• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 07/02/2020 - 20:10h
Lei

Mossoró ganha educação bilíngue para surdos

Aprovado no plenário da Câmara Municipal de Mossoró em 26 de fevereiro de 2019, o projeto de lei que institui a criação das escolas da rede municipal de educação bilíngue para surdos em Mossoró, de autoria do vereador Petras Vinícius (DEM), foi promulgado e se tornou lei.

Petras: iniciativa inclusiva (Foto: cedida)

O projeto virou a Lei 3.767, de 31 de janeiro de 2020, e teve promulgação pela Câmara Municipal de Mossoró publicada no Jornal Oficial de Mossoró (JOM) de quarta-feira (5)

A Escola de Educação Bilíngue para Surdos (EEBS) será destinada para crianças e jovens com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções, e surdo cegueira, cujos pais do aluno optarem por esse serviço. As escolas atenderão as etapas da educação infantil e ensino fundamental.

Atendimento

Ainda segundo a nova lei, na etapa da educação infantil, as escolas da Rede Municipal de Educação Bilíngue para surdos poderão atender crianças na faixa etária de zero a cinco anos, desde que apresentem a estrutura própria para esse atendimento.

De acordo com a medida, a escola oferecerá a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua, na perspectiva da educação bilíngue.

“No modelo bilíngue, a Libras será considerada como língua de comunicação e de instrução, enquanto que a Língua Portuguesa, como segunda língua, deverá contemplar o ensino da modalidade escrita. Ficamos felizes em poder dar mais essa contribuição para a inclusão social em Mossoró”, diz Petras.

Nota do Blog – Que iniciativa bacana, meu caro Petras. Fico feliz demais que seu mandato esteja lançando luz sobre segmentos tão esquecidos de nossa sociedade. Parabéns também aos demais vereadores e ao próprio Legislativo que promulgou a matéria, depois que a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) se esquivou de sancioná-la (aprová-la).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação / Política

Comentários

  1. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Emocionada! Que trabalho maravilhoso! Deus abençoe o vereador Petras Vinícius que promove a comunicação dos que têm limitações e conseguirão ultrapassar barreiras e se alinhar aos demais num mundo que é de todos. Salve, Petras Vinícius!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.