• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 25/03/2013 - 19:18h
Governador Dix-sept Rosado

Maternidade fecha e prejudica população

Mais uma unidade de saúde pública está fechada na região de Mossoró, cidade polo em relação a dezenas de municípios. Agora é em Governador Dix-sept Rosado (a 32 quilômetros de Mossoró) que se registra o fechamento da Maternidade Onzieme Rosado.

A Maternidade Onzieme Rosado chega ao seu fim após 60 anos de prestação de serviços à população dix-septiense.

Mantida pela Associação de Assistência Proteção à Maternidade e à Infância de Governador Dix-sept Rosado (APAMIM), o hospital-maternidade colocava à disposição consultas, atendimento ambulatorial básico com aplicação de injeção, curativos e exames ginecológicos e pequenas cirurgias.

Com 18 leitos, a Maternidade realizava internamento, oferecia serviços de eletrocardiograma e ultrassonografia, quando ainda contava com a parceria da Prefeitura de Municipal. Recursos das Autorizações de Internamento Hospitalar (AIH) e advindos de um convênio com a administração passada se tornaram insuficientes para manter em funcionamento a Maternidade Onzieme Rosado, que acumulou dívidas, nos últimos anos, principalmente com seus funcionários.

Para evitar o encerramento das atividades do hospital, o ex-prefeito Gilberto Martins (PMDB) – um de seus dirigentes – procurou o atual prefeito de Dix-sept Rosado, Anaximandro Rodrigues Vale (DEM), e pediu ajuda em favor da população que precisa da assistência da Maternidade.

Gilberto Martins propôs ao atual prefeito que o município locasse o prédio da Maternidade, que, com o dinheiro referente ao aluguel, pagaria as dívidas a seus funcionários. Depois, a sede da Maternidade Onzieme Rosado seria incorporada ao patrimônio do município.

Entretanto, o ex-prefeito Anaximandro Vale disse que sua administração construirá hospital municipal e, por isso, não teria interesse em investir na locação da da sede da Maternidade.

Nota do Blog – Mais sobrecarga do sistema de saúde pública em Mossoró.

Ô povo para sofrer!

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Comentários

  1. CANINDE ((SANTO ANTONIO) diz:

    As cidades do alto oeste e outras nas redondezas de Mossoró, já se beneficiam diáriamente dos serviços de SAÚDE de nossa cidade, dai parte do acumulo de gente das unidades de saúde. Falta fiscalização e investimentos por parte dos governos Estadual e Federal.

    O fato que comprova isto é as inumeras bestas vindo e indo diariamente, eu seio que algumas pessoas vem com outros interesse, mais partes delas vem buscar atendimento médico, em especial na Oitava Rosado, Policrinica, Pam do Jardim. Sem contar que todas as urgências destas cidades vem para o nosso Tarcisio ou Wilson Rosado. EM FIM FALTA FINANCIAMENTO E COBRANÇAS AOS SENHORES PREFEITOS, ONDE ESTÁ O DINHEIRO DOS SUS destinados a estas ditas pequenas cidades.

  2. Julio José diz:

    Na verdade o socorro que o povo de outras cidade procura em Mossoró, é uma sistema que é de todos os cidadões. Não é exclusivo pra Mossoró, já que é custeado com recursos de todos. O Hospital Regional é pra toda a região. E Mossoró tambem é beneficiado por toda região, que diariamente recebe o fluxo do comercio. Repito, o Hospital Tarcisio Maia é um hospital regional, custeado com recursos de todos brasileiros, não é privado de Mossoró. E os recursos do SUS é uma mereca que só dá pra fazer curativo. Esse caso da Maternidade de Gov. Dix-Sept Rosado é uma vergonha, uma birra de poliqueiros de baixo calão.

  3. antonio tarcisio diz:

    É bem verdade que a Prefeitura não tem obrigação legal de utilizar a maternidade para fins de disponibilização dos serviços de saúde aos dix-septiense, mas é bem verdade também que não dispõe o município de outra estrutura desse porte para prestar esses serviços à população dix-septiense e seria prudente q a prefeitura continuasse a utilizá-la em parceria como era feito na administração anterior, mesmo porque, não se constrói uma hospital de um dia para o outro e ademais disso, esta promessa (de construção de um hospital) não é de agora, mas sim, de muitos anos, tanto que já passou de pai pra filho (duas administrações e mais uma agora) e referido hospital não saiu do papel. agora, q se fez foi pegar a nova estrutura destinada ao programa saúde da família construída em parceria com o governo federal para prestação dos serviços de atenção básica a saúde e utilizá-la em finalidade diversa daquela para a qual está destinada. haja desvio de finalidade.

  4. Antonio Augusto de Sousa diz:

    Não conheço o ex-prefeito Gilberto Martins, nem tenho procuração para defendê-lo, mas se procurou o prefeito atual (me parece ser seu adversário político), e tentou uma solução para o caso, demonstrou espírito público. Coisa que faltou ao atual gestor, que aparenta estar com birra política, mesmo tendo ganho a última eleição. Isto é fato!

  5. Caninde Souza diz:

    O problema dessa Maternidade não vem de agora, vem de vários anos atrás. Não é justo e nem correto culpar a atual administração pelo seu fechamento, não é justo culpar que não tem culpa. Isso ai sim é fazer política suja e sem escrúpulo. É bom que se fique bem claro que a prefeitura de Governador Dix-Sept Rosado não tem nenhuma responsabilidade sobre a instituição. A Prefeitura nunca deixou de repassar o que foi aprovado pela Câmara Municipal a Maternidade, nem nessa administração como nas passadas, todas fizeram o repassaram. Se tem uma pessoa culpada essa é o ex-prefeito Gilberto Martins pois a APAMI era dirigida por ele que não soube administrar bem os recursos que vinham,ou os utilizava de forma indevida, pois os funcionários da Maternidade ficaram mais de 1 ANO sem receber seus salários,e até hoje estão em atraso porque ele Gilberto não fez o repasse, uma situação de descaso e descomprometimento que ele mesmo criou,ai só agoar vem querer dá uma de bom moço, ora me poupe. Gilberto também bem antes da posse do atual prefeito foi atrás da ex-prefeita Lanice Ferreira do seu mesmo partido o PMDB, buscar uma solução e ouviu dela uma negativa, de que não tinha condições de ajudar,porque então não fechou na época dela ?? Não se precisa nem responder. Lembro-me bem que na última gestão do ex-prefeito Adail Vale de (2005-2008) o mesmo já repassava através da prefeitura uma quantia mensal aquela instituição. Na época o mesmo sugeriu aos dirigentes da instituição que tem a frente o Sr. Ex-prefeito Gilberto Martins a municipalização da APAMI, mais as inumeras tentativas foram em vão, Gilberto achava que se a APAMI fosse municipalizada o mesmo poderia perder força política, vindo a prejudica-lo em eleições vindouras. Na minha opinião tudo isso tem um culpado que se chama Gilberto Martins, essa é a verdade.

  6. kaio diz:

    É a Rooooooooooooooooooosa!!!!!!!

  7. francy granjeiro diz:

    Tal pai tal filho.E so.

  8. Inácio Augusto de Almeida diz:

    ENQUANTO ISTO NO MARANHÃO…
    “SES realiza mutirão de cirurgias de hérnia no Hospital Macrorregional de Coroatá
    18 de março de 2013 às 18:40
    Pacientes de cinco municípios foram operados, nesta segunda-feira (18), no primeiro dia do Mutirão de Hérnia, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Sociedade Brasileira de Hérnia (SBH) e participação de membros do grupo internacional Operation Hernia. As cirurgias continuam sendo realizadas, nesta terça-feira (19), no Hospital Macrorregional, do município de Coroatá, por um grupo de sete cirurgiões e dois anestesistas.”
    Fonte: Jornal Pequeno.
    ///
    Uma pergunta que não quer calar:
    É PROIBIDO EM MOSSORÓ A REALIZAÇÃO DE MUTIRÃO DE SAÚDE?
    Há quantos anos não é realizado em Mossoró um mutirão de exame de próstata?
    Há quantos anos não é realizado um mutirão de catarata?
    Há quanto tempo não é realizado em Mossoró um mutirão de câncer de pele?
    Há quanto tempo não é realizado em Mossoró um mutirão dentário.
    HÁ QUANTO TEMPO NÃO É REALIZADO EM MOSSORÓ NENHUM MUTIRÃO?
    Prefeita Cláudia Regina, acorde!
    Que Deus nos abençoe.
    O PROFESSORADO DE MOSSORÓ RECEBE O PISO NACIONAL QUE É DE 1.567 REAIS?
    HOJE, DIA 26 DE MARÇO E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.

  9. Genife diz:

    E muito triste vc ver lugar onde nasceu assim essa maternidade era ser público não política era existe lei poibice polito compra e hospital ou fazendo coisa tereno dele para quando ele sair pode perdi carrada dinheiro por coisa ser nossa fica briga horrível ser eu tivesse Dinheiro eu compravam dava governo ser fosse deputada faria lei probice que polito construa algo seja popular. E que dia ele possa lugar com isso causado sofremimento populacao

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.