada, pelo menos nos numros
    pq isto ja aconteceu a algum tempo
    tome na nuca.
    pode querer nao publicar mas ta nas ruas a virada ja aconteceu e faz tempo
    comprando foto do lado de la…. fica facil

  8. fernanda diz:

    Larissa sempre liderou desde o começo. O desespero do lado de lá tá enorme,
    É #40. Vamos Lá!

  9. Hildebrando diz:

    Gostaria de saber por que não foram publicadas as pesquisas do Datavox e Vox Populi como havia sido comentado que sairiam hoje (04 de outubro).

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.