• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 29/08/2014 - 10:22h
Socorro!!!

Manifesto sai em defesa da Saúde em Mossoró e região

As voluntárias e pacientes das instituições filantrópicas (Associação de Apoio aos Pacientes com Câncer de Mossoró e Região – AAPCMR e Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer – LMECC) divulgam “Manifesto em defesa da saúde em Mossoró e região”.

O documento é rotulado de “carta à população e apelo à classe política” do Estado do Rio Grande do Norte, e é dirigido aos detentores de mandatos e candidatos nestas eleições.

No manifesto, voluntárias e pacientes trazem a público “alguns problemas” relacionados com a saúde pública de Mossoró e da região Oeste potiguar. “Aproveitando para fazer algumas interrogações aos que lidam com o tema na condição de parlamentares ou gestores públicos para que o eleitor possa com conhecimento, segurança e discernimento do voto, fazer uma escolha entre aqueles que mais se comprometem com a sociedade e lutam para transformar essa caótica situação”, cita a carta das instituições.

O documento cita a redução da oferta dos serviços e a política de concentração desses serviços numa única unidade hospitalar, alertando que essa “estratégia” poderá levar a saúde pública ao colapso. E lembra que para “salvar vidas” tem sido rotina a saída de pacientes para tratamento em outros centros urbanos, como Natal e Fortaleza.

“Arte” de fechar hospitais

O manifesto assinado pelas voluntárias e pacientes da AAPCRM e LMECC chama a atenção também para o que define como a “arte” de fechar hospitais.

O texto faz alusão ao fechamento de hospitais como Unicárdio, Samec (hospital pediátrico). E faz algumas “perguntas necessárias” aos que querem representar o povo de Mossoró e oestano:

“Quantas vezes os senhores provocaram encontros entre a Prefeitura de Mossoró, Governo do Estado e médicos de Mossoró e região para solucionar as paralisações dos serviços médicos e hospitalares nessa cidade? Por que os Senhores não lutam para aumentar o teto financeiro e melhorar um serviço de mais de 20 anos de luta e prestar um bom serviço de oncologia e prol da sociedade de Mossoró e do Oeste”, pergunta.

O manifesto defende a instalação de um hospital infantil, a reestruturação do Hospital Regional Tarcísio Maia, a reabertura da Casa de Saúde Dix-sept Rosado, colocar novos médicos a serviço da população, aumentar o teto da oncologia e valorizar os serviços já existentes e prestados no Centro de Oncologia e no Hospital da Solidariedade, entre outras ações importantes em políticas públicas de saúde.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Comentários

  1. Lindemberg Gomes diz:

    É TRISTE ouvirmos relatos dessa natureza. É profundamente VERGONHOSO para a CLASSE POLÍTICA de nossa cidade e região, e, porque não dizer do nosso ESTADO. É LAMENTÁVEL ver como eles tratam o DINHEIRO PÚBLICO desse país. É um CRIME, como eles tratam a SAÚDE PÚBLICA do nosso povo. A polícia devia prendê-los em praça pública por PROPAGANDA ENGANOSA. Essa CLASSE DE PESSOAS esta ACABANDO com nosso país e nosso povo, e ninguém faz nada. Nem HITLER seria capaz de fazer tamanho mau ao seu próprio povo. Gente, vamos dar uma resposta a altura do que eles merecem. Vamos as urnas no dia 15 de outubro. Mas, vamos usar a nossa consciência, nosso amor próprio; dando uma resposta LEGAL do ponto de vista jurídico, VOTANDO BRANCO que é uma das opções que a própria JUSTIÇA ELEITORAL nos disponibiliza para votarmos, senão não estaria na MÁQUINA. Este sim é o verdadeiro VOTO DE PROTESTO que há.

  2. Lindemberg Gomes diz:

    “Aproveitando para fazer algumas interrogações aos que lidam com o tema na condição de parlamentares ou gestores públicos para que o eleitor possa com conhecimento, segurança e discernimento do voto, fazer uma escolha entre aqueles que mais se comprometem com a sociedade e lutam para transformar essa caótica situação”, cita a carta das instituições” TRECHO, DO MANIFESTO EM DEFESA DA SAÚDE EM MOSSORÓ. Será que alguém poderia fazer uma LISTA desses renomados “POLÍTICOS que mais se comprometem com a sociedade e lutam para transformar essa caótica situação?” POLÍTICOS eu não conseguiria apontar NENHUM. Porque todos falam a mesma coisa: MENTIRAS e nada fazem. São todos IGUAIS. Mas, médicos, gestores, sim. Como por exemplo, Dr. Xavier/Drª. SÔNIA (Hepatologista/Assistente Social), que atendem gratuitamente centenas de pacientes (com hepatites virais e doenças gastro-itestinais) na Associação Hessed Veshalon; Dr. CURY (Oncologista), pela sua luta de Gigante para criar o Centro de Oncologia de Mossoró e o Hospital Solidariedade, para SALVAR VIDAS, mesmo vendo por várias vezes o seu trabalho ameaçado de fechar ele não desiste; Dr. Alfredo Passalaqua (infectologista), gestor do Hospital Rafael Fernandes… Poderia citar mais médicos, enfermeiras que trabalham dias e dias… meses e meses… Sem sequer receber salários, mas por AMOR a profissão e por terem CORAÇÕES GENEROSOS, mesmo sem terem ESPERANÇAS de quando voltariam a receber salários, continuavam a trabalhar… Mas, POLÍTICOS…? Não… sei… Eles são todos iguais só pensão neles mesmos. Senão as coisas não estariam assim.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.