• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 13/09/2017 - 07:04h
Lançamento

Livro percorre caminho familiar de “Jesuíno Brilhante”

Novo livro de Misherlany Gouthier: genealogia e história (Foto: reprodução)

Estudando há mais de 20 anos as primitivas famílias da região da zona Oeste do estado, em que produziu alguns trabalhos sobre genealogia – “Os Vitorinos da Caieira”, “Lunário Perpétuo – um veio dos Nunes Reis”, “Delmiro Rocha – história, origem e descendência” -, o escritor e pesquisador Misherlany Gouthier lançará outro trabalho nesse mesma linha. Agora, ele apresentará o livro “Os Alves de Melo e a Lenda do Carvoeiro”.

A apresentação do livro será dentro da Semana da Cultura em Almino Afonso, promovido pela municipalidade. Ocorrerá em meio à 115ª Festa do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro dos católicos locais, sábado (16), às 19h40, na Praça Aurino Carlos (Centro).

Jesuíno Brilhante

Gouthier, que é de Almino Afonso, percorre nessa publicação o intrincado caminho da árvore genealógica da família Daniel, de Almino Afonso, com ramificações em Patu e em algumas cidades da Paraíba.

Remonta o novel título à origem do famoso bandoleiro Jesuíno Alves de Melo, “Jesuíno Brilhante”. Içado ao patamar de “fora da lei”, deixou seu nome registrado nos anais da história do cangaço, num enredo que mistura banditismo, política e relações sociais delicadas no final do século XIX no sertão potiguar e paraibano.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura

Comentários

  1. Marcos Pinto. diz:

    A cidade e o município de Almino Afonso estão de efusivos parabéns por mais um manancial em referências históricas e genealógicas da região Oeste potiguar, fruto de abnegada e incansável pesquisa efetivada pelo celebrado historiador e pesquisador Misherlany Gomes, que de forma infeliz adotou o pseudônimo francês Gouthier, que não condiz com seu DNA nordestino. Melhor seria que adotasse um pseudônimo tipo Renato Carnaúba, Zé Aroeira, Joaquim Pé-de-serra, Zé Catingueira, Zé Macaúba, João Imburana etc.

  2. jesuino batista diz:

    meu pai chamava Jesuino Batista ele contava que colocou meu nome de jesuino dagmar batista para preservar o nome de um parente .

  3. Jucielly Noronha Brilhante diz:

    Meu avô era Silvio Brilhante .
    Ele falava muito em Jesuíno BRILHANTE

  4. Pedro Mota diz:

    Onde posso adquirir o livro? Abraço

  5. Carlos Rogério Barros calado diz:

    Meu avô pedro Alves calado me contava essa história,
    E dizia ele que devemos sempre honrar nossa história.
    A justiça tem que prevalecer ainda que ela pareça injusta.

  6. Célio Roberto Brilhante diz:

    Minha família veio para o acre na década década de 1960
    Ela era de Mossoró o sobrenome de meu pai e ferreira Brilhante

  7. Maria Aparecida Jesuino diz:

    Gostaria de saber mais da minha origem,minha mãe se chamava Valdomira Oliveira Jesuino,era natural de Morungaba.Rio Grandre do Sul só sei isto mais nada,meu nome é Maria Aparecida Jesuino.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.