• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 26/08/2014 - 21:02h
O que pesquisa diz

Marina personifica desejo de mudança e vira favorita

Por José Roberto de Toledo (O Estado de São Paulo Online)

Marina Silva superou Aécio Neves e venceria Dilma Rousseff na simulação de segundo turno porque personificou o desejo de mudança. Pela primeira vez nesta campanha eleitoral, um nome da oposição assumiu claramente a preferência entre os 71% de eleitores que querem mudar tudo ou quase tudo no governo. Desde junho de 2013, essa é a principal força da eleição presidencial, mas não estava concentrada em ninguém.

Hoje, se dependesse só dos mudancistas, Marina estaria em primeiro lugar na corrida presidencial, com 34% – bem à frente de Dilma (24%) e de Aécio (22%). Isso é inédito. Enquanto Eduardo Campos era o candidato a presidente do PSB, os mudancistas se dispersavam entre Dilma (27%), Aécio (28%), Eduardo (10%), e entre brancos, nulos e indecisos (28%).

Dilma só se mantém em primeiro lugar no geral por causa dos 26% de eleitores que querem pouca ou nenhuma mudança. A presidente tem dois em cada três votos desse eleitorado.

O problema aumenta para Dilma quando a disputa fica no mano a mano do segundo turno. Nessa simulação, Marina conquista 56% dos mudancistas, e a presidente não ganha quase nenhum eleitor a mais nesse grupo do que já conseguira no primeiro turno: fica com 25% dos mudancistas.

Entre os continuístas as proporções se invertem: Dilma fica com 66%, e Marina, com 26%. Como há quase 3 vezes mais mudancistas do que continuístas, Marina é favorita para vencer um segundo turno contra Dilma.

Se o “drive” da eleição não mudar, é até esperado que Marina cresça mais nas próximas pesquisas – à medida que mais eleitores mudancistas se identifiquem com ela. E isso tem mais chances de acontecer com Marina do que com Aécio porque ela tem maior potencial de voto e menor rejeição que o tucano.

Apesar dos números muito favoráveis à candidata do PSB, é preciptação achar que a eleição acabou. Como a tragédia de Eduardo Campos provou, tudo pode mudar num instante.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. AVELINO diz:

    Discordo da equivocada afirmação de que “Dilma só se mantém em primeiro lugar, no geral, por causa dos 26% de eleitores que querem pouca ou nenhuma mudança”, ou seja: por causa dos que ainda estão mamando no cartão suborno ou em cargos políticos negociados sem concurso público e que já somam mais da metade do número total de servidores federais…

    O certo seria: “Dilma só se mantinha em primeiro lugar”, no geral, por causa dos “programas sociais eleitoreiros” que foram prostituídos pelo PT na tentativa de se perpetuar no poder!!! Mas, frente a isso, Dilma e Marina já se encontram empatadas tecnicamente desde hoje cedo da manhã com tendencias de queda livre da candidata do criminoso e decadente PT… AGORA É MARINA E XÔ PT!!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.