domingo - 08/04/2012 - 11:33h
Moacyr Scliar

Médico e escritor receita mais respeito ao ser humano


Moacyr Scliar, natural de Porto Alegre, divide sua vida profissional entre a medicina e a literatura. Como médico, é especialista em saúde pública e doutor em ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública.

Foi professor visitante na Brown University e na University of Texas-Austin, nos Estados Unidos. Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), é autor de 80 obras de vários gêneros, entre romances e livros de contos, ensaios, crônicas e ficção infanto-juvenil, com edições em pelo menos 20 países.

Como escritor, fala sobre a Medicina atual. Acha fundamental a especialização, mas não aceita a ausência do contato pessoal, do olho no olho, de humanismo.

Veja o que ele expressa em entrevista ao portal Sesc-SP:

- Algumas coisas que estão acontecendo são irreversíveis. A especialização é inevitável. Com o conhecimento vastíssimo que hoje caracteriza a medicina, não há como uma pessoa saber tudo. Então os especialistas são inevitáveis. E a questão da assistência primária, o general practitioner dos americanos, também é importante. Mas nada impede que um especialista, que sabe tudo sobre determinada área, se interesse pela pessoa como pessoa. Entende de diabetes? Tudo bem. Mas entenda de pessoas também. Uma coisa não contraria a outra. É que existe também um componente de preguiça, comodismo: peço exames e prescrevo a receita. Outra pessoa que fale com o paciente.

Veja entrevista na íntegra AQUI.

Categoria(s): Cultura / Saúde

Comentários

  1. zoraide diz:

    conheço medico que olha nos olhos do paciente e sempre parabenizo eles pro ser o ser HUMANO maravilho que são,parabenizo DR TEODORO FIGUEREDO, DR JEAN GALVÃO e ANAX VALE,eles fazem a diferença.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.