• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 09/06/2020 - 21:52h
Para, para

Maioria de deputados decide engavetar CPI da Arena das Dunas

Por 12 votos a favor e 8 contrários, a Assembleia Legislativa do RN aprovou requerimento apresentado pelo deputado Getúlio Rêgo (DEM), que suspende temporariamente depoimentos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Arena das Dunas enquanto perdurar a pandemia e o sistema remoto das sessões da Assembleia Legislativa do RN.

A votação foi durante a sessão remota por videoconferência desta terça-feira (9).

Os deputados favoráveis argumentaram que os trabalhos não terão prejuízo quando forem continuados de forma presencial.

A discussão do requerimento da CPI gerou um amplo debate em plenário virtual e o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), externou o seu respeito a todos os colegas parlamentares e aos membros da CPI,  mas se absteve de votar.

Debate

O deputado Getúlio Rêgo reforçou que não há nenhum mistério ou interesse em ocultar os fatos: “O meu objetivo é serenar o momento no enfrentamento da pandemia. Sou a favor de tudo o que possa ser discutido e comunicado à sociedade de forma plena, esse é o nosso papel e faço com responsabilidade, não vou entrar em confronto com o sectarismo e a radicalização”, afirmou.

Presidente da CPI, o deputado Coronel Azevedo (PSC) se posicionou contrário à suspensão. “A CPI é um instrumento das minorias, isso está consagrado em todos os julgados do Brasil, no momento em que vai a votação, sua suspensão vai ser decidida pela maioria”, questionou.

Outros três membros – os deputados Sandro Pimentel (PSOL), Isolda Dantas (PT) e Allyson Bezerra (SDD) também foram contrários à suspensão temporária dos trabalhos. “Votar esse requerimento hoje descaracteriza o nosso papel, pois CPI é trabalho da minoria”, argumentou Sandro Pimentel que promete recorrer à Justiça para manter a investigação.

MPRN, MPF/RN e Polícia Federal

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) abriu investigação sobre o mesmo tema, após instalação da CPI – veja AQUI. Um foco da apuração é a gestão da então governadora Rosalba Ciarlini (DEM, hoje no PP), atual prefeita mossoroense. Getúlio Rêgo era líder de seu governo (2011-2014).

Ano passado, a Polícia Federal ocupou endereços residenciais de Rosalba em Natal e Mossoró, coletando documentos e outros materiais, noutra frente de apuração sobre desvios na construção do Arena das Dunas. Foi a sugestiva “Operação Mão na Bola”. Agentes estiveram em seu apartamento mossoroense às 6h20, 10º andar, à Rua Luís Lopes, dia 10 de dezembro.

Leia: Rosalba é alvo da Polícia Federal, mas diz ter conduta correta.

As investigações tratam do possível cometimento de crimes de desvio de finalidade de financiamento (previsto no art. 20 da Lei n. 7.492/1986), de lavagem de dinheiro (artigo 1º da Lei n. 9.613/1998) e corrupção ativa e passiva (artigos 317 e 333, ambos do Código Penal). As investigações foram deflagradas pelo Ministério Público Federal (MPF/RN).

Em redes sociais, um cartaz virtual é espalhado com voto e posição de todos os deputados, encimado por uma pergunta: “O que estão querendo esconder?”

Leia também outras matérias sobre a CPI clicando AQUI.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Roncalli Guimarães diz:

    Absurdo . As figurinhas carimbadas que negociam votos com ” plano de saúde” paralelo e assistencialista até da pra entender o comportamento visceral , mas surpresa com neófitos , os caras mal chegaram e já parecem íntimos dos caminhos da contra mão dos interesses do povo .

  2. João Claudio diz:

    A Foto e o Fato.

    O eleitor que votou nas raposas velhas e viciadas (quadro à esquerda), ACABA DE ‘PERDER’ O VOTO, se é que já não ‘perdeu’ há muito tempo.

    P. S – O Elefante branco é intocável e pouquíssimo potiguares sabem que o ‘animal’ devora 10 milhões de reais todo santo mês. 10 milhões por mês. Chova ou faça Sol, com ou sem Covid, o ‘animal’ come, come e come. Fato, fato e fato.

  3. OSORIO SAMPAIO diz:

    getúlio como sempre doido pelo um trocado, perdeu o assessor de são paulo e agora vem para as tetas da P.M.M. AGORA vai ser gasto um bocado do dinheiro do empréstimo.

  4. Manoel diz:

    Nunca vi um resultado eficaz de uma CPI, ou são engavetados, caso contrário não dar em nada.

  5. Manoel diz:

    Só promoção e politicagem dos envolvidos, independente do partido.

  6. M.D.M. diz:

    Dizem que no Brasil a justiça é para todos. Me engana que eu gosto.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.