• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 26/01/2018 - 13:38h
'Justiça'

Lava Jato já condenou mais de 140 pessoas; STF, ninguém

Por Giselle Santos (Do Congresso em Foco)

Deflagrada pela Polícia Federal em março de 2014, a Operação Lava Jato se tornou célebre por revelar aos brasileiros um dos maiores escândalos de corrupção e lavagem de dinheiro de que já se teve notícia, envolvendo políticos, agentes públicos, grandes empreiteiras e altos executivos da Petrobras.

Passados quase quatro anos, as condenações se acumulam em primeira e segunda instância, chegando até a figuras como o ex-presidente Lula, que teve sua pena no caso do triplex do Guarujá (SP) aumentada para 12 anos e 1 mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), na última quarta-feira (24).

Renan, Sarney, Jader, Jucá e Eunício são alguns dos investigados na Lava Jato no Supremo. Sem o foro, Lula está condenado e Henrique Eduardo Alves, preso (Foto: Ricardo Stuckert)

Porém, quando se trata de autoridades com foro privilegiado, a coisa muda de figura. No Supremo Tribunal Federal (STF), instância máxima do Judiciário e responsável pelos processos envolvendo parlamentares e ministros, nenhuma ação penal foi concluída no âmbito da Lava Jato. Em Curitiba e no Rio de Janeiro, que concentram as principais ações da operação na primeira instância, pelo menos 144 pessoas já acumulam 181 condenações – algumas foram sentenciadas mais de uma vez.

Desde março de 2015, quando foi divulgada a primeira “lista de Janot” – relação dos citados nas delações premiadas do doleiro Alberto Yousseff e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, encaminhada ao STF pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot –, 193 inquéritos (investigações preliminares que podem virar processos) foram instaurados no STF.

Nota do Blog – O SFT é o pior dos três poderes do país na atualidade. Já chegou a ter o respeito e a admiração da opinião pública; hoje, sintetiza indignação e desesperança.

É resultado da conjunção pecaminosa entre Executivo e Legislativo, que pariu esse quasímodo. Lá tem de tudo, menos o Direito.

Em vez de ser guardião da Constituição, anteparo do Estado Democrático de Direito e defensor da República, é valhacouto dos seus próprios interesses e parceiro de piratas e corsários que promovem um interminável butim no Brasil.

Caso perdido. Daí para pior.

Entre eles, 36 resultaram em denúncias criminais e 7 em ações penais (processos que podem resultar em condenação) que envolvem 100 acusados. Segundo dados obtidos no site do Ministério Público Federal (MPF), 121 acordos de colaboração premiada já foram submetidos ao Supremo até janeiro deste ano. O número de condenações de políticos, no entanto, ainda é zero.

Veja matéria completa AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Para a Copa do Mundo o Brasil não tem time para ganhar o caneco.
    Para a Copa da Ladroagem, basta olhar este retrato.
    Se fizerem a Copa da Ladroagem poderemos cantar.
    A COPA DA LADROAGEM É NOSSA
    COM NOSSOS CORRUPTOS, NÃO HÁ QUEM POSSA…
    As fotos não mentem jamais.
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ESTE ANO. E MAIS NÃO DIGO.
    A LISTA DO FACHIN VAI COMEÇAR A ANDAR NEM QUE CARROSSEL PARE DE RODAR?
    AS DENÚNCIAS DO EX-PROCURADOR DA CMM SERÃO APURADAS NESTE SEMESTRE?
    O ARRASTÃO ACONTECIDO NA CASA DA PRESIDENTE DA CMM CONTINUARÁ SEM SER ELUCIDADO?

  2. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    A “isenta e imparcial” análise de um Blog sabidamente anti-petista, que, sob o signo do comedimento que muitos não conseguem efetivamente enxergar, pelo simples fato, de não possuírem mecanismos insertos à sua formação política e cultural que os façam ler as chamadas em suas escritas entrelinhas de posicionamentos os mais variados ao longos do anos.

    Ora bolas, depreende-se perfeitamente que a imprensa ao qual o Blog tem como Norte e se alia desde sempre em seu jornalismo que mais parece propaganda, claro, como não poderia deixar de ser….A grande imprensa e seus satélites regionais, jamais, jamais em tempo algum, conseguiu, porventura, enxergar – DESDE SEMPRE SEMPRE A TATUAÇÃO -, dos “STF”S da vida atuando em Natal, em Mossoró, em João Pessoa, em Recife, em Macéio, em Salvador Etc., pra ficarmos só no nordeste…Tão discriminado e invisibilizado.

    Nesse contexto, onde estavam essa figuras quando das muitas falcatruas (NÃO APENAS MANCHETES DE JORNALÕES À SERVIÇO DE MEIA DÚZIA) falcatruas, desvios de dinheiro público efetivamente provados no bojo das investigações, as quais em sua maioria forma arquivadas sob o segno da prescrição e outras “razões” jurídicas que poderiam muito bem ser resumidas na famosa e atual frase “NÃO VEM AO CASO….!!!!???

    Esses acontecimentos que enojam qualquer brasileiro efetivamente sério e que tenha olhos pra o coletivo do povo e da nação e não direcionado simplesmente ao seu umbigo. É de todos sabido, ocorre desde sempre, seja no período do império, império esse que alguns imbecis chapados desejam ressuscitar, seja no período da novidadesca República erigida formalmente no século XIX.

    A Monarquia Rosado , por exemplo, inúmeras vezes houve provada sua participação em vários e vários episódios escabrosos episódios de corrupção escrachada, sem que jamais houvesse sido noticiado com o alarde personalista atual e costumeiro, e, muito menos os ditos comentarista políticos externaram alguma preocupação com a moral, os bons costumes que dizem vincula diretamente a questão do bem administrar a res pública.

    As pessoas que exercitam o chamado norte ideológico pregado desde sempre pela Casa Grande (DIZEM SER UM NORTE ARISTOTÉLICO… SERIA ACONSELHÁVEL RIR …CLARO, PRÁ NÃO CHORARMOS) , seja ele expressado através de “simples” comentários, tão vociferantes quanto incontidos (SE ASSEMELHANDO, MUITO MAIS À UMA INDISFARÇÁVEL COMEMORAÇÃO EIVADA DE ÓDIO) seja através do jornalismos engajado na mesmice de sempre, só não conseguem explicar e muito menos fundamentar, que de fato, não há como esconder que estamos a vivenciar, tempos não apenas estranhos , mas sobretudo estamos perdendo o pouco que havia de democracia representativa (JÁ QUE DEMOCRACIA ECONÔMICA, EFETIVAMENTE, HISTORICAMENTE TEM-SE COMO MIRAGEM) , sob o tacão de justiceiros travestidos de juízes (SEM ESQUECERMOS DO MP, DE MENINOS MIMADOS DE CLASSE MÉDIA, SOFREGAMENTE BUSCANDO HOLOFOTES) , estes sim, que passaram a fazer política partidária e ideológica ao invés de julgaram de acordo com os autos, autos esses que devem ter capa com nome sobrenome dos acusados e não manchetes de Jornais Impressos e televisivos.

    Se esses fatos que resumidamente tentei escrever/descrever, não perfectibilzar o significado e o significante de perseguição política direcionada, mormente à um Partido e seu maior Líder, por favor, rasguem e queimem os dicionários. Mesmo porque a Constituição da República Federal do Brasil de 1988, efetivamente, não apenas foi emendada, mas, sobretudo rasgada para que fosse dada suposta legitimidade jurídica a um Golpe de Estado, político, jurídico, que sem a mola mestra, disseminadora e propulsora da desinformação midiática, tão comum e tão recorrente em nosso país, jamais teria esse norte e esse curso ora tristemente vivenciado pelo conjunto da sociedade brasileira.

    Por último, apenas uma dica, pra que esta comemoração (POR POUCOS SENTIDA E EVIDENCIADA) não ficasse apenas no estado implícito, que tal comemorar e bememorar, também, a impunidade dos figurões do PESSEDEBOSTA DO DEMO, E DOS DEMAIS PARTIDÕES TRADICIONAIS DA ESTREMA DIREITA, DIGA-SE DE PASSAGEM, TODOS ELES CRIA DA ANTIGA ARENAS COM SEUS FILHOTES DA DITADURA, ATUALMENTE COM OUTROS NOMES FORMAIS E PERSONALÍSSIMOS – , bem como dos figurões regionais, inclusive do país de Mossoró-RN, em seus sobrenomes Rosados, Escóssia, eternamente deitados no berço explêndido da impunidade planejada meticulosamente no estuário do nosso magnânimo, vetusto e incorruptível judiciário. Sem que jamais fossem motivos de alguma pretensa indignação dos moralistas sem moral….!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  3. João Claudio diz:

    O fato de ser indicação politica, os pavões do stf não passam de paus mandado do executivo e legislativo.

    Enquanto o cargo for indicado por políticos, a cantiga da perua, digo, dos pavões será a mesma:

    – Fiu fiu fiu…

    – Glu glu glu glu glu…

    – Fiu fiu fiu fiu…

    – Glu glu glu glu glu…

    Pra frente, brasil.

  4. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Como diria o “CIENTISTA POLÍTICO SR. JOÃO CLÁUDIO…!!!

    O foto e o fato…INTERESSANTE na foto não se consegue enxergar nenhum político do PESSEDEBOSTA, claro, isso é tão somente uma coincidência. Mesmo porque a nossa imprensa em dobradinha com o vetusto e incorruptível judiciáiro, mais protege o PT e bate diuturnamente sem pena e dó no PESSEDEBOSTA…Né mermo….!!!???

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.