• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 30/04/2020 - 08:49h
Realismo fantástico

Mitomania, ego e ação politiqueira invadem luta anticovid-19

Em situação delicada de avanço da doença, jeito político de Rosalba prioriza propaganda enganosa

A máquina de moer reputações alheias e reproduzir inverdades da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) tem trabalhado em expediente de tempo integral nos últimos dias. Corre contra o tempo, bate de frente com os fatos e propaga o que lhe convém.

Precisa convencer a opinião pública de que ela está à frente de tudo que possa estar dando certo na luta contra a Covid-19 e imputar à “imprensa vil” (como ela já classificou a mídia que lhe contraria) e à oposição, a responsabilidade por erros.

Divulgação institucional e na imprensa constrói narrativa de protagonismo para a prefeita opaca na crise (Reprodução BCS)

Na terça-feira (28), Rosalba visitou o Hospital São Luiz, que passou a ser administrado temporariamente por Larizza Queiroz (interventora da Associação de Proteção e Apoio à Maternidade e à Infância de Mossoró-APAMIM). “Anunciou” abertura dos leitos dessa unidade hospitalar, que passa a ser Hospital de Campanha na luta contra a Covid-19.

Morte em UPA

No mesmo dia, três pessoas agonizavam na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Santo Antônio, sem leito no sistema de saúde local. Uma delas, um homem de 75 anos, faleceu na manhã seguinte (quarta-feira, 29) nessa UPA – veja AQUI.

Some-se à tentativa de apropriação de comando de algo que não está sob sua gestão, o fato de que ainda não conseguiu abrir o Hospital de Campanha que prometeu, sob alçada municipal. Deveria estar pronto há quase duas semanas.

O realismo contrasta com a inverdade (Reprodução BCS)

Quando o assunto é saúde pública, a expertise de Rosalba não é recomendável. Por isso que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para operação do Hospital de Campanha no São Luiz (veja AQUI e AQUI) foi conduzido pela Justiça Federal, a própria interventoria da Apamim e representantes dos ministérios públicos Federal, do Trabalho e Estadual, com imperiosa distância do controle municipal.

Importante ser assinalada, a contribuição da secretária municipal da Saúde, Saudade Azevedo, quebrando arestas e reduzindo hiatos entre as partes – Estado, Apamim e município.

Escândalo milionário na Saúde do RN

Rosalba como gestora no Governo do RN, por exemplo, protagonizou um dos maiores escândalos da saúde pública, com criação do Hospital da Mulher Parteira Maria Correa, em Mossoró, objeto de apuração investigativa e demanda processual (infindável, claro), apontando desvio milionário de recursos.

O sorvedouro teria sugado mais de R$ 11,827 milhões do erário estadual. Ela e mais de duas dezenas  de pessoas respondem a processo e tiveram bloqueio de bens em decisões judiciais (veja AQUI e AQUI).

Por esse antecedente, em momento algum os principais articuladores do TAC desejavam colocar em suas mãos o São Luiz para essa fase temporária e emergencial. É descabida a campanha deflagrada para projetá-la como posa, ou seja, de ‘mãe’ de algo que caminha para dar certo.

ALGUNS ANTECEDENTES

Está viva na memória de muita gente e outros seletivamente esquecem, episódios como retomada dos voos comerciais no Aeroporto de Mossoró (Veja: Rosalba reforça propaganda enganosa sobre voos da Azul) e ‘os mais de 500 empregos’ prometidos na indústria Porcellanati (Veja: Rosalba volta a assumir ‘obra’ que não existe nem lhe cabe).

Em ano eleitoral, como 2018, a promessa de 500 empregos ludibriou milhares de pessoas (Foto: PMM)

Egolatria, mitomania e foco politiqueiro formam caudaloso conjunto de motivações para mais essa tentativa de protagonismo da prefeita. O lamentável é que, mais uma vez, ocorra em meio à apreensão e necessidade de milhares de pessoas.

Meia-boca e negligência

A prefeitura é parceira da iniciativa, sobretudo porque tem os meios para repasse de recursos que administra do Sistema Único de Saúde (SUS), que fluem da União. Peca e muito no que lhe compete diretamente, pois aposta em vasta transferência de socorro federal e em medidas meia-boca, enquanto a Covid-19 avança.

É dever do Município – por ter saúde plena, cuidar da porta de entrada nas obrigações sanitárias. Ao governo estadual, obrigação de investimento na alta complexidade. Os dois são negligentes em seus papeis.

Mas no caso da municipalidade, ocorre esse fenômeno de ter uma prefeita que insiste em ser o que não é se desviar do que é-lhe imposto legalmente.

Leia também: Cacoete de mitomania marca Rosalba à porta de eleição.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde

Comentários

  1. Carlos Andre Gomes de Araujo lima diz:

    Não tenho procuração para defender Rosalba, mas tanto ela quanto a desgovernadora Fátima estão deixando a desejar nas ações de combate ao corona virus, agora pergunto ao nobre jornalista o que Fátima fez ate agora na cidade de Mossoró?

    Com a palavra!!

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Bom dia, Carlos. Com certeza você não tem lido Nosso Blog, daí a pergunta.

      Como também não leu a postagem citada na íntegra, daí a pergunta.

      Abraços

      • Carlos Andre Gomes de Araujo lima diz:

        Eu li Com certeza a sua postagem e venho acompanhando sim o seu blog há anos, agora esta iniciativa no Hospital São Luiz é de instituições do Ministério Público entre outros, o Governo do Estado como do município estão de carona nessa iniciativa.

        O desgoverno do estado não aumentou leitos na cidade de Mossoró, os leitos a mais no Tarcísio Maia Todos sabem que foi a comunidade que investiu e tornou aquilo realidade.

        O governo municipal de Mossoró, fez pouco mas ainda colocou alguns leitos a mais na UPA do Belo Horizonte, o que considero um pouco frente à necessidade de investimento na ampliação do atendimento nos serviços de saúde.

        Mas o desgoverno do estado não vejo nenhuma ação efetiva.

        Para resumir até agora os leitos que foram aumentados são os instalados na UPA do Belo Horizonte e nada mais.

        sacrifício só quem está fazendo é o povo.

        • Carlos Santos diz:

          NOTA DO BLOG – Eu de novo, Carlos. No Belo Horizonte não existe nada pronto. Balela, propaganda enganosa. Estado e município estão se arrastando, esperando recursos federais para fazer tudo.

          Abraços

          • Carlos Andre Gomes de Araujo lima diz:

            Agora concordo contigo em numero, gênero e grau.

          • Carlos Andre Gomes de Araujo lima diz:

            O pior, Nobre jornalista , é constatar que o sacrifício da quarentena a qual tem a finalidade de dar tempo aos poderes constituídos de preparar a infraestrutura em atendimento à saúde para atender a alta demanda dos pacientes que vão precisar de serviços de alta complexidade, foi irresponsavelmente disperdiçada, agora as pessoas estão saindo da quarentena a força, por conta da necessidade de ter que trabalhar para conseguir o seu sustento.

            A governadora do rn como a prefeita de Mossoró não tem mais moral e argumentos para pedir as pessoas que ficam trancadas dentro de casa passando necessidade, pois elas não fizeram o trabalho que se esperava delas.

  2. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Carlos Santos, indiscutível que o fantasmagórico Carlos André, é um caso de psiquiatria….!!!

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

    • Carlos Andre Gomes de Araujo lima diz:

      O doutor não tem argumentos ai utiliza a tática rasteira do xingamento e da desqualificação, tá deixando a desejar doutor, tropa de choque ideológica comunista deveria ter mais argumentos, desta feita suas atitudes só reforçam minha convicção que comunistas no poder é tragédia.

  3. OSORIO SAMPAIO diz:

    ADORO mossoro

  4. JANE diz:

    Perfeitinha sem classe!

  5. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Ôoo jane, afinal se você quis dizer, prefeitinha sem classe, cabe, e se ironicamente você quis dizer…perfeitinha sem classe, também, cabe….!!!

    Afinal, nesse escabroso, mentiroso, cínico,sociopata, corrupto e excludente ambiente/contexto monárquico rosalbista e rosadista, as duas afirmações se encaixam perfeitamente….!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.