• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 09/11/2014 - 12:16h

Modelo econômico do Brasil lembra muito o da ditadura

Por Honório de Medeiros

A política econômica desse Governo cada dia que passa mais parece com a da ditadura. São os mesmos parâmetros. São os mesmos erros.

É como se Delfim Netto fosse o Ministro da Economia. Na verdade Delfim é consultor informal de Lula.

Respeitadíssimo pelo PT. E vive elogiando o Governo.

Esse mesmo Delfim Neto que fez severas críticas ao Plano Real. O mesmo Plano Real que permitiu Lula surfar em ondas altas de popularidade e iniciar esse desastroso período histórico no Brasil.

Pois bem, a gasolina aumentou. A classe média mais uma vez é chamada para pagar o prejuízo da incompetência no Brasil. Pagamos a esmola sem fundamento e a corrupção deslavada.

Como todos estão careca de saber, subirão todos os preços com o aumento da gasolina. A gasolina é um grande, imenso indexador. Aumenta a gasolina, aumentam todos os preços. E aumentando a gasolina, e aumentando os preços, aumenta a inflação. Isso mesmo. Aumenta a inflação.

E os pobres ficam mais pobres. E a classe média fica mais pobre. E assim por diante.

Aliás, esse modelo econômico destrutivo que o PT impõe ao Brasil, com ênfase no consumo a partir da elevação artificial da renda, já disse para o que veio: a desigualdade aumentou e voltou ao patamar de 2011, segundo o PNAD.

Vejam só: o Nordeste apresentou o maior nível de renda desigual. E a concentração de riqueza aumentou. Tudo como dantes, no quartel de Abrantes.

Gestão semelhante à da época da ditadura. Suposto desenvolvimentismo com retórica de esquerda: presença desastrosa do Estado na condução dos destinos do país. Como é semelhante, em essência, a ditadura de direita e a de esquerda…

É difícil acreditar que em pleno século XXI ainda haja quem defenda esse tipo de esquerda ultrapassada, retrógrada, arcaica que viceja no Brasil…

Honório de Medeiros é professor, escritor e ex-secretário da Prefeitura do Natal e do Estado do RN

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “E os pobres ficam mais pobres. E a classe média fica mais pobre.”
    Eu completo a frase.
    E OS CORRUPTODS FICAM MAIS RICOS.
    Já falam que a tabela do Imposto de Renda não será corrigida nem pelos míseros 4% como nos anos anteriores. E sussurram que uma nova alíquota, 35%, será criada.
    Funcionalismo público federal que se prepare para mais um ano sem reajuste asalarial. Isto os dos executivo, porque a turma do judiciário e do legislativo, estes verão seus salaários engordarem mais ainda. Até porque gente fina é outra coisa.
    Fico a pensar até quando um médico do Exército vai aceitar ganhar menos do que um soldado da PM de Brasília, mesmo carregando nos ombros as estrelas de tenente.
    Fico a pensar até quando um professor universitário vai aceitar ganhar menos do que um soldado da PM de Brasília, mesmo sabendo que é exerce um cargo que exige alta qualificação.
    Fico a pensar até quando esta ZORRA SALARIAL vai continuar?
    Que todo o país se prepare para greves e mais greves.
    Que todos os brasileiros rezem. Rezem muito.
    Até porque rezar faz bem.
    ////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
    QUANDO A OPERAÇÃO VULCANO SERÁ CONCLUÍDA?
    QUANDO UM NOVO TAC ACABARÁ COM A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES?

  2. naide maria rosado de souza diz:

    Prof. Honório.
    Essa imagem brasileira deixa-nos, os lúcidos, perplexos com a vitória do PT. Sabemos que estamos em derrocada. Nos falta esperança do término dessa corrupção vergonhosa. Quanto mais o Brasil cairá ? Pátria amada. Escrevi que a cada período da presidência incompetente, muito esforço precisará ser feito para que nos reergamos. E, embora não esteja senil, sei que não estarei viva para acompanhar nosso resgate.

  3. Carlos Andre diz:

    Pois é Honorio, o Lula pegou o “atalho” para proporcionar um crescimento no bem estar da população, foi como se o governo dele tivesse bancado uma festa onde os brasileiros “curtiriam” por pouco tempo uma ascenção socio-economica, e agora a festa acabou, a ressaca chegou, e o que ficou?
    Ficou a lição que para o Brasil ser um país desenvolvido deve o povo estudar e se qualificar mais e trabalhar muitissimo mais, assim como os chinesses, não se assustem pois a China esta roubando nossos empregos e de outros países, pois os mesmos tem muitissimo mais mão de obra qualificada e mais barata, sem falar que lá os impostos não penalisa seus produtos encarecendo-os e diminuindo sua competitividade no mercado local e internacional.
    Pois é Honório fica tambem a lição que igualmente o orçamento familiar o erário publico não se pode gerir com irresponsabilidade e imprudencia.
    Tambem fica a lição que o poder do estado de fazer e acontecer é totalmente correspondente ao poder de ação de seu povo, ora se o povo brasileiro não consegue reagir positivamente a seus desafios, porque então o governo do mesmo seria capaz de algo maior ainda, lembra da copa e das olimpiadas, pois é não temos condições para isso, veja o caso de nosso miserável RN que não tem condições de pagar em dia o salário de seus servidores, imagine gastar bilhões em estadio de futebol.
    E a eleição da presidente terrorista, muita mentira antes da votação, poucos dias depois de eleita esta fazendo tudo o que na campanha condenava.
    Temos muito o que aprender para sermos um país desenvolvido.

    • Carlos Andre diz:

      A estabilidade conquistada por todos nos brasileiro a duras penas no governo de Itamar ao de FHC, esta sendo destruido pelos governos petistas, o Brasil vai regredir varios e varios anos. Uma tragedia.

  4. Watsandrei diz:

    É Mesmo????
    Os grandes empresários estão tão preocupados com as desigualdades…. que votaram em “AÉBRIO”
    Aceita que dói menos!!

  5. Everton Silva diz:

    O Governo não reajusta o preço dos combustíveis: vai quebrar a Petrobras, tentando conter a inflação!
    O Governo reajusta o preço dos combustíveis: vai fazer a inflação disparar!
    Difícil agradar a todos. Difícil agradar a população e os acionistas ao mesmo tempo.

  6. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    O sapientíssimo Honório de Medeiros, ao fazer esta estapafúrdia e desconexa comparação, com certeza inspirado estava, saudoso estava dos tempos, “áureos” tempos de chumbo.

    Mais ainda, o seu “benfazejo” comentário demonstra o reiterado desejo do DEMO-TUCANOS por fazer/realizar o terceiro turno, seja em nível institucional com a pretensa recontagem dos votos, e (ou) com a continuidade do discurso panfletário/catastrofista tão afeto a nossa venal e golpista mídia.

    Aliás, o fato ainda nos remete e nos envolve quanto a análise de ocorrências e acontecimentos da campanha eleitoral próxima passada, na qual a nossa mídia, de fato, o maior cabo eleitoral daqueles que representam e representavam o espectro político partidário nacional à direita.

    O comentário do dito articulista, efetivamente tendencioso e panfletário, esta tão distante da realidade factual, mais distante mesmo, que não precisamos argumentações maiores para transformar a pretensa análise político-econômica num castelos de cartas que se espraia e se esvai ao menos dos ruídos e dos ventos originários, por exemplo de uma analise estatística dos números, irrefutáveis números do IBGE e do IPEA.

    A esse respeito, ressalte-se que algumas reuniões e manifestações dos saudosistas de quarteladas e golpes, bem evidenciaram que efetivamente ainda teremos, e muito, que caminhar para que os fantasmas do passado sejam definitivamente exorcizados, e não tenhamos, sobretudo no âmbito das campanhas presidenciais, o uso e abuso de jargões e panfletos direcionados àquela parte do eleitorado relegada historicamente à falta de informação e educação de qualidade, e portanto potencialmente afeta ao desconhecido, ao medo e ao uso e abuso dos fantasmas do passado.

    O fato, é que no primeiro turno da campanha presidencial, o caricato Clube Militar – que reúne os “milicos de pijama” saudosos da ditadura – quase entrou em crise existencial. Diante do “furacão” Marina Silva, um curioso texto foi publicado no site da entidade em apoio à ex-verde, encarada como única capaz de derrotar o “lulopetismo”. De imediato, o presidente da confraria se rebelou e garantiu que os generais da reserva apoiavam Aécio Neves, mesmo prevendo sua derrota. Agora, no segundo turno, a divisão foi superada: os saudosos da ditadura marcharão unidos pela vitória do tucano. Em texto divulgado nesta terça-feira (7), o Clube Militar afirma que o candidato do PSDB finalmente poderá “interromper a sovietização do Brasil”.

    O manifesto dos “milicos de pijama” – como são rotulados os generais da reserva por suas posições em defesa do golpe de 1964 e da ditadura – é repleto de elogios ao cambaleante tucano. Afirma que ele reúne as credenciais para barrar “o projeto de poder representado pelo PT, em marcha acelerada para a sovietização do país”. O texto lembra os lunáticos fascistas dos tempos da “Guerra Fria” entre EUA e o bloco soviético. Ele jura que está em curso uma guerra entre os “democratas, que acreditam na alternância no poder” e os “atrelados à origem comunista”, representados por Dilma Rousseff. Só faltou um bafômetro para avaliar o grau de bebedeira do autor! Aécio Neves está em boa companhia!

    Com se vê, não é a toa que o candidato AECIOPORTO, manifestamente apoiado e fabricado pela mídia golpista, teve essa avalanche de votos, mesmo que nada de novo tenha mostrado durante sua campanha, se não um amontoado de frases feitas e promessas vazias.

    E haja paciência para com os adeptos do terceiro turno….!!!

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  7. Inácio Augusto de Almeida diz:

    A que ponto chegamos.
    “Mira da Justiça
    Corrupção na Petrobras está na mira da Justiça dos EUA, diz FT ”
    Esta matéria completa está no infomoney.com.br
    Nos EUA a justiça defende os direitos dos cidadãos americanos. E como muito americanos acreditaram e investiram na Petrobrás, comprando ações desta que era uma das maiores empresas de petróleo do mundo, mas que a corrupção destruiu, a justiça americana vai se fazer presente.
    Lindo ficará para a justiça brasileira se a justiça americana conseguir salvaguardar os interesses dos acionistas americanos e os brasileiros que investiram na Petrobrás ficarem chupando o dedo.
    Recentemente o Eike Batista, dizendo que ia injetar UM BILHÃO DE DÓLARES na OGXP, levou muitos brasileiros a investirem na empresa que EIKE BATISTA sabia que estava quebrando. Eike não colocou um centavo, vendeu as ações que tinha por um bom preço, a entrada dos trouxas comprando ações da OGXP, elevou os preços da ações. e hoje o esperto está no bem bom mangando dos brasileiros.
    Fosse nos EUA EIKE BATISTA estaria na CADEIA. E sem direito a tornozeleira, redução de pena, recursos, etc.
    Os EUA são um país sério.
    ////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
    QUANDO A OPERAÇÃO VULCANO SERÁ COPNCLUÍDA?
    QUANDO UM NOVO TAC SERÁ FEITO PARA ACABAR COM A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES?

  8. Samir Albuquerque diz:

    Com o devido respeito ao nobre professor, mas esse período histórico brasileiro esta longe de ser desastroso. Tão idiota quanto negar as benesses da estabilidade da moeda, é negar que nesses últimos 12 anos, o abismo que existia entre as classes, fruto do liberalismo que os governos de direita impuseram a esse povo, para lucro de uns poucos, foi encolhido severamente.

    Os erros e as consequências que hora vemos na economia são sérios, fato, mas ainda longe do que fora a economia em épocas ditatoriais, alias, bem mais semelhantes os da década de noventa.

    As políticas de distribuição de renda que começaram a surgir no Brasil a partir dos anos 2000 tiraram da mais completa miséria um numero enorme de cidadãos que só assim eram considerados para fins de voto, e isso não pode ser desprezado.

    Particularmente, tenho varias e varias criticas ao atual governo, sobretudo quanto à propaganda petrolífera cujos benefícios pintados, em nada se materializam-se na vida do cidadão comum, que precisa chegar no posto e por aqueles velhos 10 reais, pois, com o preço da gasosa, não tem como por nem uma gota do precioso liquido a mais para poder gozar de um conforto a mais.

    Outro ponto é a corrupção que vemos no seio do poder, não que nos passados não tivessem, mas, daqueles com a história dos petistas, não esperava tamanha podridão.

    Enfim, com o devido respeito, bem assim, as devidas vênias, entendo que negar os inúmeros avanços que aconteceram nesse 12 anos de governos petistas, ou mesmo, atribuir-lhes o êxito apenas à estabilidade do plano real é uma imensa falácia.

    Como bem disse JC, devemos dar a Cesar o que de Cesar é.

    Dito isto, ótimo texto.

    • Carlos Andre diz:

      Amigo distribuir renda só através do trabalho e do trabalho qualificado, ex veja a Alemanha que não tem medo dos produtos chineses, entendeu, se não va ler mais um pouco.
      Mais para vc não falar besteira, veja bem no Brasil num se distribui riqueza não pois quem é realmente rico não paga impostoabe porque, o dinheiroestá aplicado na Suiça, sim aquele país que o ladrão da peroba guardava o dinheiro do petrolão, mais caso o dinheiro esteja em terras tupiniquins, o governo do PT é camarada com os ricos, vc sabe dos 10 bi emprestados a friboi que hj lula é sócio,pois bem o desgoverno do PT foi quem mais consedeu isenção aos grandes grupos economicos, e os subsidios nos empréstimo camaradas no BNDES, pois é vc fala do que não sabe.
      Mais para terminar vc sabe de quem é o grosso do dinheiro distribuido na esmola federal, é a “grande riqueza” produzido pela ja combalida e penalizada classe média, e ela que é sugada por meio do escorchante IR, tirar de um quase pobre para dar a outro pobre não podemos chamar isso de distribuir riqueza,esra mais para compartilhar pobresa.

      • Samir Albuquerque diz:

        Caro amigo, não sei a razão de toda esta agressividade, uma vez que, com certeza, o amigo não tem nem ideia do que eu conheço ou deixo de conhecer. Dito isto, devo lembrar para o amigo que não só a Alemanha, mas todo o resto do mundo tem “medo” dos produtos chineses, inclusive o todo poderoso USA, tanto que não são pequenas as restrições alfandegarias sobre tais produtos nesses países.

        Outro ponto é que, com a devida vênia, o amigo esta completamente enganado quando afirma que a “distribuir renda só através do trabalho e do trabalho qualificado”, vale lembrar que o modelo brasileiro tem sido reconhecido internacionalmente, ganhando inclusive prêmios, sendo implantado, dadas as peculiaridades, em países de primeiro mundo como o Japão, bem assim, o berço do capitalismo, onde inclusive, essa ideia do amigo surge, os USA e na própria Suíça que cita como destino dos milhões desviados neste governo – não esqueça, nos governos anteriores, liberais, teve muito dinheiro enviado também -,

        Cabe dizer ainda que, embora o amigo, do alto obelisco de seu conhecimento, não concorde, o modelo brasileiro é reconhecido pela própria ONU como exemplo de erradicação de pobreza1. Enfim, não me alongarei mais neste ponto pois, o amigo não deve precisar ler mais para entender (suponho).

        Quanto a questão do rico não pagar imposto, acredito que quem estar a falar besteira seja o douto amigo. Agora, se te referes à previsão constitucional do imposto sobre as grandes fortunas – como és tão douto, deves saber que há -, ei de concordar com o amigo, que deve ser imposto o quanto antes, temos um atraso de 25 anos que, de fato, tem favorecido os grandes empresários, sobretudo, na década de noventa.

        Do contrario ao que afirma, os maiores beneficiados dessa política de empréstimos vultuosos a aglomerados empresariais foram os que gozaram do exclusivismo da era FHC, não esqueçamos o caso Marka/FonteCindam e os 1.8 Bi, entre vários outros BIs que me abstenho de citar pois sei que, diferente de mim, limitado como sou, o amigo entendeu.

        Quem foi amigo dos ricos mesmo? E olha que nem defendo o governo petista em.

        Para finalizar, veja o argumento que o amigo utiliza para desqualificar o programa de distribuição de renda pátrio. Viriam do IR os fundos para possibilitar o Bolsa Família. Ora meu caro, não existe isso de dinheiro do governo e dinheiro nosso que lês-te na Veja, ou em seus ecos digitais. Todo o dinheiro é nosso e não vem apenas do IR como o amigo aponta. Sugiro que cheque a LOA.

        Outro ponto, o Bolsa Família não é “Esmola Federal”. Me parece que vossa mercê esta precisando se informar melhor sobre programas de distribuição de renda em outros países – sim, quase todos tem – para poder observar a partir de pontos variados como em paralaxe, para poder entender de fato o que ocorre.

        Termino por dizer que, o amigo, gostando ou não, concordando ou não, o fato é que, para milhões de famílias que saíram da mais completa miséria, para aqueles que puderam adentrar nesta “classe media combalida”, o programa foi sim um ponte sobre um rio intransponível a nado pelas próprias forças dos sujeitos (a miséria e a pobreza). Essa realidade, reconhecida internacionalmente milita, com todo respeito, contra o teu achismo.

        1

        N

        • Carlos Andre diz:

          Agressividade agiu Dilma com mentiras contra os adversários, quem inventou e defendeu luta de classes no Brasil foi o seu PT, então num venha com hipocrisia pra cima de mim,
          E pelo jeito vc tambem já aprendeu o cacoete do PT em mentir, pois afirmar que bolsa familia tira alguem da pobreza, paciencia, quanto a Alemanha realmente vc não conhece, eles não tem medo dos produtos chineses, sabe porque, lá alem de ser um país com mais de 100 premios nobel, o nivel de instrução dos trabalhadores é mais alto do que o dos EUA, por isso os manufaturados deles não tem concorrencia, eles exportam U$ 1,4 trilhão de de dolares por ano, e é porque sairam da 2 guerra mundial destruidos, sabe porque, por causa de muito trabalho duro, disciplina e educação de primeira, coisas que o PT diz defender mais é mentirinha tambem, lá pode ate existir esmola federal mais com certeza não é motivo de orgulho. Na verdade bolsa familia é uma vergonha para país, pois demonstra a incapacidade de um povo de se manter com o minimo nescessário. Eu se tivesse um filho que não consegue se manter teria muita vergonha disso, Mais isso vcs alienados do PT não veem, esmola não dignifica ninguem, só o trabalho honesto, e para um país se desenvolver tem que existir um povo bem capacitado e muito trabalho, mais instruir o povo não será bom para os petralhas pois um povo bem instruido não será mais enrolado pelo PT, com isso não seriam mais reeleitos e pior iriam perder a mamada nas tetas da pobre viuva.
          Sim a Alemanha tambem é potencia no futebol, foi de quanto mesmo a goleada, e foi com disciplina e muito treinamento, e quando foram embora deixaram boa impressão na bahia, e ainda fizeram uma doação da estrutura, pais de gente inteligente e rica é outra coisa, fica o bom exemplo.

          • Samir Albuquerque diz:

            KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
            Amigo, devo ser desinformado mesmo, pois os meus argumentos estão desprovidos de fundamentos, já os seus…
            Primeiramente, sinto lhe informar que não sou petista, alias, acho por demais conveniente, quando não hilário, o fato de ser chamado de petista por você e de tucano por opositores seus. É o preço a pagar, ou mesmo, recompensa a receber por ter o privilégio de não me manter hermeticamente fechado a uma única visão.
            De outra sorte, não me meça pela sua régua. Não tenho por costume mentir, sobretudo, quando não tenho motivos que me levem fazê-lo, até porque, neste debate, pelo jeito, o acuado, no canto é o amigo. Eu danço ala Mohamed Ali, graciosamente, enquanto meu adversário, desesperado, apela para golpes sem qualquer alcance ou potencia. Francamente, goleada da Alemanha sobre o Brasil na copa do mundo (Risos)?
            Enfim, deixemos a Goleada (rsrs) e os Nobeis de lado, pois não sei bem onde eles seriam empilhados nesta discussão, se bem que, lembrando os áureos tempos de meu curso de Filosofia, sei que, quando em uma discussão, o debatedor busca mudar o objeto do debate, é porque não tem argumentos para sustentar sua tese. Bem, deixemos essas lembranças acadêmicas de duas cadeiras de lógica pagas de lado também.
            Bem, quanto a Alemanha, penso que o amigo conhece bem menos que eu. Concordo que em media, os trabalhadores alemãs são mais instruídos, verdade, uma pena que esta instrução não tem impedido a alta taxa de desemprego. Quanto aos seus manufaturados, não sei onde esses não teriam concorrência, sim, pois até na própria Germany, os mesmos não tem tido toda a fluidez de vendas que o amigo sonha, sem falar que deve ser lembrado as altas taxas alfandegárias sobre produtos vindos de outros países como é o caso da China. Exemplo disso é o caso dos painéis solares. Imagina só se tivesse medo.
            Quanto ao Bolsa Família, novamente devo te dizer que o mundo tem reconhecido como exemplo de programa governamental de distribuição de renda e erradicação da pobreza, sobretudo, da pobreza extrema. Se o amigo teria vergonha caso tivesse um filho como falou, devo dizer que a subjetividade, peculiar ao ser humano, lhe permite isso e bem mais, contudo, se, se, aquilo que o se bem expressa, se tivesse o filho nas condições de pobreza e sem condição de manter ele na escola, não acho que pensarias assim, pois meu caro, quando a fome e o desalento reinam, a vergonha é o menor com que se preocupar. Não sei tua idade, nem tua classe social, contudo, difícil crê que tenha andado pelo interior na década de 90 inicio de 00, e passeado pelas casas simples dos miseráveis.
            Forte abraço.
            1 ( ; e ) 2 ( ; e )

  9. AVELINO diz:

    …elo menos o tempo em que estão no poder é quase o mesmo!!!

  10. Pedro Victor diz:

    Essa estória de “Lula surfou nas benesses do Plano Real” é uma daquelas mentiras que Gobbels repetiria até que se tornassem verdade. Ora, quando FHC saiu, estava com sua popularidade em baixa. Aliás, muito baixa (abaixo dos 40%). O dolar estava nos 4 reais, inflação nos 12,54%, gasolina nas alturas, o país havia quebrado 3 vezes e a dívida com o FMI havia passado de 50 Bilhões em 94 para 140 Bilhões em 2002. Lula pegou um monte de coisa, mas uma situação favorável não foi uma delas.

    Quem tiver qualquer tempinho disponível para olhar por sí mesmo, ver os dados quantitativos ao invés dos “qualitativos” pregados no Facebook, vai ver que os numeros durante o governo Lula só melhoraram. E isso atravessando a pior crise desde 1929!

    Entretanto, nada disso adianta ser dito aos Gobbeletes. A eles, só resta o vácuo intelectual do “Petralha! Mensaleiro! Comunista!”. Paciência.

    • Carlos Andre diz:

      Porque será a ideia fixa dos petistas no nazismo.
      Sim para lembrar, a economia pirou no fim da era FHC por causa do efeito lula, foi por isso que o lula contratou o tucano Henrique Meireles para ser o presidente do BC em seu governo. E ta querendo trazer agora para o desgoverno da Dilma.2, quem diria um ministro das zelites novamente em um desgoverno de esquerda.
      Quanta hipocrisia desses esquerdistas de araque,
      Agora lembro de uma frase de um finado leitor e participe desse espaço, que não lembro agora o nome, Carlos Santos me ajuda; Homi vá cagar!!!!!

      • Pedro Victor diz:

        Caro Carlos André,

        Procure ver um gráfico da evolução da economia no governo FHC antes de fazer afirmações tão desembasadas.

      • Samir Albuquerque diz:

        Já que li, vou te dizer também, essa turbulência que o amigo lembra por causa de Lula no fim da era FHC se deu pela propaganda política tucana na busca desesperada de ganhar as eleições de 2002. Vamos lembrar por completo nê? rsrs

        • Carlos Andre diz:

          E a o PT achou tão bom que copiou, pq o PT vive de plagiar as coisas dos tucanos, será inveja, só pode ser. Ei e o tucano Henrique Meireles vai ser mesmo o ministro da Dilma, assim como o lula quer?

  11. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Caro Pedro Victor
    Diga de quanto é atualmente a dívida interna brasileira?
    Ultrapassa a casa dos 3 TRILHÕES DE REAIS.
    Esta é a explicação para os juros não pararem de subir. Os agiotas exigem taxas de juros maiores e o governo do PT se curva aos agiotas por ter QUEBRADO o país via CORRUPÇÃO.
    O dólar ultrapassou os R$ 4,00 quando FHC saiu porque os investidores estavam apavorados com a vitória do Lula. Tanto isto é verdade que o Lula, na tentativa de acalmar o mercado internacional, escreveu uma carta de compromissos, onde afirmava que respeitaria todos os contratos assumidos pelo governo anterior.
    Você usa o método do GOEBBELS quando mente e repete a mesma mentira mais de mil vezes na tentativa de torná-la verdade. Isto colou nos anos 30/40.
    Hoje todos tem acesso à informação e somente os bobos que se deixam fanatizar por um tipo que se prestou a ser um INFORMANTE na época da DITADURA, isto foi afirmado pelo delegado ROMEU TUMA JUNIOR no programa RODA VIVA e publicado em livro, ainda acreditam nas boas intenções dos que saquearam a Petrobrás e tem em ex-hóspedes da PAPUDA e atualmente usuários de tornozeleiras, os seus grandes hierarcas.
    Tudo isto foi falado e escrito pelo delegado ROMEU TUMA JUNIOR e nunca o Lula, na época da deduragem conhecido como BARBA, desmentiu. Por que o PT não processou o delegado Romeu Tuma Junior? Por que o BARBA, digo, o Lula, não processou ou processa ROMEU TUMA JUNIOR?
    E não se esqueça de que para TENTAR ser um GOEBBELS é necessário um mínimo de talento.
    A verdade está aparecendo. Breve este pesadelo terminará.
    //////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?

    • Pedro Victor diz:

      Caro inácio,

      Juros de dívida interna ficam dentro do país. Os de dívida externa vão para a suíça. O que você prefere?
      Do mais, gostaria muito de saber qual foi a mentira que eu disse. Por acaso o Brasil não quebrou e teve que pedir dinheiro emprestado ao FMI 3 vezes? Por acaso o dolar não era 1 real em 94, já estava nos 3 em 2000 e estourou os 4 em 2002? Por acaso a divida externa não quadruplicou por causa desses empréstimos? Por acaso FHC saiu com a popularidade nas alturas?

      Cada vez mais me convenço que o problema do brasileiro é a memória curta. Ou talvez, a manipulação da memória pela mídia inescrupulosa, somado a uma preguiça congênita em procurar dados por sí só. É a chamada síndrome da manchete: o cara lê as manchetes do dia de alguma jornal/revista e se acha atualizado.

      Quanto a quem quer que seja que tenha sido informante da ditadura, eu digo que VOCÊ era informante da ditadura. Agora eu quero me ver provar!

      • Carlos Andre diz:

        Vc ja defende banqueiro, quanta mediocridade essa que vcs se dispoem a passar para defender um partidinho como o PT.

        • Carlos Andre diz:

          O Brasil ainda esta quebrado, todas as esferas de governo no país não consegue arrecadar o quanto gastam, a iniciativa privada pior ainda, no governo do RN veja o exemplo, e no municipio de Mossoro pergunte aos servidores sobre a previ. Fale a verdade e deixe de fazer o papelão do PT.

          • Carlos Andre diz:

            Um país onde boa parte da população depende de uma esmola para sobreviver não oode estar bem, seja sincero, e ja estamos com 12 anos do PT no poder e a unica coisa que mudou foi que tem mais gente dependendo da esmola federal para viver, quanta vegonha para um país que quer ser desenvolvido.

  12. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Entre você dizer mais uma mentira, eu ser informante da didatura, e UM DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL fazer esta afirmação em relação ao Lula, a distância é enorme.
    Lula cala-=se porque FOI informante da ditadura. As provas estão no livro do Romeu Tuma Junior.
    Esta história de que os juros da dívida interna ficam no Brasil só engana a bobos fanbatizados. Ficam dentro do país, mas NOS BOLSOS DOS BANQUEIROS.
    O resto é papo furado de fanatizado que não tem argumento para rebater FATOS.
    A CRISE ECONÔMICA IRÁ SE AGRAVAR. O POVO SOFRERÁ ENORMEMENTE.
    Mas os que tem CART~ÃO CORPORATIVO SIGILOSOS continuarão rasgando o dinheiro do povo.
    A média de gasto MENSAL, segundo publicou O GLOBO, do cartão coirporativo SIGILOSO da Dilma foi de mais de 800 mil reais. Só não me pergunte em que tanto dinheiro é gasto todos os meses.
    ////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS~RECURSOS SAL GROSSO?

  13. Moisés Araújo diz:

    Recorde de vendas de automóveis, recorde de venda de imóveis, recorde de turistas em viagens nacionais e internacionais, recorde de compras no exterior…. A agonia da oposição é que a realidade não bate com os dados.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Recorde de vendas de automóveis e imóveis?
      MENTIRA!
      Está no infomoney de hoje:
      “Imóveis
      12 construtoras fazem saldão no Rio com descontos de até R$ 800 mil.
      Desaceleração: vendas de imóveis em SP caem pela metade em 2014.
      Estão é vendendo por qualquer preço. E fazem isto porque tudo está parado.
      Turistas em viagens nacionais?
      Procure se informar sobre a taxa de ocupação da rede hoteleira.
      Nunca antes neste país os hoteis estiveram tão vazios.
      Com o dólar a 2,56 quem vai, fora os corruptos, ter condições de viajar ao exterior?
      A economia brasileira está à beira de um colapso.
      A coisa está tão feia que até a ex-Ministra da Cultura, petista roxa, Marta Suplicy, fez severas críticas à maneira como vem sendo conduzida a política econômica.
      No Sul se fala abertamente, deixa para lá. Até porque quem quiser saber tudo em detalhes basta ler as revistas de circulação nacional que todas as semanas estão nas bancas.
      Encerro com esta notícia do infomoney:
      “Quem vai assumir?
      Meirelles deve recusar convite para ser novo ministro da Fazenda.”
      Se Meirelles confirmar a recusa, vão pegar quem? Delfim Neto?
      Teremos um novo “milagre brasileiro”?
      Para de rir, Zé Ruela, para de ri que a coisa está preta.
      //////
      QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
      QUANDO SERÁ FEITO UM TAC PARA ACABAR COM A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES?
      O IPTU VAI AUMENTAR MAIS DE 100% EM 2015.

  14. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Meus Caros Samir Albuquerque e Pedro Victor, não há espaço saudável muito menos dialético, para que se possa debater com figuras absolutamente convertidas à morbidez e a alienação do anticomunismo doentio e cego e, mais ainda do manifesto saudosismo autoritário que, ainda em pleno século XXI afeta milhões de brasileiros ditos alfabetizados/informados.

    A esse respeito, peço vênia para transcrever, lúcido artigo que encontrei no Blog IDEIAS NA CONTRAMÃO, vejamos:

    O Facebook brasileiro, blogs e outra ferramentas de comunicação tão usados e abusados nessa onda de manifesto e doentio desvio comportamental tão em moda em nosso Brasil atual, infelizmente resulta num quadro tão degradante, que, muitas das ferramentas estão se tornando um antro de direitistas, fascistas e até caçadores de comunistas. A insatisfação das classes mais abastadas com os governos petistas (que são capitalistas), tem agravado esta forma de ódio que clama por um conservadorismo irresponsável que poderá limitar ainda mais os limitados direitos dos cidadãos.

    Concordo que os petistas não são flor que se cheire e eu percebi isto muito antes do primeiro governo do Lula. Mas usar a decepção com os governos do PT como impulso para atitudes retrógradas, é querer que a sociedade brasileira se trave.

    Os capitalistas e qualquer defensor de ideologias de direita, não são humanistas. Interpretando para a espécie humana, mas de forma distorcida, as teorias de Darwin (os “fortes” sobrevivem mais), acreditam que a elite é na verdade um conjunto de “vencedores naturais” que estão no topo por que souberam lutar pelo seu espaço. Uma tese meio “Os fins justificam os meios”.

    O que significa que para estes direitistas, o legal é essa elite estar bem. O resto que se dane. E como essa elite não está se sentindo bem com os governos petistas, ela ruge bravamente, esperando que algum dono do capital venha salvá-la.

    Muitas postagens e comentários anti-comunistas tem aparecido no Facebook, usando os governos petistas como “exemplo” de Comunismo ou Socialismo, coisa que eles nunca foram. Governos petistas tem sido claramente capitalistas, tem ouvido “conselhos” de Grandes Empresários e adotando medidas que, apesar de supostamente melhorarem as vidas dos pobres, os mantém presos nas classes sociais mais carentes, sem evoluir na escala social.

    Esse ódio a tudo que é de esquerda só deverá parar com algum tucano na presidência. Até que esse mesmo tucano possa decepcionar a todos a extrapolar as duras regras do Capitalismo, que permite que apenas alguns afortunados tenham o verdadeiro acesso ao bem estar pleno, que por lei deveria ser direito de todos os cidadãos.
    ………………………………………………………………………………………………………………………………

    O mais são bazófias, sofismas e ataques esquizofrênicos e epiléticos de figuras que vivem em permanente estado de nefelibatismo, e, portanto, preferem ignorar integramente a realidade factual, apostando na continuidade do bla bla rismo, da manipulação, da mentira e do denuncismo udenista de esgoto, como ferramenta e discurso político numa possível e remota volta ao poder do DEMOS/TUCANOS.

    Um baraço

    RFANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  15. Inácio Augusto de Almeida diz:

    11/11/2014 11h02 – Atualizado em 11/11/2014 12h47
    Em carta de demissão, Marta Suplicy faz crítica indireta à política econômica.
    Fonte: G1.
    Trecho da carta renúncia da Ministra da Cultura Marta Suplicy.
    ” Todos nós, brasileiros, desejamos, neste momento, que a senhora seja iluminada ao escolher sua nova equipe de trabalho, a começar por uma equipe econômica independente, experiente e comprovada, que resgate a confiança e credibilidade ao seu governo e que, acima de tudo, esteja comprometida com uma nova agenda de estabilidade e crescimento para o nosso país. Isto é o que hoje o Brasil, ansiosamente, aguarda e espera.”
    ATENTEM PARA O QUE ESCREVEU A AGORA SENADORA MARTA SUPLICY:
    ” que a senhora seja iluminada ao escolher sua nova equipe de trabalho, a começar por uma equipe econômica independente, experiente e comprovada, que resgate a confiança e credibilidade ao seu governo e que, acima de tudo, esteja comprometida com uma nova agenda de estabilidade e crescimento para o nosso país.”
    E a atual equipe econômica não é INDEPENDENTE?
    E a atual equipe econômica é INEXPERIENTE?
    Marta Suplicy entende ser necessário o resgaste da confiança e credibilidade ao governo Dilma. Se ela assim entende é porque acha que este governo perdeu a credibilidade e a confiança.
    Aguardem para daqui a algumas horas os fanáticos anunciarem ter Marta Suplicy sido cooptada pelo PIG.
    CADA VEZ VEJO MAIS NUVENS NEGRAS NO CÉU DA NOSSA PÁTRIA.
    FALTA DE AVISO NÃO FOI.
    ////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.