• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 26/08/2014 - 20:54h
Ibope

Marina encosta em Dilma e atropela Aécio em pesquisa

Do portal UOL

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) mostra a ex-senadora Marina Silva (PSB) em segundo lugar na corrida presidencial, com 29% das intenções de voto.

Dilma: alta rejeição; Marina subindo

É a primeira pesquisa que o instituto faz depois da morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e da definição de Marina como candidata a presidente pelo partido. Também é o primeiro levantamento feito após o início do horário eleitoral gratuito na TV e no rádio.

Os candidatos fazem hoje o primeiro debate presidencial. O encontro acontecerá às 22h, na Band.

A presidente Dilma Rousseff (PT), que busca a reeleição, lidera a disputa, com 34%. O senador Aécio Neves (MG), candidato pelo PSDB, caiu do segundo para o terceiro lugar e tem 19%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O resultado reforça a tendência verificada pela pesquisa Datafolha divulgada em 18 de agosto. No levantamento da semana passada, Marina já aparecia numericamente à frente de Aécio, com 21% contra 20%, mas havia empate técnico entre os dois, levando em consideração a margem de erro. Agora, a ex-senadora está com vantagem de dez pontos percentuais sobre Aécio e somente cinco pontos abaixo de Dilma.

Brancos e indecisos

Na pesquisa Ibope divulgada hoje, o pastor Everaldo Pereira, candidato pelo PSC, e Luciana Genro, do PSOL, estão com 1%. Somados, os outros candidatos têm 1%.

A proporção de eleitores dispostos a votar em branco ou anular é de 7%. Os indecisos representam 8%.

Na última pesquisa Ibope, divulgada em 7 de agosto, Dilma aparecia com 38%, Aécio tinha 23% e Eduardo Campos, então candidato do PSB, estava com 9%.

Segundo turno

O resultado de hoje indica que a eleição deve ir para o segundo turno já que Dilma não tem mais do que a soma dos demais candidatos.

O Ibope testou dois cenários de segundo turno. Em uma eventual disputa entre Dilma e Marina, a candidata do PSB aparece à frente, com 45%, contra 36% da petista. Neste cenário, são 11% de indecisos e 9% de eleitores dispostos a votar em branco ou nulo.

No outro cenário, Dilma lidera com 41% contra 35% de Aécio, 12% de votos nulos ou brancos e 11% de indecisos.

O instituto entrevistou 2506 pessoas entre o dia 23 e hoje. Contratada pela Rede Globo, a pesquisa foi registrada no TSE com o número BR-00428/2014

Rejeição

O Ibope também mediu a rejeição aos candidatos. A presidente Dilma é a mais rejeitada. A proporção de eleitores que dizem não votar na petista de jeito nenhum é de 36%. Marina é rejeitada por somente 10%; e Aécio, por 18%.

De acordo com o instituto, 34% dos entrevistados consideram o governo Dilma ótimo ou bom. Para 36%, a administração é regular. E a proporção dos que a consideram ruim ou péssima é de 29%. Dois por cento dos não souberam responder.

Veja matéria completa AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Ela ta bem enroladinha para explicar de quem é o avião que a transportava desde o inicio da campanha, cuja queda causou a morte do Eduardo Campos. Tudo leva crer que, antes mesmo de começar a campanha, ela, Eduardo e o PSB já tinham armado a primeira maracutaia, cuja descoberta só aconteceu porque o avião caiu. Caso contrario, as farinhas novas do Norte/Nordeste iriam se misturar com a farinha podre de Brasilia,do Rio, de São Paulo etc, e nenhum eleitor, como sempre, teria conhecimento dos bastidores sujos e fedorentos.

    Quanto as pesquisas, se o Eduardo vivo fosse, estaria bem abaixo do Aécio. Mas como o povo brasileiro costuma afazer homenagens póstumas a políticos (o povo elegeu Micarla de Souza prefeita de Natal, em solidariedade/homenagem póstuma ao finado pai, Carlos Alberto), não duvido que na próxima pesquisa a Marina já esteja na frente da Dilma. Isso significa dizer que o povo brasileiro ainda não sabe votar. Ou seja, vota com o coração. Jamais com a cabeça.

  2. Antonio Augusto de Sousa diz:

    O povo está optando por Marina, devido à corrupção desenfreada, os superfaturamentos, o escândalo na PETROBRÁS, os corredores dos hospitais abarrotados de doentes (sorte, quando estão em macas), à bandidagem tomando de conta do país, à volta da INFLAÇÃO, o pagamento de R$ 10.000,00 ao governo cubano, para este, repassar aos médicos cubanos, apenas R$ 2.000,00, à dispensa de impostos aos grandes grupos empresariais do país, como o Grupo Gerdau, Votorantin, Eike Batista, Camargo Correia, etc. Cuecões, Mensalões, Delúbio, Zé Dirceu, Marcos Valério, Genuíno, e, o que é pior… a militância petista, inclusive, a nossa ilustre candidata ao SENADO, FATIMA BEZERRA, fazendo “VAQUINHA”, para libertar esses “INOCENTES”.

    Já disse aqui mesmo, nesse conceituado BLOG, que governos “socialistas”, “comunistas” e de “esquerda”, só funcionam bem, quando estão na oposição!!. Que o diga os irmãos Castros, em Cuba: exigem democracia para o mundo inteiro, e, não abrem eleições diretas em sua ilha. A Albânia, em pleno século XXI, vive num fosso político/administrativo de fazer inveja a… Carlos Augusto/Rosalba. Submete seu povo a um atraso econômico/político/administrativo, nos moldes medievais. A maioria da população mundial, não sabe nem onde fica à Albânia.

    É por isso que DIlma está caindo!!!.

    Se brincar, não vai nem pro segundo turno.

  3. Kayo diz:

    É incrível como o furacão MARINA está mexendo com os nervos dos petistas e dos bicudos, o foco agora é atacar a Marina, já estão escacaviando a vida da ex-senadora. Se ela não representa a mudança quem representa João Claudino, o Aecio?

    • AVELINO diz:

      Verdade!!! O desesperado do Aécio Naves, agora no 3º lugar, já começou a atacar Marina (empatada em 1º lugar com a megera do PT) dizendo hoje na mídia que “ser presidente da república não é pra amador”… Pois eu acho que sendo amador e com boa índole é bem melhor do que esses profissionais que ainda estão soltos, sendo candidatos… “XÔ PT, AGORA É MARINA”!!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.