• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 08/04/2021 - 20:10h
Dix-sept Rosado Sobrinho

Médico lamenta que pediatria seja excluída do Hospital da Mulher

Em comentários postados em Nosso Blog, encimados pela postagem Renovação de contrato vai viabilizar conclusão de Hospital da Mulher, o pediatra Dix-sept Rosado Sobrinho revela desapontamento com o formato final dado a essa obra. Lamenta que não exista uma destinação de parte de sua estrutura para ser também um Hospital Pediátrico.

Leia abaixo:

Dix-sept cobra estrutura pediátrica Foto: reprodução TCM)

Dix-sept cobra estrutura pediátrica (Foto: reprodução TCM)

Concordo ser melhor chamar mesmo de “Hospital da Mulher”. Pois será uma Maternidade, muito importante para a cidade e região. Infelizmente, o Hospital Pediátrico que dividiria setores com a Maternidade (cozinha, lavanderia etc.) foi retirado do projeto inicial.

Tal se fez sob meu protesto público, quase solitário. Um cidade de 300 mil habitantes e com uma população flutuante de centenas de milhares de pessoas, não merecia tratar a maioria de seus pacientes internados pediátricos SUS em Natal ou Fortaleza. Graças a Deus, temos algumas vagas pediátricas no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

A alteração no projeto inicial se fez no âmbito da SESAP (Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN). E, tudo leva a crer, não tem mais volta. Todos sabemos da importância do Tarcísio Maia para Mossoró e região, mas sabemos igualmente de sua cada vez maior exiguidade para o que não seja traumatologia. Pena.

Em tempo, após mais de 40 anos de atividade médica pediátrica em Mossoró, estou no apagar da minha carreira médica. Só emprestando meus parcos conhecimentos ao Curso Médico da UERN (Universidade do Estado do RN) como docente. Portanto, sem interesse monetário nenhum à que Mossoró tivesse sua grande chance de construir um ótimo Hospital Pediátrico Público.

Dix-sept Rosado Sobrinho

Nota do Blog – Importante intervenção sua, meu caro Dix-sept. Sua contribuição à faculdade e essa tarefa de cuidar de crianças ao longo desse tempo, com certeza são bens que passam e passarão de geração para geração, sem que possamos aquilatar sua importância. Intervenha, fale, fale novamente, grite.

Esse espaço é também seu e sua cruzada é também nossa, numa cidade que há quase 12 anos testemunhou parturientes saírem para outras cidades, como Russas no Ceará, por negligência de governantes e picuinhas politiqueiras criminosas.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde

Comentários

  1. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Meu primo Dix-sept. Pediatra de excelência em Mossoró, transmitindo o saber aos discentes da UERN, vem, em vôo solo, tal e qual pássaro destemido, águia do conhecimento, gritar, pedir, implorar por um Hospital Pediátrico, na arquitetura do Hospital da Mulher . A retirada do Hospital Pediátrico do plano original é ato de desumanidade com Mossoró e municípios vizinhos que rrecorrem a ela, em seu desamparo, com crianças doentes e pais sofridos que percorrem um caminho de lágrimas para salvar seus filhos.
    O Tarcisão, centro de referência, perde as suas forças, haja vista sua função primordial no trato de acidentes e cirurgias, traumatologia. O Hospital Regional Tarcísio Maia vem esticando e atendendo com esforço, quase com elasticidade. Daí o nome que criei: Tarcisão.
    Dix-sept, se eu estivesse aí, uniria minha voz à sua e seríamos ouvidos na tromba do elefante.
    Sou persistente , não perco a fé. Espero que quem mutilou o Hospital da Mulher, faça a correção e inclua o Hospital Pediátrico.
    Não temos interesse financeiro , nem político. Apenas abrigamos no coração, o amor por nosso povo, principalmente, nossas crianças, futuro de nosso RN.

  2. Lair Solano Vale diz:

    Que apareça uma posição da Sociedade de Pediatria, do Crm, do Sindicato dos Médicos e dos mossoroenses em geral.
    Sempre achei que era uma unidade Materno-infantil, estava enganado .
    Onde funcionou o antigo Hospital Infantil da Apamim vai funcionar o Centro Clínico de um plano de saúde.

  3. João Paulo diz:

    Negligência e picuinhas politiqueiras ensejadas pela própria família do médico em questão.

  4. Ivo Lopes Júnior diz:

    Concordo com você, caro colega Dix-Sept Rosado. A pediatria é de fundamental importância em uma maternidade e esperamos que este equívoco venha a ser repensado e corrigido em tempo hábil.

  5. Amorim diz:

    “Coisas de Lairinha’ Claudinho sem Bochecha, Pipiu d Frajola etc.
    Só pode ser piada!!
    De mal gosto.

  6. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Realmente caros: JOÃO PAULO E AMORIM, os ” ABALIZADOS “comentaristas de plantão, esquecem sempre e sempre avalizaram a política do desmonte do setor público, por conseguinte a privatização dos setores da saúde a qualquer preço, claro, trabalham e trabalharam incansavelmente pelo Sucateamento do SUS.

    Adivinha em quem essas figuras votaram..num digo nem agora que elegeram o BURRO NATO JAIR EXCREMENTISSIMO CLOROUINETE ASCO NARO. ..!!

    Falo das vezes anteriores..quando depois de anos de chumbo, tortura, concentração de renda e poder..mais ainda cerceamento das liberdades civis e DEMOCRATICAS..quando votaram em FERNANDO DO PÓ COLLOR IDO E FERNANDO PRIVATARIA TUCANA CARDOZO..!!

    Um baraco
    FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO.
    OAB/RN.7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.