• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 02/05/2020 - 11:32h
Vem, Covid-19

Mossoró se aglomera e tem até ‘show’ em frente à Caixa

Mossoró é um caso à parte na ‘luta’ contra o crescimento exponencial da Covid-19.

Apesar de ser uma das regiões de saúde mais preocupantes do país, com grande número de infectados e óbitos, vive flexibilização do comércio através de decreto municipal, faz vista grossa à fiscalização de normas sanitárias e não consegue organizar uma fila à porta de banco.

Na sua estrutura de saúde, a propaganda é sempre enganosa e os fatos mostram quadro caótico e à beira de tragédia.

O vídeo constante nessa postagem é deste sábado (2), à Rua Coronel Gurgel, centro da cidade. Mas ontem, inicio da noite, já existiam filas e aglomerados humanos em calçada desse banco, agência central da Caixa Econômica Federal (CEF).

Uma multidão se aglomera, se acotovela, para recebimento do “auxílio emergencial” do Governo Federal. Até apareceu um artista de rua, fazendo show para divertir a multidão. Logicamente, sem máscara.

Essa semana, a Prefeitura e a Caixa tentaram botar ordem na fila. Mas o efeito da intervenção deixa patente a incompetência.

Em outros lugares do país existem experiência exitosas, para a mesma tarefa. Veja abaixo foto do interior da Bahia, em Vitória da Conquista.

Exemplo de Vitória da Conquista é simples, baseado em bom senso, desejo de fazer certo

Várias ruas foram interditadas em torno da agência da Caixa no município baiano. Foi feita demarcação de raias para circulação e posicionamento dos beneficiários guardando distância.

Em Petrolina, Pernambuco, sistemática parecida foi adotada pela prefeitura em consórcio com a CEF. Filas eram formadas em ruas bem antecedentes ao endereço da agência, com posicionamento definido para cada uma das pessoas que faria o saque.

Petrolina é outro exemplo de iniciativa, em contraste com município de Mossoró (Reprodução BCS)

Em Mossoró

Em Mossoró, uma operação dessa natureza exigiria grande capacidade de planejamento, organização e comando. Distribuição de máscaras e água mineral, assistência preventiva com unidade médica a postos, Guarda Civil, Polícia Militar e assistentes sociais com esclarecimentos e panfletagem dariam suporte para que tudo pudesse fluir sem tumulto, sem amontoar gente e com razoável segurança sanitária.

Se a gestão municipal tentasse organizar fila com a competência que revela para dispensa de licitação e distribuir aditivos a prestadores de serviços e fornecedores, tudo estaria arrumado e resolvido. Questão de prioridade.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política / Saúde

Comentários

  1. Amorim diz:

    O País de Mossoró ainda não percebeu a 3* Guerra Mundial; onde as “bombas” são invisíveis e só não s
    Uma boa tarde a ão mais silenciosas graças a boa imprensa.
    Invisíveis mas catrastróficas.
    Uma boa tarde a todos.

  2. rocha neto diz:

    O governo, municipal, estadual e federal tem culpa desta situação, claro que tem. Mais os maiores culpados são suas equipes de auxiliares imcompetentes, “secretários e ministros”, como também presidentes dos bancos existentes em nosso país, pois era pra todos se envolverem neste momento emergencial, como ? Simplesmente obrigando o Banco Central ma baixar normas para abrir todas as agências bancárias para efetuar os pagamentos a todos estes que estao na fila sofendo fome e sede, vendo seus familiares em casa sem pão e água. Se estamos com Decreto no país em regime de guerra, que o cumpramos a risca. Os donos da lei estão engrvatados dentro de casa opinando para determinar os desmandos que estamos assitindo, na mesa de cada um, um copo de suco, água e cafezinho e o ambiente com ar refrigerado (mesmo proibido, eles ligam os aparelhos), enquanto muitos estão ao relento sem poder nem fazer suas necessidades fisiologicas. Repito, a culpa é maior oriunda de um bando de auxiliares imcompetentes, que não traçaram um plano para que ninguem vinhesse a sofrer tanto com tamanha humilhação. O órgao mais responsável neste momento é o Banco Central, Caixa Econômica, Banco do Brasil, pois se tivessem planejado uma mação conjunta com todos os demais bancos e casas lotericas esta imoralidade não estaria acontecendo. Mais quem te3m cargo comissionado, é nomeado por quelaquer governante, tem medo de opinar, mostrar o que é certo. Não só dono da razão, mais a verdade é simplesmente esta! Quem achar que estou errado que vá para o meio do sol escaldante de uma cidade como nossa ou outra qualquer, sofrer nada menos que 40ºC na sola do pé, sentindo fome e sede. Estes se não tiverem COVID19, é porque Deus Existe.

  3. MARIO diz:

    É vergonhoso ver Mossoró nessa situação! Infelizmente, ao ler essa reportagem, vimos que essa conta chegará e quem vai pagá-la mais uma vez é o pobre, induzido pelo descaso das autoridades constituídas para protegê-lo! É vergonhoso ver Mossoró nessa situação!

  4. Iran diz:

    As pessoas também tem sua parcela de culpa, pois não conseguem nem se organizar onde vemos em outros países as pessoas respeitando o distanciamento, mas o brasileiro parece que gosta de tá aglomerado um nos outros isso aí é falta de conscientização da própria população, mas é mais fácil culpar os outros

  5. Fransueldo vieira de araujo diz:

    Porventura, apenas uma feliz coincidencia, a cidade de vitoria da conquista/ba., me parece e administrada pelo partido dos trabalhadores

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.